sábado, 3 de janeiro de 2009

Pão Rápido de Chouriço


Recebi a MFP pelo Natal. Confesso que a princípio estava com algum receio de a estrear, talvez devido a alguns testemunhos que já tinha lido aqui e ali, relatando que na primeira vez não corre assim tão bem. Ora o pão não sai nas melhores condições e está rijo que nem tijolo, ora não cresce o suficiente, ora a máquina deita fumo, enfim. Optei por pedir uns conselhos à Ameixinha que foi impecável e bastante rápida em esclarecer-me as questões que eu tinha, obrigada.

Como primeira experiência escolhi fazer o Pão Branco, cuja receita vem no livro da máquina. Correu tudo muito bem e a máquina portou-se lindamente, o único senão foi mesmo a côdea ter ficado rija mas tudo bem, o interior era saboroso e comeu-se todo.

Ontem, e novamente em conversa com a Ameixinha, decidi copiar do seu blog esta receita que partilho hoje e em altura alguma me arrependi, tanto que já repeti esta maravilha no espaço de dois dias.

INGREDIENTES:

340 ml água
2 colheres sopa gordura
20 g fermento padeiro fresco
2 colheres sopa açúcar
2 colheres chá sal
600 g farinha Tipo 55
3 chouriços corrente em rodelas
PREPARAÇÃO:

Começar por aquecer um pouco a água, de modo a ficar apenas morna e nunca quente, e na mesma dissolver o fermento. Verter na cuba, seguindo-se a gordura [usei óleo, mas numa próxima vez hei-de experimentar o azeite, até porque é mais saudável e mais saboroso] e os restantes ingredientes pela ordem descrita.


Segui o conselho da Ameixinha e, em vez de tirar a massa a meio do programa e no meio desta colocar o chouriço manualmente, optei por colocá-lo desde início e a própria pá se encarregou de triturá-lo, ficando misturado uniformemente pelo pão. Eu utilizei apenas 1 chouriço pensando que seria o suficiente, no entanto confirmo que o ideal são mesmo os três indicados, para que o seu sabor possa estar mais acentuado.

Colocar a cuba na MFP e escolher o programa Ultra-rápido II cor Média. Ao fim de 59 minutos temos o pão pronto e um delicioso cheiro espalhado pela casa. Desta vez a côdea não ficou nada rija, e ainda quentinho foi distribuído por toda a gente, restando apenas umas migalhas. Excelente pão!!


Fonte: Canela Moída

14 comentários:

  1. Ficou lindo!
    Sabes que ando numa de experiências "MFPzianas", e vim ao sabor deste pão de chouriço...
    Já anotei a recita, logo que o faça (se ficar bonito) posto-o e aviso-te!
    Feliz 2009! :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro o pão com chouriço, ficou excelente o teu, bom fim de semana, bjs.Ah, já me esquecia parabéns pela bela prenda.

    ResponderEliminar
  3. Este pão é viciante quando está quentinho :)
    Mais uma vez, muitos parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. hehe estes maridos que não sabem ou quase ...guardar um segredo...que belo presente, goza-o bem...um bom ano com muitos pães lindos como este...

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, muitos parabéns querida Catarina! Muitas felicidades e feliz 2009 para si e para a sua família. Desejo-lhe um ano cheio de saúde, amor e paz.

    O pão ficou com um óptimo aspecto!!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo aniversário e pela máquina de pão. Vais ver que a partir de agora vai ser um vício e vais melhorando cada vez mais a qualidade do pão. Beijinhos e bons pães!!

    ResponderEliminar
  7. Realmente este pão é mesmo bom. Passa pelo Pão, Bolos e Cia. e lê as dicas para MFP e outras receitas.
    Parabéns e Bom Ano.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ainda que atrasados :)
    Que pão delicioso que deve ser esse. Óptima estreia para a prenda de natal tão desejada. :)
    Obg pela vista lá no cantinho. A Beatriz tá a gostar do quentinho ainda, porque não dá sinais de querer sair tão cedo :) O tempo termina daqui a uma semana, vamos ver se ela se decide ou precisa de um empurrãozinho ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. A máquina é uma maravilha ,é óptimo comer o pãozinho acabado de fazer :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Amiga recebeste uma prendinha igualzinha à minha que também me foi dada pelo meu homem... :)
    É uma maravilha não é, podermos fazer o nosso próprio pãozinho à hora que quisermos? Eu estou encantada com a minha! EH EH...
    Bjcas!

    ResponderEliminar
  11. olá mamã, adorei seu cantinho, é lindo e delicioso, de uma passadinha no meu...
    um abraço

    ResponderEliminar
  12. Receitinhas de pão agora não te vão faltar. Eu fiz imensas no início, mas agora ando mais calma... é que depois a balança vingava-se de mim :(

    Beijinhos e um bom ano!

    ResponderEliminar
  13. olá Catarina, mas que rico pãozinho...
    em relação à tua pergunta sobre os hamburguers, eu coloquei-os no pirex já meio descongelados.
    Acho que se os puseres congelados terá que levar mais tempo no forno.

    ResponderEliminar
  14. Nesta receita o modo de colocação do fermento é diferente das regras habituais de confeccionar o Pão.Geralmente primeiro colocam-se os líquidos, depois os sólidos e só no fim é que se põe o fermento, sem que toque no açúcar. Mas lá que ficou um espectáculo, ficou! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar