sábado, 12 de julho de 2008

Bolo Colchão de Noiva - Versão Chocolate

Tal como já aqui disse, na festa da minha filha fiz o Bolo Colchão de Noiva recheado e coberto de chantilly e pedaços de ananás para cantar os Parabéns. O marido foi o único a não comer sequer uma fatia, por não gostar de chantilly. Foi pena, porque o bolo estava delicioso.

No entanto, e para que também ele pudesse provar este bolo magnífico e conhecer a sua textura, decidi fazer o mesmo bolo num outro dia. E porque não com chocolate, já que ele gosta tanto?

INGREDIENTES PARA O BOLO:

6 ovos
250 g açúcar
1 colher sopa farinha
100 g fécula de batata
1 colher chá fermento em pó
sumo meio limão

PREPARAÇÃO DO BOLO:

Começar por bater as claras em castelo firme e nelas misturar o açúcar e a farinha, muito delicadamente e sem bater. Depois de bem mexido, juntar as gemas, a fécula de batata, o fermento e o sumo de limão. Levar ao forno médio numa forma enfarinhada e untada com margarina, entre 30 a 40 minutos.
Desenformei o bolo ainda morno e abri ao meio. Deixei a repousar por alguns minutos enquanto preparava a calda de chocolate.

INGREDIENTES PARA A COBERTURA DE CHOCOLATE:

100 g manteiga
200 g açúcar
100 g chocolate em pó
1 dl leite

PREPARAÇÃO DA COBERTURA DE CHOCOLATE:

Levar a lume brando um tacho com todos os ingredientes. Mexer sempre até ferver. Cobrir uma das metades do bolo com este preparado, sobrepor a outra parte e cobrir o bolo na sua totalidade com a restante calda. Coloquei também alguma amêndoa granulada.

Tal como referi no post anterior, a minha fécula de batata acabou e eu esqueci-me completamente de comprar mais. E como já tinha decidido fazer o bolo hoje, recorri-me do improviso e utilizei a habitual farinha de trigo. Infelizmente o bolo não ficou tão fofo como quando usei a fécula de batata, mas deu para ter uma ideia.

Relativamente à cobertura, optei por dobrar as quantidades por achar que não seria suficiente para todo o bolo. Enganei-me e sobrou bastante. Resultado, numa próxima vez só farei este bolo com fécula de batata e a calda nas quantidades indicadas, e tenho a certeza que ficará ainda mais delicioso do que ficou. Ou, quem sabe, surgirá a ideia para outro tipo de cobertura e recheio.

8 comentários:

  1. Vou guardar esta receita para utilizar a fécula de batata!
    O seu marido deve ter adorado o bolo, só o aspecto! nham nham

    Quanto aos frascos do doce, eu viro-os ao contrário para que faça vácuo e assim ficam bem selados. Quando os for abrir fazes o barulho característico 'poc'. Assim ficam bem conservados! =)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. k maravilha amiga ....é mesmo um bolo de sonhoooooooooo como tudo o que aqui está...beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Belo bolo. Confesso que fiquei curiosa para saber o que poderá substituir a fécula de batata... Fui pesquisar e acho que podes substituir por farinha maisena ;)

    ResponderEliminar
  4. Que sorte a do marido, fazer de propósito e á maneira, hein, ficou lindo.....nas postagens mais abaixo vi o colchão de noiva, ficou bem decorado e vi que fizeste os quadrados de carne picada, são de facto deliciosos, ....posto isto ainda bem que a festinha correu ás mil maravilhas, bjs

    ResponderEliminar
  5. eu adoro este bolinho ,mas com o chocolate nao sei se gosto, mas ta lindo bjssssssss

    ResponderEliminar
  6. obrigada, e querida, tens razão demolha-se no café e não no leite foi erro meu aos escrever.
    Bjinhos fofos

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de bolo.Adorei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. METE COBIÇA..E TENHO LÁ FÉCULA DE BATATA NEM SABIA O QUE LHE FAZER
    OBRIGADA
    BJS

    ResponderEliminar