segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bolo de Bolacha


Andava eu de volta das minhas fotografias quando reparo que ainda tenho duas receitas da altura do Natal e Passagem de Ano para partilhar. Num próximo post trato da segunda receita, que é um prato salgado, hoje vou falar deste bolo maravilhoso que encontrei no blog da Carla, uma menina muito prendada e que, apesar da sua tenra idade, mostra ter muitos e bons dotes culinários.

Eu gosto muito do tradicional Bolo de Bolacha, com aquele creme de manteiga delicioso. Ainda me recordo de ser novinha e ver a minha mãe a fazê-lo, esperando religiosamente que sobrasse algum creme para comer com bolachas Maria, tão bem que me sabia. Confesso que nunca experimentei eu própria fazer esse bolo, da forma antiga. Ficará para uma próxima vez, até lá terei de resgatar a receita à minha mãe.



INGREDIENTES:

1 lata leite condensado cozido
3 folhas gelatina
4 dl natas
Café q.b.
Bolacha Maria q.b.

PREPARAÇÃO:

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria. Entretanto, bater as natas em chantilly e envolver com o leite condensado cozido até engrossar e aumentar de volume. Derreter a gelatina no micro-ondas e adicioná-la ao preparado anterior, envolvendo bem.

Num prato colocar um aro e cobrir o fundo com bolachas embebidas em café forte. Cobrir com o creme e ir alternando até se esgotar todo o creme, devendo este ser o último. Levar ao frigorífico por algumas horas ou, de preferência, de um dia para o outro. Na hora de servir, polvilhar com bolacha Maria ralada.

12 comentários:

  1. Este bolo de bolacha é uma verdadeira delícia, faz as delícias de todos cá em casa, nunca consegui tirar fotos a tempo de o postar, ficou lindo o teu, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Amiga eu ainda sou das que faço a receitinha à moda antiga... eh eh eh!
    Mas esta também é muito boa porque também já a provei! O teu ficou muito bonitinho! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. Pode não ter ficado tão bonito como o original, mas ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. não conhecia este "modelo" de bolo de bolacha, mas parece uma amravilhe e vou ter de experimentar!!

    vou já copiar a receita!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito desta receita de Bolo de Bolacha que acho mais leve do que a que é feita com creme de manteiga.(Isto é dos "maus fígados!)
    O seu ficou bem bonito. Parabéns. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Este bolo é um sucesso!Sempre que o faço desaparece rápido!

    Tenho um prémio para ti no meu blog miga!

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto do bolo de bolacha com o creme de manteiga. Prefiro mil vezes este :)

    ResponderEliminar
  8. adorooooooooooooooo bolo de bolachaaaaaaaaaaaaaaa...e adoro a musica do teu blog,obrigada,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. também já fiz este bolo de bolacha várias vezes e é sempre um sucesso.
    e se juntares um pacotinho de capuccino ainda fica melhor.

    ResponderEliminar
  10. O bolo de bolacha com todas as suas variantes é sempre bom :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto, tanto deste bolo que me proíbo de o fazer! É que depois como-o TODO!
    Caiu-me no goto na minha infância...
    Ficou muito bonito!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. este é o bolo preferido da minha filhota!!! e tb acho que é muito melhor assim do que com creme de manteiga mas ela adora de todas as maneiras.
    beijocas

    ResponderEliminar