quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Queques



O final do mês de Dezembro e o início do mês de Janeiro são sempre bastante atribulados. É Natal e Passagem de Ano, depois o meu Aniversário e quase logo de seguida o da filhota pequenina. A festinha dela será neste domingo, aproveito que calha no próprio dia de anos.
A lista de doces e salgados a fazer está praticamente finalizada, basta fazer uns acertos. Depois é só comprar os ingredientes e materiais que faltam, que ainda são alguns, e ainda a pasta de açúcar para decorar o bolo. Se tudo correr como eu estou a idealizar, há-de ficar engraçado.
Aproveito para agradecer a vossa preocupação com o caso da minha irmã. Felizmente já está em casa com o pequenino nos braços, agora já ninguém lho tira. E, se tudo correr bem, neste sábado vou finalmente conhecê-lo e tirar as saudades que tenho da minha irmã. Conto os dias e as horas...

Esta receita despertou a minha curiosidade por levar leite condensado em substituição do açúcar, resultando nuns queques muito bons e fofinhos, com um delicioso sabor a limão.
INGREDIENTES:
3 ovos
1 lata leite condensado
200 g farinha
1 colher chá fermento em pó
2 limões [raspa]
100 g manteiga
PREPARAÇÃO:
Começar por misturar os ovos com o leite condensado. Juntar depois a farinha, o fermento e a raspa dos limões. Envolver tudo, de forma a obter uma massa homogénea. Adicionar a manteiga derretida e voltar a envolver. Verter o preparado em formas de silicone, de papel frisado ou em formas de alumínio previamente untadas e polvilhadas. Basta encher com massa até 3/4 das formas. Deixar repousar por 10 minutos e levar depois ao forno a 240º C por 10 minutos. Cumprir o tempo de cozedura para que fiquem fofinhos.
Utilizei apenas um limão pois pareceu-me suficiente. Óptimos para os lanches das crianças.


Fonte: Sónia Meirinho Cooking Blog

14 comentários:

  1. olá linda!! fico feliz por te ver por aqui!! tambem ja notei que nao vens com tanta frequencia, mas as vezes é assim! não ha tempo para tudo e algo tem de ficar de lado!! fico muito contente por te terem corrido bem as madalenas. de facto provei na altura e apaixonei-me pelo sabor suave delas! quanto à festa da tua filhota, nao te esqueças de fotografar tudo e de nos mostrares!! eu tambem faço anos no sabado mas vou fazer uma coisa simples com familia. beijocas enormes e tem um excelente dia

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas! devem ser deliciosas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Amiga, gostei de saber que a tua irmã já está em casa com o seu rebento. FELICIDADES.
    Em elação aos bolinhos podes me mandar meia duzia para o meu lanche. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Os bolinhos ficaram lindos. Agora só falta o cafezinho eheheh

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Como eu te entendo!!!Ve se nao te stresas demasiado amiga... quando estiveres com um tempinho dá sinal :))
    Beijinhos a voces e á tua mana.
    Tina

    ResponderEliminar
  6. Oh minha linda a vida é mesmo assim, uma correria... o tempo nunca dá pra fazer nada!.. eu que o diga..
    Que esteja tudo bem é o mais importante! :D
    Qto as madalenas estão lindas e de igual modo deliciosas :D
    Beijinhos doces**

    ResponderEliminar
  7. Oh minha linda o tempo n dá para nada e eu q o diga! :S
    Andamos sempre a correr...
    Se está tudo bem é uma óptima noticia amiga :D é o mais importante!
    Qt as madalenas estão um mimo... óptimass!
    Beijinhos doces**

    ResponderEliminar
  8. Olá, adorei o teu blog, quando poderes faz uma visitinha no meu

    coisasgirasdananda.blogspot.com

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, ri-me a ler o teu post. Não, não és a unica que não teve tempo de fazer fotos da seia de natal, eu tambem não tive lololol Preocupei-me mais em ter uma bela mesa, e desfrutar do dia, e fotos ... nem vê-las lolol.

    ResponderEliminar
  10. Olá andava à procura de umas receitas de entrecosto e cheguei aqui...adorei o seu blog é fantástico. Já sou seguidora e passarei por aqui de vez em quando.

    Quanto às madalenas, ficaram fantásticas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que queques ficaram muito fofinhos, são óptimos para um lanche.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. olá mama catarina, temos andado desaparecidas, mas fico contente que agora esteja tudo bem.
    estes teus queques devem estar uma delicia.
    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. pola catarina
    e verdade tenho saudades desses teus posts.
    mas a vida e assim nem sempre nos da tmpo e eu tenho tido bastanta falta dele.
    enquanto tive de ferais nao cvi,m quase aos blogs agora e um sem fim de post a ver:-)
    ainda bem que a mana esta bem.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Ola,gostei muito do teu cantinho e ja sou tua seguidora...,não és a unica a não tirar fotos á mesa das festas,eu no ano novo tambem não tirei,é a cozinha,é a azafama de receber as pessoas e dar atençao que nem quis preocupar me com isso,bjs e vou aparecer sempre por aqui,bjs

    ResponderEliminar