quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Entrecosto na Frigideira


Antes de mais quero agradecer por todos os votos de Natal, Passagem de Ano e Aniversário que me enviaram... quer através de comentários, emails ou mesmo mensagens no telemóvel. De muitas pessoas já esperava umas palavras de carinho, de outras nem tanto e por isso surpreenderam-me pela positiva. O Natal e a Passagem de Ano passaram-se muito bem, em boa companhia e sempre com muita brincadeira e alegria à mistura. O meu aniversário também foi do mais simples possível. Quando o marido e as filhotas fazem anos gosto de me dedicar totalmente e fazer-lhes tantos mimos quanto eles têm direito, mas para mim não ligo a nada disso e, só o facto de determinadas pessoas se lembrarem de mim nesse dia, já é suficiente.
Mas claro que o meu marido não deixou este dia passar em branco. Fez para o jantar a minha comida favorita, tratou da sobremesa e ainda comprou um bolo para cantar os Parabéns. Coisas simples mas que marcam a diferença.

Poderia ter passado um dia mais feliz se a minha irmã já tivesse saído da Maternidade com o seu bebé e todos os problemas tivessem desaparecido. Mas tenho torcido muito deste lado para que tudo melhore, para que "hoje seja o dia", e tenho andado aflita e ansiosa à espera de melhores notícias. Sinceramente, a minha irmã não merece aquilo por que está a passar. Eu não a vejo ainda como uma mulher, mas sim como a minha irmã pequenina e que, quando não tem a mãe a proteger, lá estão as irmãs para o fazer. Reguila como só ela, em pequena fazia as asneiras e depois culpava as irmãs. Era o nosso "esqueleto vaidoso", e hoje não a conseguimos proteger da angústia, ou sequer ajudar. Vou continuar com a esperança de que nas próximas horas uma boa notícia ainda esteja para vir.

Passando à receita, é bastante simples. Entrecosto é carne que eu gosto bastante e tenho preferência por pedaços pequenos, como e como até ficarem só os ossos. As filhotas também apreciam, mas o marido dispensa. Para cozinhar esta carne existem muitas maneiras, por isso é ao gosto de cada um. Desta vez escolhi a frigideira, menos saudável mas volta e meia também sabem bem estes pratos mais calóricos.

INGREDIENTES:

Entrecosto q.b.
Óleo q.b.
Margarina q.b.
Sal q.b.
Dentes de alho q.b.
Louro q.b.
Vinho branco q.b.

PREPARAÇÃO:

Numa frigideira colocar um pouco de óleo e um pouco de margarina, esta última vai ajudar a que o óleo não queime, por isso deverá ser "fifty fifty". Dispor o entrecosto e temperar com o sal. Espalhar os alhos descascados e esmagados e o louro pela frigideira e deixar cozinhar em lume médio. Ir virando os pedaços de carne para fritar uniformemente e, minutos antes de desligar o lume, regar com um pouco de vinho branco.

Amanhã as minhas meninas [7 e 2 anos] vão levar a vacina da gripe A. Se por um lado me sinto aliviada e acho que estou a tomar a atitude certa, por outro estou um pouco apreensiva. Já sei que pode dar alguma febre ou mesmo dor local, mas o que me assusta são outras consequências piores. Vocês já deram esta vacina aos vossos filhotes? Como correu? Contem-me as vossas experiências para ver se alivio um pouco.


19 comentários:

  1. Minha linda!! Antes de mais quero dizer que és uma pessoa excelente e super querida ( deve ser por seres capricornio.hihi). tens uma familia linda e duas princesas que sao umas borboletas!! mereces todos os miminhos e carinhos que eles te dao!! espero que a situação da tua maninha se resolva da melhor forma possivel!! queremos ver os nossos bem não é mesmo?? quanto à receitinha, sabes bem que tambem adoro roer do osso... e esses bocadinhos devem ter ficado uma maravilha mesmo!! adorei.
    um beijinho enorme para ti!!!! fica bem***

    ResponderEliminar
  2. Mas que lindo entrecosto tu mostras!
    Ficou mesmo muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Olá, ainda bem que tudo correu bem, adoro entrecosto, este está uma delicia.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Que bom que correu td bem!!!
    este estrecosto está dvinal!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Querida Catarina, desejo que tudo se recomponha rapidamente. Sei que nestas alturas o tempo demora a passar, mas vai ser isso mesmo, só uma questão de tempo!
    Muita força! Para depois receberem esse menino Jesus com todo o amor e carinho que tem para dar!
    Vai dando noticias...
    Muitos beijinhos!
    Fico a torcer por todos vós!

    ResponderEliminar
  6. He pá, não posso deixar de dizer que este entrecosto está lourinho como eu gosto! As frituras fazem mal, mas sabem tão bem!
    Bj.

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmmmmmmm
    Amei...
    Uma dose por favor...
    Jinhos fofos e Bom ANo

    ResponderEliminar
  8. Excelente aspecto amiga :)
    A esta hora já comia :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. OIOI!! O TERMO MISE EN PLACE SIGNIFICA COLOCAR TODOS OS INGREDIENTES E UTENSILIOS NA BANCADA ANTES DE COMEÇAR A FAZER A RECEITA, PARA EVITAR ERROS! É UM TERMO QUE O CHEF ENSINOU E USA NAS RECEITAS! COMO EU COPIO O QUE ELE ESCREVEU COLOCO TUDINHO!! BEIJOCAS FOFAS

    ResponderEliminar
  10. Ola amiga...
    Antes demais os meus parabens super atrasados.... DEsculpa, nao ter dado antes o s parabens.... Mas como mais vale tarde que nunca aqui vai um grito:

    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSS AMIGA

    quero dizer te que tens uma familia linda e maravilhosa.... Pois eles sabem te dar muito valor....
    E receber miminhos das pessoas que mais amamos sabe tão bem nao é?

    Vais ver que logo logo vais conseguir ir visitar a tua irmã e conhecer o teu sobrinho....


    Beijinhos e um bom ano 2010
    Liliana

    ResponderEliminar
  11. Catarina, já tens boas noticias? Espero que sim. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Desejo que tudo esteja a correr melhor, neste momento e que a tua Mana e o Bébé estejam bem. O que me chamou a atenção foi a vacina da gripe. Se não a deste às tuas Meninas não dês sem te informares melhor porque é uma vacina que não está suficientemente testada e é uma grande negociata internacional. Se quiseres saber mais manda-me um mail.
    Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    antes de mais espero que as boas notícias da mana e do sobrinho cheguem rapidamente, e logo logo o possas conhecer.
    Quanto à vacina, não dei à Beatriz. Por vários motivos, entre os quais o facto de ela estar em casa e não no infantário, e também porque me parece que gravidade da doença em si é exagerada pelos meios de comunicação social. Se ela tivesse algum problema que a colocasse num grupo de risco daria concerteza. Mas sendo ela uma bebé saudável não vou dar. Posso dizer-te da experiência do meu pai e irmão (ambos em grupos de risco) que já levaram e correu tudo bem.

    O entrecosto deve ter ficado uma maravilha! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Estás a ver!?! Agora é que é só amor lá em casa! O bebé também já fica com o leitinho, não é? Senão não estava em casa...
    Fico muito contente, mesmo!
    A tua mãe, também já está fixe?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. linda nao sei o que se passa com o teu sobrinho mas como ja passaram uns dias espero que ele ja estehja bem melhor.
    este pratinho esta bem bom eu tambem lamberia os dedinhos hehe
    quanto a vacina eu pensei em levar por pertencer a um grupo de risco mas desisti.
    pelo menos por agora...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá linda!!
    Bom dia!! Obrigada pelos teus sempre agradaveis comentarios. e podes colocar as questoes que quiseres... estas 100% à vontade e sempre que puder ajudo!! não fui eu que fiz este pao de ló mas julgo que a manteiga é apenas para barrar o papel vegetal. O pão de lo nem costuma levar isso. Um beijinho muito grande e tem uma excelente semana!! Beijokas

    ResponderEliminar
  17. O teu entrecosta parece tr ficado uma delica. Em relação à tua irmã espero que brevemente tudo passe e fique tudo bem. E relação à vacina...bem ainda não dei ao Tiago, nem sei se darei...ainda não me decidi. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina:
    Sei que tens andado preocupada com a tua irmã e o teu sobrinho, não sei o que se passa mas espero que corra tudo bem, quando puderes dá notícias! Apesar de não te conhecer pessoalmente, fica uma amizade e nós preocupamo-nos :-)
    Bjcas
    Alice

    ResponderEliminar
  19. Olá minha linda, já algum tempinho q n te visitava... pois ultimamente tens só postado ao fim de semana e eu nessa altura descanso! ehehehehehheheh
    Parabéns atrasados... Tb desejo-te tudo de bom e tb para a tua irmã...que corra tudo pelo melhor!
    Qt ao entrecosto gradou-me bastante! adoro**
    Beijinhos doces de uma óptima semana**

    ResponderEliminar