quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Iogurtes Caseiros

De cada vez que a minha mãe cá vem a casa mais parece o Pai Natal de tantas coisinhas que traz para as meninas! Desta vez fui eu a merecedora de um miminho... e há quanto tempo andava eu a desejá-lo!


Ela é matreira, porque ouviu-me imensas vezes a comentar que gostaria de comprar uma iogurteira, e não vai de modos comprou ela mesma! Só me resta agradecer-lhe e agora já nada me impede de experimentar tantas ideias boas que andam a circular nalguns blogs! Não é Manuela? Não é Risonha? Muito me vão vocês servir de inspiração nestes próximos tempos! Para me estrear comecei por fazer do mais simples que há, iogurtes naturais açucarados!

INGREDIENTES:

1 iogurte natural
1 medida do iogurte de leite leite em pó
6 colheres sopa açúcar amarelo
1 l leite morno

PREPARAÇÃO:

Quanto ao leite eu utilizo sempre meio-gordo, tendo em conta que as meninas serão as que mais comerão destes iogurtes! Acrescento uma medida de leite em pó de modo a ficarem mais cremosos e consistentes e tenho gostado do resultado, mas também já reparei que é opcional e há quem prefira não utilizar, fica ao critério de cada um! E sem dúvida que prefiro o açúcar amarelo ao branco, é mais docinho e mais apreciado por todos cá em casa, especialmente pela Patrícia que adora quando lhe dou alguns torrões!

Ora portanto, misturei todos os ingredientes pela ordem aqui descrita, mexi bem de forma a dissolver qualquer grão mais resistente e verti para os boiões! No meu caso, as instruções da máquina pedem que a iogurteira fique ligada à electricidade por 12 horas, e findo o tempo basta transferi-los para o frigorífico!

Eu adorei esta experiência, tanto que até já experimentei com compota de morango, mas o relato ficará para um próximo post! A todos os que estiverem indecisos em comprar uma iogurteira, aconselho a seguirem em frente! Nada como um produto caseiro e a confiança de sabermos exactamente o que estamos a comer e de onde vem! Além de que, na minha opinião, estes iogurtes são muito mais cremosos e saudáveis do que qualquer outra marca que se possa comprar! Experimentem!

8 comentários:

  1. Ficaram exclentes...é igual à minha...beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela nova aquisição!

    Ainda bem que a primeira experiência correu bem :)

    Eu só deixo ficar 12 horas quando uso o leite à temperatura ambiente, morno costumo deixar 8.

    Vai experimentando fazer durante menos tempo de cada vez que fizeres para veres a diferença.

    Quando fica tempo a mais eles ficam mais ácidos e com soro no interior. Quando encontrares o tempo ideal eles nem sequer ficam com líquido no interior, é tudo um creme, tipo pudim :)

    ResponderEliminar
  3. A minha vai ser igualzinha :) Já a encomendei porque na loja não havia nenhuma!
    Belos iogurtes :)

    ResponderEliminar
  4. Também adoro fazer iogurtes! Tenho uma iogurteira igualzinha à tua!

    Os teus ficaram maravilhosos!

    ***

    Parabéns pelo blog, é excelente!

    ResponderEliminar
  5. eu tb keroooooooo uma iogurteira,tenho de arranjar uma vou pedir ao pai natal,jinhos amiga

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha!!! Eu também quero uma iogurteira, e uma sorveteira, e ... muitas coisas =P
    Aguardo esses iogurtes deliciosos Catarina para poder experimentar um dia!

    Bjs, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. eu também comprei uma igual , na worten online.
    Estou a fazer os meus primeiros iogurtes com ela

    ResponderEliminar
  8. Comprei ontem a mina Yogurella o meu problema é que já li e re-li as instruções e não percebo para que serve aquela pecinha cinzenta por baixo dos números... já percebeste o significado?

    ResponderEliminar