quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Creme Bicolor

Parece que agora é que veio o Verão em grande força! Será? E eu já começo a andar stressada com tanto calor! Mesmo que vista apenas um trapinho, mesmo que ande com o cabelo apanhado, mesmo que me encoste à sombra que nem um caracol... nem assim consigo deixar de sentir aquela sensação chata de estar a assar por completo! E depois fico molenga, por muito que hajam coisas para fazer eu não me apetece fazer nada! E não pode ser, eu sei!
O calor parece ter vindo para ficar! Por isso, que remédio tenho eu senão me aguentar! Mas é uma chatice! E lá vou fazendo umas refeições leves e umas sobremesas fresquinhas que é o que sabe melhor! Esta encontrei-a num livro de receitas que cá tenho e gostei tanto do aspecto que arregacei as mangas e fui logo para a cozinha! Mas depois fiquei desiludida! Não em termos de sabor, porque nesse aspecto até é agradável [um pouquito enjoativo, pronto], mas em termos de quantidades, porque tem de se utilizar logo dois pacotes de natas e dá apenas para quatro taças!

Não fiquei aborrecida nem nada, porque temos de experimentar as coisas para sabermos o que poderá dali sair! Mas é receita que provavelmente não voltará a ser repetida! Até porque há tantas outras para experimentar :)

INGREDIENTES:

40 g farinha arroz
20 g farinha maizena
200 g açúcar
4 dl natas
4 gemas
2 gotas aroma baunilha
3 dl leite
2 colheres sopa chocolate em pó
1 colher chá café solúvel
raspas chocolate q.b.

PREPARAÇÃO:

Misturar as farinhas com o açúcar [pode-se colocar um pouco menos de açúcar para não ficar tão doce]! Juntar metade das natas, as gemas e bater tudo muito bem! Aromatizar com a baunilha e reservar! À parte ferver as restantes natas com o leite, retirar do calor e adicionar, em fio, ao preparado anterior, mexendo sempre! Levar a cozer em banho-maria, até obter um creme espesso!

Retirar do lume e separar o creme em duas metades, a uma das quais se acrescenta o chocolate e o café! Mexer até ficar homogéneo! Distribuir ambos os cremes por taças, intercalados! Reservar no frigorífico e decorar com raspas de chocolate! Eu optei por decorar antes com morangos inteiros!

O creme branco é um pouco doce e o creme escuro um pouco amargo, mas ambos misturados dão colheradas de prazer :)

Ontem esteve uma noite fantástica, amena e com uma brisa suave! E, apesar de eu não gostar do Verão, adoro estas noites assim calminhas! Por isso aproveitámos a folga do maridinho para ir jantar fora, como já não fazíamos há muito tempo! À vinda para casa ainda demos um pulinho ao parque para as meninas andarem um pouco nos baloiços! E a determinada altura vejo um gato vir ter connosco, muito meigo e afável mas também muito magrito, só pele e osso!

Deu-nos muita pena ver o bichinho ali de volta de nós mas não lhe tocámos, com esta história da Gripe A todos os cuidados são poucos! Continuámos o nosso caminho para casa e ele lá veio sempre atrás de nós, até à porta do prédio! Entrámos com as meninas e então lembrei-me que tínhamos um restinho de massa com fiambre, queijo e atum! Achámos que, junto com um pouco de leite, iriam fazer as delícias daquele pobre animal que estava entregue ao seu destino!

Lá desceu o meu marido com a comida e o leite na mão, e claro que o gato ainda lá estava a aguardar! Primeiro começou a beber como se não houvesse amanhã, e depois "atirou-se" à massa! Nós da nossa janela pudemos observá-lo com prazer, pois sabíamos que tínhamos feito a boa acção do dia! E não conseguiríamos dormir descansados se assim não fosse!

Hoje de manhã levantei-me e fui fumar o meu cigarro matinal, qual não foi o meu espanto quando o vejo lá sentado, no sítio onde foi posto o prato [que já estava vazio], a aguardar religiosamente que voltássemos! O meu marido precisava de sair daí a poucas horas e eu já estava a pensar preparar mais leitinho e outro prato de comida [restos há sempre em qualquer casa]! Mas entretanto fui à janela novamente e não mais o vi! Tenho esperanças que a qualquer altura ele apareça... e nós cá estaremos à sua espera :)

13 comentários:

  1. Mamã Catarina,
    O sabor pode não ter sido (muito)bom, pode até ter rendido pouquinho.. mas o aspecto está fantástico!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. O contraste das cores e do doce-amargo deve ficar muito bem...
    Acho que vão arranjar 1 amigo de verdade, para fazer parte da família... será que estou enganada?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Aqui está um calor terrível, sabia mesmo bem uma tacinha desse doce assim bem fresca!

    ResponderEliminar
  4. Realmente leva muita coisa pra tão poucas tacinhas mas, lá que ficou belíssimo, isso ficou.
    Imagino pela descrição que também ficou saboroso.

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina!
    Apesar de tudo, a tua sobremesa está muito apetecível. Fizeste muito bem experimentar, porque enquanto não o fizesses certamente, andarias sempre com a receita na cabeça a bater como que dissesse: - Quando é que me fazes? Assim talvez te sintas mais leve e com menos calor.
    Mas isto hoje está demais...
    Também não sou muito amante do verão.
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  6. Hummm... que coisinhas deliciosas que se vêm por estes lados! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que este docinho tem muito bom aspecto...
    Bjs...

    ResponderEliminar
  8. Eu odeio o calor! As taças ficaram com um belo aspecto. Espero que o gatinho não tenha sido enxutado daí :)

    ResponderEliminar
  9. Podem até nem ter ficado muito bom mas ficou com muito bom aspecto.
    Também odeio o calor...Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. és como eu... lol
    eu também fico doente com o calor, e ainda por cima aqui, que está sempre vento, agora tem estado uma "torra".
    por isso já me apetecia uma taça do teu doce.

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina! Muito obrigado pelo selo do urso Adorei principalmente pelo teu gesto de te lembrares de mim :-). Estive de férias na praia (foi bom mas já acabou)por isso tenho estado ausente!Mas já estou de regresso!Obrigado pelos comentários no blog! Beijinhos
    Alice

    ResponderEliminar