domingo, 15 de setembro de 2013

Arroz Doce com Leite Condensado



O melhor que já fiz até hoje. Quem me conhece ou quem já se dedicou a ler alguns posts deste blog, saberá que durante alguns anos me deparei com dificuldade em fazer e acertar um bom Arroz Doce. Quando apanhei o jeito já não havia nada a enganar, um ou outro ingrediente que varia consoante a receita, mas no fundo todas têm a mesma base.

Para mim destaca-se o facto de utilizar sempre açúcar amarelo porque faz diferença tanto no sabor como na cor. E a primeira taça é sempre servida morna, que é como esta sobremesa sabe melhor a todos cá em casa. Não há estação do ano onde se possa enquadrar melhor do que noutra, talvez por isso seja a sobremesa mais repetida cá em casa porque, seja em que altura for, sabe sempre bem. E claro, na mesa de Natal nunca falta.

Haverão com certeza muitos a questionar-se se com Leite Condensado não ficará muito doce, eu própria também pensei isso. A verdade é que não, fica maravilhosamente cremoso e docinho como se quer. Experimentem e depois digam-me o que acharam porque, para mim, arrebatou todas as receitas de Arroz Doce que tenha feito até então.



INGREDIENTES:

1 l água
1 pitada sal
1 casca de limão
1 pau de canela
1 l leite
120 g açúcar
300 g arroz carolino
5 gemas
1 lata leite condensado
Canela em pó q.b.

PREPARAÇÃO:

Levar ao lume um tacho com a água e o sal, a casca de limão e o pau de canela. Deverá levantar fervura, em lume médio, enquanto à parte se deverá ferver o leite com o açúcar, devendo colocar no seu interior uma colher de pau para que o leite não transborde.

Na água já fervida acrescentar o arroz, mexendo de vez em quando. Conforme a água for evaporando deverá adicionar-se o leite, pouco a pouco. Numa tigela à parte bater as gemas com o leite condensado. Tirar do lume o tacho com o arroz, remover a casca de limão e o pau de canela e juntar o preparado das gemas.

Não será necessário levar novamente ao lume, podendo distribuir-se de imediato num pirex ou em várias taças. No momento de servir poderá polvilhar-se com canela em pó a gosto.


4 comentários:

  1. Já fiz arroz doce com leite condensado e gostei imenso do sabor e da textura cremosa! Esse arroz doce está mesmo como eu gosto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei com leite condensado mas deve ficar delicioso

    ResponderEliminar