sábado, 7 de setembro de 2013

Empada de Frango


Estava eu entretida na cozinha a fazer esta Empada, que veio a revelar-se maravilhosa, quando entra a Beatriz e, espantada a olhar para a flor no topo, exclamou "Uau mãe, és uma óptima cozinhadora". E são elogios destes dos nossos pequenos que nos incentivam a continuar e nos fazem acreditar que todo o empenho vale a pena.

Eu tenho um outro blog que não está aberto ao público, que é o meu livro de rascunhos com todas as receitas que fui recolhendo pela Internet e que pretendo colocar em prática um dia. Estão lá dezenas delas a aguardar pela sua vez, e é lá que muitas vezes vou buscar ideias quando a inspiração me falta. Foi o caso desta Empada de Frango, que me ajudou na necessidade de aproveitar uns restos de frango urgentemente.

Quem diz frango diz também outro tipo de carne, seja "nova" ou que esteja a sobrar. Eu não untei a forma pois já sei que a massa folhada raramente pega. Na pressa de ter tudo feito esqueci-me completamente de inserir os ovos, mas a verdade é que não se notou nada que estava a faltar algo.


 INGREDIENTES:

2 placas massa folhada
350 g frango cozinhado
1 cebola
2 dentes alho
1 cenoura
Azeite q.b.
100 ml vinho branco
1 colher sopa molho de soja
Sal e noz-moscada q.b.
2 gemas de ovo
1 ovo para pincelar

PREPARAÇÃO:

Fazer um refogado com a cebola e o alho picados, a cenoura ralada e o azeite. Juntar o frango desfiado, o vinho e o molho de soja [este último dispensei] e temperar a gosto. Eu juntei ainda umas salsichas em rodelas, uma vez que o frango de que dispunha não chegava às 350 g necessárias.

Juntar as gemas batidas em fio e cozinhar por 2 ou 3 minutos. Deixar arrefecer enquanto se estende a massa folhada. Numa forma de aro amovível, ou anti-aderente como foi o meu caso, dispor uma placa de massa, colocar o recheio já frio e cobrir com a outra placa. Dobrar as pontas, brincar um pouco a criar efeitos e, finalmente, pincelar com ovo batido. Levar ao forno pré-aquecido a 180º C, o tempo suficiente até a Empada estar cozinhada e dourada a gosto.



Fonte: Mesa Para 4

4 comentários:

  1. Que aspecto fabuloso amiga! Só podia, vindo dessas mãos! :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,ficou mesmo linda decorada assim e não duvido de como ficou uma delicia!
    bjns

    ResponderEliminar
  3. A Beatriz tem razão, é uma "óptima cozinhadora" :)
    Gosto imenso das sugestões que apresenta no seu blog!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bonita que ficou, adorei a decoração por cima!

    ResponderEliminar