sábado, 28 de setembro de 2013

Diamantes de Baunilha



Cá em casa ganhou-se um hábito que eu gosto muito e já não prescindo, fazer bolachinhas ao fim de semana com as minhas pequenas ajudantes. Daqui a um ano ou dois também o meu pequeno príncipe irá meter a mão na massa e ajudar, e eu já estou ansiosa para ver.

A cozinha depois fica uma lástima, é verdade. Farinha por todos os lados, loiça e formas para lavar, crianças com restos de massa nas mãos. Mas os sorrisos de orelha a orelha e o empenho com que elas utilizam os cortadores, a ansiedade estampada nos seus rostos quando me vêm a montar o estaminé ou até mesmo quando se deliciam com as primeiras bolachas ainda mornas, tudo justifica os cerca de 30 minutos que depois levo a limpar e arrumar.

Inicialmente fazíamos só uma receita mas, como somos todos devoradores de bolachas e as latas em cerca de dois dias ficavam vazias, agora fazemos duas receitas. Até o pequenino come e, para mim como mãe, é um prazer e orgulho vê-lo deliciar-se e pedir por mais e mais.


Quanto a estas bolachas são crocantes, verdadeiramente viciantes e muito boas. E brilhantes devido ao açúcar em seu redor, penso que venha daí o nome "Diamantes". Para enrolar as bolachas optei por utilizar Açúcar Mascavado, dando-lhes um sabor e consistência fabulosos.

INGREDIENTES:

150 g manteiga meio sal [à temperatura ambiente]
100 g açúcar
1 vagem de baunilha [usei cerca de 5 gotas de Essência]
2 gemas
250 g farinha
Açúcar mascavado q.b.

PREPARAÇÃO:

Misturar a manteiga com o açúcar, a baunilha e 1 gema de ovo, envolvendo bem com a colher de pau ou com as mãos, se necessário. Juntar a farinha e voltar a envolver. Formar uma bola, dividir em duas partes iguais e transformar cada porção num rolo, que deverá ser enrolado em película aderente e depois colocado no frigorífico cerca de 30 minutos, para que possa endurecer.

Pincelar os rolos com a restante gema de ovo batida e envolver no açúcar mascavado, que poderá estar espalhado na bancada para ser mais fácil pois só será necessário rolar a massa para a frente e para trás. Cortar fatias com cerca de 5 mm, dispor num tabuleiro [previamente forrado com uma folha de papel vegetal] e levar ao forno pré-aquecido a 180º C, cerca de 12 a 15 minutos.

Logo que as bolachas estejam douradas devem ser retiradas do forno e colocadas em cima de qualquer superfície para arrefecer.



Esta é a Essência de Baunilha que costumo utilizar. Em tempos tive um frasco maior que me tinha saído mais barato, mas quando o utilizava em alguma receita nem se notava o aroma. Se a receita pedisse apenas umas gotinhas eu tinha de utilizar uma colher de sopa, se pretendia que fizesse algum efeito. Até que um dia optei por comprar este mini frasco numa dessas lojas de decoração de bolos. O preço foi um pouco mais elevado mas finalmente nos meus bolos e restantes doces destaca-se o maravilhoso aroma da Baunilha. Prova de que a qualidade também se paga.

Fonte: Coco & Baunilha

6 comentários:

  1. Que bolachas com uma aspecto lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que lindas estão essas bolachas, tão gulosas!

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina!
    São uma tentação as tuas bolacinhas, lindas, gulosas e até fáceis de fazer.É uma alegria preparar bolinhos e bolachas com crianças, quando as minhas netas eram mais pequenas também queriam ajudar, principalmente sujar as mãos.Vou levar comigo a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina

    Que aspeto delicioso :-) Uma tentção para os olhos... e para a boca!

    Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar