sábado, 19 de outubro de 2013

Cinnamon Rolls ou Caracóis de Canela


Se vos disser que, no espaço de uma semana, fiz três vezes estes bolinhos, acreditem porque é puramente verdade. A primeira vez fiz a receio porque era a primeira vez que os fazia, apesar de já ver belíssimas fotografias a circular há anos. A segunda vez fiz porque a primeira soube a pouco. A terceira vez fiz porque as filhotas pediram para levar no lanche da escola. E eu claro, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, não nego um pedido das minhas meninas.

São deliciosamente fofos e macios, húmidos por dentro com um fantástico recheio de canela, não dá mesmo para comer só um e ficar a olhar. E fáceis, são tão fáceis. Eu tive a ajuda da minha máquina de fazer pão, que facilita em muito esta tarefa, mas quem não a tem pode utilizar a Bimby ou as mãos, são estas últimas o melhor utensílio que temos na cozinha.

INGREDIENTES PARA A MASSA:

120 ml leite
40 g manteiga
10 g fermento padeiro [ou meio cubo]
1 ovo
Extracto de baunilha q.b.
1 pitada de sal
30 g açúcar amarelo
300 g farinha T55

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

50 g manteiga
80 g açúcar amarelo
1 colher sopa canela
1 colher sopa farinha

PREPARAÇÃO:

Para a massa, colocar na máquina de fazer pão todos os ingredientes pela ordem acima descrita. A receita pede apenas 10 g de fermento mas eu, tal como a Patrícia [Coco & Baunilha], coloquei meio cubo e corre tudo na perfeição. Já experimentei tanto com açúcar amarelo como branco e ficou bom de ambas as formas. Escolher o programa Massa e deixar a trabalhar.

Terminado o programa, retirar a massa sobre uma superfície enfarinhada amassando ligeiramente apenas para retirar o ar, e estender com o rolo da massa. Numa taça misturar o açúcar com a canela e a farinha, tentando desfazer todos os grãos do açúcar com uma colher. Pincelar a massa com a manteiga derretida e logo de seguida polvilhar com o preparado da canela, cobrindo toda a superfície.

Enrolar, cortar em 9 partes iguais e colocar num tabuleiro, já previamente forrado com papel vegetal. Cada rolo deverá ser colocado com o corte virado para cima. Deixar levedar 20 minutos, pincelar com gema de ovo ou leite [eu escolhi a segunda opção] e depois levar ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 25 a 30 minutos [deverão fazer o teste do palito].

Poderão cobri-los com um preparado de queijo-creme ou saboreá-los mesmo assim. O creme ainda não experimentei, ficará para uma próxima vez.




Fonte: Coco & Baunilha

4 comentários:

  1. Olá Catarina,adoro cinnamon rolls.São mesmo viciantes!
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Ficaram irresistíveis...fiquei com vontade de repetir a dose :)
    Fico contente por terem gostado!
    Obrigada!
    Bjinho doce

    ResponderEliminar
  3. Ficaram uma tentação!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar