quinta-feira, 21 de maio de 2009

Beijinhos de Morango

Hoje esta receita dedico-a à minha Avó, que partiu no dia 1 de Maio e nos deixou a todos [familiares e amigos] mais pobres. Tinha 83 anos, mas também muita energia. Uma "velhinha" com rosto de menina, com os seus leves cabelos brancos e de olhos cinzentos... é assim que me vou sempre lembrar dela. E são muitas as boas recordações que carrego comigo.
Sempre foi uma mulher lutadora, com cinco filhos para criar sozinha, e nunca desistiu. Cinco filhos, 13 netos e 6 bisnetos teve ela, uma família recheada e eu sei que ela foi sempre muito mimada. Lembro-me da sua firmeza e como era muito despachada sempre que tinha de apanhar o autocarro. Lembro-me como costumava esfregar os joelhos e suspirar uns "ais" esperando por consolo e mimos. Lembro-me de passar semanas de férias com ela nos meus tempos de escola, e de ouvir as suas histórias de juventude e namoros vezes e vezes sem conta. Lembro-me das suas comidas tão temperadas, as sopas picantes, as lulas e especialmente o coelho que me dão tantas saudades e mágoa por não ter registado as suas receitas, uma grande riqueza que ela possuía sem se aperceber.

Na festa do segundo aniversário da minha filha mais crescida eu fiz Bacalhau à Brás para o almoço e coloquei a pequenita na cadeirinha a comer, enquanto eu dava os últimos retoques nos preparativos. Não era de modo algum a melhor altura para a filhota fazer birra, mas é certo que a fez e teimou que não queria comer. Eu sem paciência alguma e de stress acumulado, os primeiros convidados prestes a chegar a todo o momento... nisto vejo a minha Avó a chegar-se perto da menina e a conseguir convencê-la a comer tudo, por entre brincadeiras e canções acabou por resultar. E são estes momentos que eu quero guardar na minha memória.

Tenho saudades, muitas saudades da minha Avó. E infelizmente acho que podia ter feito muito mais por ela, podia tê-la visitado mais vezes nestes últimos anos em que esteve sozinha e mais debilitada. Por isso, agora mais do que nunca defendo que às vezes devemos fazer um esforço e alterar um pouco a nossa rotina diária e visitar aqueles que há muito não vemos. Eu não o fiz, e hoje arrependo-me.

Vou fazer uma pequena pausa para secar a lágrima que teima em cair e aproveito a passar a receita destes docinhos que são deliciosos, garanto-vos. A combinação do leite condensado com o côco é absolutamente fantástica.

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
3 colheres sopa gelatina de morango em pó
1 colher café manteiga
50 g côco ralado
Açúcar granulado q.b.

PREPARAÇÃO:

Num tacho, misturar o leite condensado com a gelatina, a manteiga e o côco ralado. Levar tudo ao lume e mexer até cozer e fazer ponto de estrada. Retirar do calor e dispor num recipiente plano, levando ao frigorífico para arrefecer. Eu como sou muito apressada às vezes até no congelador coloco. Moldar pequenas bolas com as mãos, passar por açúcar granulado e colocar em formas de papel frisado.
Muito gulosas que são. Gulosa também era a minha Avó. Tal como qualquer criança não resistia a um Bollycao, e por isso escondia-os religiosamente no seu roupeiro para filhos e netas não descobrirem e lhos tirarem. No seu congelador encontravam-se sempre gelados. E o que ela gostava de uma tigela de Arroz-doce. E por falar em gulosice, lembro-me tão bem de quando ela trazia para as netas uma tablete de chocolate com amêndoas que comprava em Espanha, dizia ela, e durante muito tempo eu achei mesmo que ela ía ao país vizinho comprar os chocolates. Só mais tarde vim a descobrir que era na Praça de Espanha que os ía buscar.

Aproveito a agradecer a todos pelos comentários que me deixaram por aqui, confortam-nos sempre um pouco. Muitas vezes dou por mim a olhar para uma fotografia da minha Avó, a admirar cada feição... e é assim que me vou recordar sempre dela, cheia de vida. Assim presto aqui a minha singela homenagem à minha Avó.

No dia 3 estava coberta de branco e folhos, muitos folhos, tal como ela gostava e se sentia uma princesa. E, apesar de custar muito, eu sei que agora ela está em paz e não mais sofrerá. E como diz a música, eu acredito que "Somewhere down the line, I'm sure we'll meet again"...

21 comentários:

  1. Mas como vês ficaram esses momentos tão especiais e vais recordar para sempre e que ninguem tos tira, a partida de alguém é mesmo muito dolorosa...os meus 4 avós já partiram...
    Linda homenagem estão com uma cor fabulosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Os meus pêsames pela tua avó.
    É bom saber que será sempre recordada com tanto amor como a descreves.

    E a homenagem é linda!

    ResponderEliminar
  3. Os meus sentimentos, sei bem pelo que estás a passar.
    Muita força.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. já entendi ..foi a tua avózinha
    Mil beijinhos e guarda sempre esse carinho que tens por ela
    bjs
    paula

    ResponderEliminar
  5. Como eu te entendo, a minha avó paterna faleceu no dia que a Beatriz fez um mês. Como eu vivo em Lisboa, longe deles lá no Norte, nem chegou a conhecer a bisneta. Ainda penso nisso todos os dias e já lá vão mais de 3 meses. Custa muito, fica sempre tanta coisa por dizer e fazer, mesmo que nos esforcemos pelo contrário.
    Desabafa quanto quiseres, falar sobre as coisas ajuda a amenizar a perda. Mesmo que virtuais, tens muitas amizades aqui e sabes que podes contar com elas :)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  6. Lamento imenso a tua perda. Resta o conforto dos bons momentos. Já provei essas bolinhas e não gostei mas isso é porque eu não gosto nada de gelatina. Conheço quem as adore :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que estás de volta... Já estava com saudades!
    Também perdi uma avó há pouco tempo! E que saudades tenho dela... Força, minha querida. Não te recrimines por nada, porque ela sabe quanto gostas dela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também te compreendo perfeitamente. Foi há pouco tempo que também vi a minhã avó paterna partir, e ainda hoje quando penso nela vêm-me as lágrimas aos olhos, pois era uma pessoa espectacular, mas a vida é assim... Às vezes faz bem falar do assunto.
    Estes bolinhos já estão na minha lista de coisas a fazer para a próxima festa. Ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina,

    Antes de mais, os meus pêsames.´Custa sempre muito perder alguém de que se gosta muito.
    Não te vou dizer as frases clichet do "espero que estejas bem" ou "tem força", etc, etc. Apenas desejar que vivas cada dia com muita intensidade, é por ver pessoas queridas a partirem que descobrimos o verdadeiro sentido das coisas mais pequenas e insignificantes que nunca tínhamos reparado.

    Bjcs grandes.

    PS - Levei a receita cmg :)

    ResponderEliminar
  10. ola a minha avo tambem faleceu em abril foi a ultima avo que tinha ela tinha ja 92anos mas sempre bem na sua cabeça uma grande senhora como a tua beijinho

    ResponderEliminar
  11. até chorei só de ler o que escreveste sobre a tua avó... vê-se que era uma pessoa muito amada e tenho a certeza que partiu sabendo disso.
    esteja onde estiver tenho a certeza que está muito feliz com esta tua homenagem.

    ResponderEliminar
  12. Amiga esta homenagem que prestas é do mais lindo que há...fizeste-me relembrar o passado, as minha avós, o pão quente da avó Ana, e as férias grandes na avó Leopoldina...que saudades...são tempos que não voltam, mas que recordaremos sempre com um sorriso no rosto e uma lágrima no coração. Jinhos doces.

    ResponderEliminar
  13. liunda quer linda esta homenagem a tua avo iria adorar ver e onde esta ela ve:-)
    beijinhos linda e força daqui para afrente.

    ResponderEliminar
  14. Que espectáculo, eu doida à procura destes brigadeirinhos, pois não sei onde pus a receita para fazer para o batizado do meu netinho Miguel e eis que ao vir pela primeira vez ao teu cantinho os encontros, parece que foi Deus que te pôs no meu caminho. Voltarei com mais vagar. Bjs de Manta de retalhos

    ResponderEliminar
  15. A sua avó vai ficar sempre num cantinho do seu coração com todas as boas recordações.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  16. hummm. que coisas lindas e devem ter ficado uma delícia. beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Amiga,

    fiquei em lágrimas com o que escreveste.

    Engraçado, as poucas vezes que vi a tua avózinha nas festas, estava sempre a atacar os doces :) :)

    A família saíu toda igual - gulosa!!

    ResponderEliminar
  18. que delicia ! adorei !

    ResponderEliminar
  19. Pois é, tantas coisinhas boas que nunca vamos esquecer! Agora é a nossa vez de deixar também boas memorias as nossas meninas(kem sabe menino!).Deixar para tras o orgulho e ressentimentos e dar o melhor que nos temos todos os dias umas as outras.Já agora aproveito para dizer que se há coisa de que me orgulho é de termos tido a capacidade de ultrapassar certas coisas que so nos sabemos e termos perdoado aquilo que tambem sabemos.Felizmente hoje estamos bem e espero que continuemos sempre assim para que um dia nao nos areependamos por termos deixado alguma coisa por fazer ou dizer! Bom para variar atrapalhei-me toda nas palavras mas acho que conseguiste perceber bem o recado ;) beijoca grande!!

    ResponderEliminar
  20. Adorei estes docinhos, são lindos e de certeza de que são deliciosos!
    Vou fazer de certeza quando tiver uma festinha :) Mas depois aviso!

    ResponderEliminar
  21. Olá!! Acabei de fazer estes beijinhos! escusado será dizer que não ficaram tão perfeitinhos como os teus, mas são muito bons! Dá uma espreitadela. Bjs

    ResponderEliminar