sábado, 5 de outubro de 2013

Farturinhas



Estamos em Outubro e, para nós cá em casa este é "o mês da feira". É quando se realiza a Feira Anual de Artesanato em Vila Franca de Xira, pertíssimo de onde moramos. Gostamos de lá dar um pulinho e ver as várias tendas onde se vende de tudo um pouco... roupas e calçado, utensílios de cozinha, mobiliário, artigos de música entre outras coisas e as tão procuradas barraquinhas dos artesãos. Eu perco-me, pois claro, na banca de coisas para a cozinha e consigo encontrar de tudo um pouco, até mesmo colheres de pau e tachos gigantes destinados a fazer comida em doses industriais.

Há ainda as esperas e largadas de toiros para quem gosta de ver e sentir a adrenalina. As minhas meninas anseiam a cada minuto que cheguemos ao fundo da feira, que é onde estão os carrocéis e demais diversões. Normalmente preferem lambuzar-se com algodão doce ou porras bem carregadas de chocolate, mas há também as vezes em que preferem uma simples fartura ou churro.

Vejam o programa e apareçam, porque vale a pena.

E foi a lembrar a feira que há umas semanas atrás fiz estas Farturinhas que, não sendo iguais às originais, são igualmente boas. Fiz em dois formatos, como podem ver em cima e em baixo, e preferimos as redondas pois tornam-se mais fofas.


INGREDIENTES:

2,5 dl água
1/2 limão [casca]
100 g manteiga
1 pitada de sal
150 g farinha
4 ovos
Óleo q.b.
Açúcar e canela em pó q.b.


PREPARAÇÃO:

Colocar um tacho ao lume com a água, a casca de limão, a manteiga e o sal. Quando estiver a ferver juntar a farinha e mexer ao mesmo tempo, até que a massa se despegue do fundo do tacho. Retirar do lume, eliminar as cascas de limão e deixar amornar.

Passados alguns minutos adicionar os ovos, um a um, envolvendo bem. Passar a massa para um saco de pasteleiro munido de boquilha frisada. Formar tiras de massa e fritar em óleo bem quente. Retirar com uma escumadeira e escorrer sobre papel absorvente.

Envolver numa mistura de açúcar e canela e degustar, ainda mornas.

4 comentários:

  1. Que maravilha! Por aqui (Tomar) temos em breve a Feira de Santa Iria (de 18 a 27 de Outubro).
    Enquanto espero levo algumas farturitas das tuas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem comi uma...mas depois vem logo a minha amiga azia :(
    Mesmo assim não consigo resistir :/
    Essas estão perfeitas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro, mas nunca experimentei fazer em casa!

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina,que farturinhas deliciosas!Posso roubar-te uma ;)
    Ainda não arranjaste as páginas no blog?Se precisares de ajuda é só dizer! ;)
    bjns

    ResponderEliminar