quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Batatas Assadas à Provençal

No post anterior mostrei-vos a sobremesa que fiz neste domingo que passou, aquando da visita de um casal nosso amigo. E hoje mostro-vos o almocinho que, a meu ver, estava uma delícia e pareceu-me que os restantes à mesa também gostaram. Uma comidinha muito simples, toda ela feita no forno. Estas batatas deliciosas encontrei-as no blog da Romy e já fiz algumas vezes, são irresistíveis.
INGREDIENTES:
batatas q.b.
azeite q.b.
sal grosso q.b.
ervas de provence q.b.
PREPARAÇÃO:
Descascar as batatas e lavá-las muito bem. Depois cortar em gomos, tanto faz serem grandes ou pequenos, mas claro que quanto menores mais rapidamente cozinham. Cobrir o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal e dispor as batatas. Regar abundantemente com azeite, temperar com sal e polvilhar com as ervas. Com o auxílio das mãos [para mim o melhor instrumento na cozinha] envolver tudo muito bem, de modo a que o tempero fique distribuído igualmente por todas as batatas. Levar ao forno pré-aquecido o tempo suficiente até ficarem douradinhas, é ir espreitando.

Acompanhámos com carne de porco também feita no forno e uma salada fresquinha. Nós cá em casa tornámos-nos fans deste acompanhamento, um óptima substituição às tão habituais batatas fritas. Quanto às Ervas de Provence, e para quem não as conhece, eu compro sempre da Margão, até porque nunca encontrei de outra marca. É um pacotinho verde e está colocado junto das restantes especiarias. Para quem nunca viu, procurem que encontram de certeza :))

18 comentários:

  1. As tuas explicações são óptimas até dizes onde encontrar as ervas :-) é um serviço completo! Amanhã acho que vou exprimentar essas batatas tem um aspecto delicioso. Resto de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe quando faz carne assada aproveita o forno e faz sempre um tabuleiro com umas batatas como estas. É uma perdição! Adoro as batatas assadas em azeite.
    As vezes também faço em casa... muito de vez em quando! (http://cabecasdealhochocho.blogspot.com/2009/02/dourada-aromatica-com-conserva-de-lima.html )
    BEIJINHO

    ResponderEliminar
  3. Muito Bom :) o aspecto fala por si ;)

    Beijinhos saborosos**

    ResponderEliminar
  4. Uma proposta muito interessante! Quando tiver oportunidade vou experimentar. Obrigada pelas dicas. São muito importantes. Beijocas grandes e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. que maravilha!! esta ai um prato que me deu MTA FOME!

    ResponderEliminar
  6. Adoro batatas, só não as como cruas :)

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga!Como estás?Eu tenho andado tão ausente do mundo dos blogs,mas apareceram uns contratempos,aos poucos vou retomando a minha vida normal.
    Mas já vi que o teu blog continua cheioooo de coisas boas!Tu não páras!
    Já levo umas receitinhas comigo.
    Beijinhos grandes e tudo de bom.

    P.sAmiga já passei pelo mesmo k passas-te,a mim foi há 14 anos atrás,e a saudade continua mas tenho a certeza que estejam onde estiverem estão a olhar por nós.
    Pensa nisso.Bj.

    ResponderEliminar
  8. estas batatinhas são muito boas....beijinho grande.

    ResponderEliminar
  9. AMIGA ESTAS BATATINHAS PARECEM SER UMA DELICIA. COMO ESTÃO AS TUAS MENINAS LINDAS???E TU, MINHA LINDA?
    BEIJINHOS DO TAMANHO DO MUNDO.

    ResponderEliminar
  10. Um acompanhamento muito prático de fazer e no entanto que fica sempre bem :)

    ResponderEliminar
  11. rapido simples e mesmo a meu gosto!!;)))

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  12. olá,
    Que bela tatatinha.Muito prático e agrada sempre aos filhotes.

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Que delícia! Muito simples e um acompanhamento divino!

    ResponderEliminar
  14. catarina de facto estas batatinhas devme ser bem melhores que as batatas fritas. nao e que nao goste mas fazem tao mal que tento evitar.
    esta lindas vou guardar a receita.
    de facto os selos as vezes pregam-nso partidas de ssagradaveis.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Por acaso vai ser hoje o meu jantar... vou servi-las com almôndegas :-)
    Aqui tb adoramos :-)

    Bjokas doces***

    ResponderEliminar