domingo, 22 de setembro de 2013

Batatas em Camadas


Por vezes acontece comigo aquilo que acredito que aconteça também nas outras casas, fico com a sensação que os acompanhamentos são sempre os mesmos. Ora arroz disto ou daquilo, ora massa neste formato ou naquele, batatas fritas ou cozidas... quando a inspiração falta ainda pior.

Então lembrei-me que um dia tinha visto uma receita com batatas algures no meu monte de livros e que me tinha interessado, restava agora saber em qual dos livros estava. Tarefa difícil a de procurar e, já quase a desistir, acabei por encontrar.

A fotografia muito apelativa, ao contrário das minhas que não mostram a delícia que fica esta variação da batata, fez-me ficar rendida à combinação de ingredientes e acabei por me surpreender positivamente. Assim, com este acompanhamento que sabe tão bem saborear ainda quente, dou as boas vindas ao Outono que nos brinda hoje.

Adoro o Outono e, sabendo que se está a aproximar, um misto de alegria / nostalgia apodera-se de mim. Gosto das folhas de várias cores que teimam em cair e cobrir as nossas ruas, gosto da necessidade de vestir roupas quentes e aconchegantes ou pantufas ou de colocar mais cobertores na cama, gosto de ir pela rua e sentir o agradável cheiro de castanhas a assarem, gosto de observar tempestades da janela da minha casa e ouvir a chuva a cair lá fora, gosto de ter pretextos para utilizar o forno, ... Para mim, tudo é maravilhoso no Outono, a minha estação do ano favorita.

INGREDIENTES:

2 cebolas
2 colheres sopa margarina
1 colher café tomilho
8 batatas grandes
4 dl natas
Sal e noz-moscada q.b.

PREPARAÇÃO:

Ligar o forno para que esteja bem quente na hora de cozer. Numa frigideira alourar as cebolas em rodelas na margarina e polvilhar com o tomilho, em lume brando e cerca de 5 minutos. Descascar as batatas, lavar e cortar em rodelas finas.

Num recipiente untado com margarina dispor uma camada de batatas, polvilhar com sal fino e uns pózinhos de noz-moscada, dispor uma camada de cebola, regar com um pouco de natas e voltar a repetir o processo, sendo que a última camada deverá ser de batata.

Tapar com uma folha de papel de alumínio e levar ao forno entre 40 e 60 minutos em temperatura bastante alta, para que as batatas amoleçam. Findo esse tempo deve-se destapar e deixar mais alguns minutos, para que ganhem cor. Servir de seguida, mas com cuidado para não se queimarem.


4 comentários:

  1. Olá! Gostei muito desta ideia, é como dizes, quando fazemos sempre o mesmo, esta é uma ótima ideia! Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Essa refeição está magnifica e tão cremosa :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina :)

    Também gosto do Outono com tudo de bom que ele nos traz e também gosto de variar os acompanhamentos dos mais variados pratos pelo que achei esta sua sugestão excelente ! :)
    As cores estão lindas, acho que a foto ficou muito bem, ao contrário do que diz ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar