quinta-feira, 3 de julho de 2008

Preciso de uma ajuda vossa

A festa de Aniversário da minha filha mais crescida vai ser neste Domingo, dia 6 de Julho. Como devem calcular, a minha cabeça anda a mil só de pensar em todos os pormenores para que tudo corra na perfeição e nada falte. Desta vez, e ao contrário de festas anteriores, quero ser eu a preparar tudo, começando nos doces e terminando nos salgados.
Já tenho uma vaga ideia do que vou confeccionar e de como vou decorar a casa. Mas novas ideias são sempre benvindas, por isso peço-vos que me apresentem as vossas sugestões, sejam elas de decoração ou de comida. De salientar que não vai ser uma festa exclusivamente com crianças, pois na sua maioria vai ter adultos.
Falando agora do bolo, vou também arriscar a fazê-lo eu própria, e é isso que me está a causar maior preocupação. Porque gostaria de fazer um bolo recheado e com uma cobertura própria para decoração de bolos mas, como não tenho qualquer experiência nessa área, será melhor nem arriscar. No entanto, há alguém que já tenha experiência suficiente que me possa dar umas dicas? Eu encontrei na Internet o modo de preparação desta massa, mas leva certos ingredientes dos quais nunca ouvi falar e ontem, quando fui ao Continente, tentei procurá-los mas sem sucesso. Estou a falar de gordura vegetal hidrogenada e glucose de milho, conhecem?
Outra questão, no caso de conseguir fazer a tal pasta para cobrir o bolo, gostaria depois também de fazer um desenho para estampar por cima. Nesse desenho as cores predominantes são o cor de rosa escuro, cor de rosa claro, amarelo e cinzento escuro (ou preto), o problema é que só encontrei corantes nas cores vermelho, verde e amarelo. Ora, sendo assim, como chego às cores desejadas? Será que me conseguem ajudar neste sentido? Aceito todo o tipo de ajudas e sugestões, que desde já agradeço :)

20 comentários:

  1. Olá Catarina, já te enviei um mail a explicar as coisitas do papel vegetal. Eu não tenho experiência com esse tipo de pastas para bolos. Açúcar de confeiteiro acho que é açúcar em pó mas não tenho certeza. Quanto ao bolo, acho que se costuma fazer tipo pão de ló que depois dá para colocar qualquer tipo de recheios e coberturas. Não tenho crianças... não te posso ajudar muito. Mas desejo que tudo corra bem :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, olá
    Não tenho filhos mas tenho uma irmã que tem 6 aninhos também :)
    O conselho que posso dar é não fazeres comidas muito elaboradas, porque as crianças querem é brincar e nem se lembram das comidas :D
    Uns rissóis, croquetes, pizza, espetadas de gomas, scones, essas coisinhas práticas :D

    Quando ao bolo, não sou lá grande decoradora de bolos, nunca tentei sequer, mas olha, se der para o torto, enfeita o bolo com gomas, já vi em vários blogs e fica super engraçado :D

    Boa festinha

    ResponderEliminar
  3. pela experiênçia que tenho dos anos do meu diogo,se a festa tiver mais crianças,não faças muito comer,que depos vai sobrar muita coisa..........coisas que eles adoram,folhadinhos pequenos,mistos de salsicha,salame de chocolate,gelatinas.....eles adoram essas coisas,qt ao desenho do bolo normalmentenos grandes supermercados vendem,já desenhos feitos em hóstia,que costumo comprar..beijokinhas grandes se precisares de mais alguma coisa diz......jinhos

    ResponderEliminar
  4. Vi há dias no blog da Luisa Alexandra, aquando do aniversário da filha, uma cobertura feita apenas com clara de ovo e açúcar, e no fim adicionou o corante pretendido. Nesse mesmo post tem lá belíssimas ideias... penso que é no mês de abril.
    Já não tens muito tempo... boa sorte e boa festinha

    ResponderEliminar
  5. olá,
    em relação aos ingredientes da pasta americana, eu própria já andei à procura deles e encontrei-os na casa januário no Porto. esta casa tem todo o tipo de produtos para doçaria, daqueles que não encontramos em mais lado nenhum. também se podem adquirir através do site da bolomania onde se encomendam os produtos e os recebemos por correio. o açúcar impalpável que fala na receita é açúcar em pó misturado com maizena. se procurar na internet vai encontrar a receita para o fazer. eu já tentei fazer a pasta americana mas sinceramente, sendo a 1ª vez que a vai utilizar, acho melhor comprar uma já feita. assim não corre riscos :-)
    em relação aos corantes (encontra todo o tipo de cor na casa Januário) se não tiver acesso às cores pretendidas também pode procurar na internet as combinações de cores que pode fazer com corantes alimentares. eu já procurei e encontrei facilmente. umas gotinhas de uma cor + umas gotinhas de outra e conseguimos uma infinidade de cores para colorir os nossos doces.
    não sei se existe alguma loja do género da Casa Januário ai perto!lá encontra-se mesmo tudo!
    realmente já não há muito tempo...
    espero que tenha ajudado alguma coisa. beijo grande

    ResponderEliminar
  6. A pasta "americana" que conheço para bolos é a seguinte(confesso que ainda não a fiz):
    1 pacotinho de gelatina em pó s/sabor incolor dissolvida em 1/2 x de água(aqueça no microondas por 22 segundos e mexa bem), acrescente 1 colher de glucose de milho (compre na casa de festas), 1margarina cremosa, 1 colher (café) de essência baunilha e vá adicionando açúcar em pó (confeiteiro) impalpável até o ponto (não é para ficar mole e nem muito dura) + ou - 1 kg. Deixe em saco plástico fechado, para descansar a massa ( deixe-a bem macia para ser a massa mãe). Acrescente mais açúcar se ficar grudando e corante se for para ser colorida. A pasta americana não pode ficar exposta ao ar...ela seca, ok? Depois é só abrir com um rolo(salpicando açuçar para não grudar ou agarrar) e moldar....boa sorte e bom fim de semana. Se o bolo for muito grande, aumente a quantidade de água..... Ficando dura é só amassar com pingos de água, ok? Não te esqueças de pincelar o bolo todo com geléia antes de colocar a pasta, senão ela fica separada do bolo.
    Quanto aos salgadinho, faz, folhadinhos de salsicha, rolinhos mistos, rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau... Depois diz algo, ok?
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  7. Olá Mamã Catarina.
    Nunca trabalhei com a pasta americana, mas envio-lhe um link de um fórum onde tens imensa informação sobre bolos decorados com a pasta americana, bem como uma tabela para obteres as cores que desejas:

    http://www.forumbimby.com/index.php?topic=2226.msg28955#msg28955

    http://www.forumbimby.com/index.php?board=52.0

    Tens lá imensas ideias e certamente as explicações que necessitas.
    A pasta americana é melhor comprares já feita, no "Isto Faz-se" enviam-te pelo correio à cobrança.

    ResponderEliminar
  8. já ouvir falar dessa pasta mas também ainda não experimentei, mas tenta fazer um bolo desses antes da festa para ver como calha... já está em "cima da hora" mas com crianças em casa o bolo também desaparece num instante não é ?

    espero que corra tudo bem !

    beijos da carla :)*

    ResponderEliminar
  9. Olá, eu acho que as blogueiras acima já deram muitas dicas valiosas, eu faço a festa dos meus filhos e tenho 3 cá em casa sempre, seja batizados, comunhões ou aniversários, faço tudo sózinha..
    1º faço lista do que vou fazer
    2º ir ás compras
    3º começar com 1 coisa de forno e enquanto este está a ser usado fazer um doce de frigorífico que não necessite de forno, assim rende melhor e tiras muito aproveitamento..
    Em relação ás entradas, eu faço para as crianças mini pizas, folhadinhos em miniatura de salsicha, salsichas de cocktail enfiadas em palitos e espetadas numa laranja, fica super giro, para os adultos, bola de carne, quiches, moelas, rojões, sandes de queijo e fiambre, paté com tostas, etc,

    doces, eu faço sempre os bolos de aniversário, por ex; bolo de chocolate com cobertura de chocolate e em cima vende-se uns desenhos muito giros nas casas de doces que é só colocar por cima tipo hóstia, pode-se também comprar bonequinhos e fazer tipo parque infantil, etc, há montões de ideias que encontras em casas de doces apropriadas para as festas temáticas,
    Podes também fazer um bolo de fécula de batata e rechear e cobrir com creme pasteleiro, ou leite creme, fica delicioso,
    Se tiveres alguma dúvida diz qualquer coisa, espero ter sido útil, bjs

    ResponderEliminar
  10. Já tem aqui excelentes sugestões Catarina =D

    Vou-lhe enviar um e-mail.

    Com o seu amor e dedicação tenho a certeza que tudo correrá bem!

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu não sei se consigo ajudar muito :)
    O açucar de confeiteiro é o açúcar em pó.A glucose de milho penso que se pode substituir por mel porque também nunca vi à venda.A gordura hidrogenada não sei o que é :)
    Quanto a ideias acho que fazer os salgadinhos miniatura era uma boa ideia,assim como as sandes
    Quanto ao bolo aí não sei ajudar.Mas há um blog ,possivelmente até conhece,que tem inúmeros bolos decorados que é http://noceudosbolos.blogspot.com/ e pode ser que as tenha respostas que precisa :)
    Espero que corra tudo bem :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Pois penso que já tudo foi dito em relação à pasta americana eu só usava se fosse da de compra tão em cima não arriscaria... mas há cremes muito bons que fazem resulatados perfeitos e em último caso o bolo lagarta que corre sempre bem e além de ser muito festivo é muito infantil...
    Qt à decoração eu normalmente pergunto aos meus piquininos qual é o tema que querem e consoante a escolha compro os adereços que encontrar com esse tema.
    Uma coisa que nunca pode faltar nas festas daqui de casa são as pipocas hehe eles adoram !!!

    ResponderEliminar
  13. Bem, depois disto tudo acho que já foi praticamente tudo dito.

    Não esquecer as gelatinas e as pipocas :)

    ResponderEliminar
  14. E o Bolo de Gomas...
    É o delírio das crianças!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá mamã Catarina... As meninas já responderam à maior parte das tuas questões... além de concordar com tudo o que foi dito sugiro que perguntes à tua filhota que bolo ela gostaria que fizesses... afinal é ela a rainha da festa não????LOL
    Podes dar-lhes algumas receitas com foto para ela ver e vais ter a tua resposta bem rápido. LOL
    Geralmente elas adoram chocolate mas é sempre bom perguntar :-)
    Lembra-te que as coisinhas mais simples são sempre as melhores e depois estamos em tempo de calor... o gelado nunca pode faltar.

    Bjokas e sucesso na festinha. Aguardo as fotos ;-)

    ***********

    ResponderEliminar
  16. Olá Mamã catarina

    Pois é, estás um pouco em cima da hora para arriscares fazer essas coberturas xpto...
    Ia, tal como a Luisa Alexandra, sugerir-te consultares a parte do forum bimby dedicada à parte dos bolos decorados, onde há imensas dicas de gente que está dentro do assunto, com sitios e links para encontrares os ingredientes. Há lá bolos fantásticos, mas confesso, é empreitada em que ainda não me meti, por isso não posso ajudar-te muito mais :(

    Boa sorte e lembra-te que crianças gostam de coisas simples, o salame, as gelatinas, bolos e folhadinhos em tamanho mini, mousse. A única dica que me estou a lembrar é que faço as gelatinas em copinhos de plástico, transparentes, ficam coloridos, é assim não precisas de andar a lavar taçinhas e pratos.

    ResponderEliminar
  17. Depois deste pedido de ajuda, agora estamos todas curiosas para saber como correu :)

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais desculpe só lhe responder agora ... mas é que eu também andei numa correria para a festinha dos 2 aninhos da minha filhota que foram no dia 5. Como correu a sua festinha? Tenho a certeza que correu tudo bem. Eu também sou daquelas mães que gosta de fazer tudo (dá uma trabalheira mas no final recompensa com todos os elogios que recebemos e com a alegria dos nossos filhos).
    Eu sei que já não uma grande ajuda mas eu fiz um bolo de chocolate com recheio de leite de condensado cozido e cobertura de chocolate que depois enfeitei com pintarolas. Fica aqui uma sugestão para o ano ;-)
    Relativamente ao desafio que me deixou, não está esquecido, em breve vou responder. Agora ando a tentar pôr o trabalho em dia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Então que tal correu? Queremos novidades, fotos, tudo ;)

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar