segunda-feira, 30 de março de 2009

Bolo Pudim de Chocolate

Sempre achei este bolo apelativo ao olhar, e é de facto curioso saber que duas massas se juntam e automaticamente se invertem durante a cozedura! Porque é isso mesmo que acontece, na forma coloca-se primeiro a massa do bolo e só depois a massa do pudim, e após irem ao forno verificamos que ambas trocam de lugares por si só, fantástico e verídico! E dificuldade em preparar não tem nenhuma!

E garanto-vos que fica uma sobremesa para lá de boa! Eu já tinha feito outras duas receitas, uma postada aqui e outra aqui, mas de nenhuma gostei mesmo a sério! Esta receita de hoje então superou todas as expectativas e fez todos lamberem os beiços!

Num destes fins de semana fomos a casa dos nossos compadres e eu decidi fazer novamente para também lhes dar a provar! Mas entretanto lembrei-me que a comadre não gosta de chocolate! Então que fazer? Outra sobremesa? Nada disso, esta é boa demais para ser dispensada, sendo que apenas substituí o chocolate por duas colheres de sopa de canela em pó! Igualmente delicioso... aliás, fiquei sem conseguir decidir qual das duas maneiras a melhor!

INGREDIENTES PARA O BOLO:

150 g margarina
110 g açúcar amarelo
3 ovos
140 g farinha
1 colher sopa fermento em pó
40 g chocolate em pó [Nesquik]
1 dl leite

INGREDIENTES PARA O PUDIM:

4 ovos
1 lata leite condensado
2 medidas [lata] leite
1 colher sopa aroma baunilha
caramelo líquido q.b.

Começar por preparar o bolo, batendo a margarina amolecida com o açúcar e os ovos! Juntar a farinha e o fermento em pó, batendo sempre! Acrescentar o chocolate e, de seguida, o leite! Untar uma forma redonda, e sem chaminé, com caramelo líquido e colocar este preparado! Eu só quando fui a fazer este bolo pudim é que reparei que tenho muitas formas, mas nenhuma como a pretendida! Por isso tive de utilizar uma de chaminé! Não é grave, pois a única coisa que altera é mesmo o aspecto!

Preparar então o pudim, batendo bem os ovos com ambos os leites e o aroma de baunilha! Verter devagar e com cuidado por cima do preparado anterior! Levar ao forno em banho-maria a 180º C por uma hora! Só se deve desenformar quando estiver totalmente frio! Decorar com amêndoa triturada ou laminada!
Este Bolo Pudim já vi em vários cantinhos, mas onde o fiquei a conhecer foi no da Sarita, e bendita a hora!
Para finalizar, toco novamente no assunto da Leucopenia! Após uma elaborada pesquisa pela Internet fiquei com mais conhecimentos sobre o que é e com o que está relacionada! No entanto, e como segundas opiniões são sempre benvindas, peço a quem por aqui passe e que a tenha ou já tenha tido ou mesmo conheça alguém que tenha, se não se importar que partilhe a sua experiência comigo! Desde já o meu muito obrigado :)

16 comentários:

  1. Olá mamã e princesas :) Passei para te desejar uma óptima semana e deixar um beijinho. Já vou levar o desafio e contar os meus defeitos também eehheh
    Espero que as coisas andem mais "leves" por ai. Qualquer coisa que precises diz! Beijocas

    Ah ia esquecendo, o bolo ficou uma maravilha de certeza. Boa dica de substituir o chocolate, para quem não aprecia muito, como eu.

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou muito de pudins mas este deu-me graça por ter bolo na parte inferior :)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram óptimos os bolinhos!! Muito obrigada por te lembrares de mim para este desafio...assim que der vou fazer!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  4. Já fiz bolo pudim e fica mesmo bonito e bom. Não publiquei ainda :)
    Obrigada pelo desafio. Já respondi a algo parecido mas vamos lá ver... é sempre difícil ver as nossas características :)

    ResponderEliminar
  5. eu adoro pudisn amas por acaso nunca experimentei o bolo pudim, ainda nao calhou. este esta muito bonito.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bolo lindo, já o fiz mas com chocolate branco, bjs.

    ResponderEliminar
  7. eu quero,to com fome,ainda nao tomei cafe...

    ResponderEliminar
  8. E ficou muito bem amiga!Ainda bem que gostas-te a mim já me deixas-te com saudades deste bolinho!

    Beijokitas.

    ResponderEliminar
  9. obrigado pelo desafio. assim que puder respondo.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida, espero que estejam todos bem.
    O bolinho parece ser fantástico, já o fiz uma vez, mas tenho que experimentar a tua versão.

    Quanto ao tabuleiro para a nokas não mecher, eu utilizei na festa dos anos dos meus gemeos e também no ano novo.
    Comprei sugos, rebuçados e assim e coloquei nas três divisões, nas 4 divisões usei aqueles snacks salgados. Coloquei no centro da mesa mais encostada á parede de modo a que ela não visse o que lá estava. Como não via o que era não pedia rebuçados nem nada!!!!
    Se estivessem espalhados pela mesa ela servia-se á duzia, assim ficou a ver navios!!!! LOL

    Beijinhos para todos,

    Carla

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    As informações já estão no blog, no post. Bjs

    Afinal vivemos perto uma da outra, eu sou de Sobral Mte Agraço :)

    ResponderEliminar
  12. Olá, estou a ver que a minha filhota já andou por aqui ( não pára :) )Mas eu estou fascinada por esse pudim bolo, deve ser delicioso, vou pedir á chef cá de casa talvez ela se inspire , agora fiquei curiosa.


    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Catarina! Já há algum tempo que não te visitava e fiquei triste por saber que as coisas não vão muito bem por aí. Espero que neste momento a Beatriz já esteja melhor, e tu menos preocupada.
    Em relação à Leucopenia, o que eu te posso dizer já tu sabes: não é uma doença em si.É uma diminuição dos glóbulos brancos do sangue, que diminui a nossa capacidade de resistência às doenças (a imunidade).Pode surgir nas fases de crescimento ou após doenças causadas por vírus ou bactérias.Também pode ser causada por certos tratamentos( radiações) ou medicamentos anti-histamínicos e anti-inflamatórios.
    É recomendada uma alimentação rica em vitamina C:
    - Nos frutos frescos, nomeadamente, groselha,limão,laranja,kiwi,acerola
    ,tanjerina.
    - Nos legumes frescos, como a salsa, couve-flor, couve de Bruxelas, bróculos, pimento e maçã.
    Deve-se ter em atenção que a vitamina C é destruída pela cozedura, pelo tabaco e por alguns medicamentos como a Aspirina e a Cortizona. Portanto, é bom optar pelas saladas frescas e a fruta.
    As tuas receitas continuam a fazer sucesso na tua mesa e na de muito boa gente que por aqui passa, nas quais me incluo!Ficam os meus votos de Boa Saúde e disposição.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar