quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bolo de Aniversário - Bolo de Iogurte


Todos nós encontramos aqui e ali bolos decorados lindíssimos e, inevitavelmente, ficamos com vontade de experimentar também. Porque são bonitos e cativam o olhar até dos mais distraídos. Acho fantástica a ideia de transportar para um simples bolo um pouco da personalidade e carácter de uma pessoa. A vontade em experimentar sempre foi imensa, mas foi ficando posta de lado por achar que não tinha capacidade para tal obra de arte.
Até que se aproximava o aniversário do meu afilhado e a minha comadre incutiu-me a tarefa de fazer o bolo para cantar os Parabéns. Uau, eu estava encarregue da peça mais importante da festa, que responsabilidade. Fiquei bastante orgulhosa.

Comecei de imediato a magicar, a idealizar a cor e a decoração e o sabor e tudo o mais. Bom, como se trata de um menino nada melhor que a combinação branco e azul, e como é ainda um bebé teria de ser algo simples e sem complicações. Ah, o nome não poderia faltar. Que tal um céu estrelado? É sereno e ideal para um bebé. Depois de o fazer, e olhando agora para as fotografias, acho que o poderia ter feito mais completo, com mais bonecos ou enfeites. Fica a dica para um próximo bolo.

Para primeira experiência posso dizer que me stressei muito, até as lágrimas corriam. Por momentos quis abandonar tudo... mas claro que não o fiz, o Bolo de Aniversário não poderia faltar. Valeu-me o apoio do marido, que foi super paciente. Hoje sei que, a juntar à minha inexperiência, o facto de ter utilizado Pasta Portuguesa que se encontra há pouco tempo no nosso mercado e para a qual ainda estão em fase de experiência, não ajudou.

É certo que recebi elogios de muitos convidados e os papás do aniversariante também gostaram. Aí sim, apercebi-me finalmente de que todo o meu esforço tinha valido a pena, mas ainda havia muito para aperfeiçoar. Escolhi o famoso bolo de iogurte, recheei com chantilly e pedaços de ananás e depois foi só cobrir. Foram dois bolos, sobrepostos e cobertos em conjunto, para que chegasse para todos os convidados.

INGREDIENTES PARA O BOLO:

1 iogurte morango
4 ovos
3 medidas [copo iogurte] açúcar
3 medidas [copo iogurte] farinha
1 colher chá fermento em pó
1/2 medida [copo iogurte] óleo

PREPARAÇÃO DO BOLO:

Misturar todos os ingredientes pela ordem aqui descrita e verter para uma forma, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30 a 40 minutos, ou até estar cozido a gosto.

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

2 dl natas
4 colheres sopa açúcar
4 rodelas ananás em pedaços

PREPARAÇÃO DO RECHEIO:

Bater as natas até ficarem em chantilly e, no final, acrescentar o açúcar. Barrar um dos bolos com todo o chantilly e dispor os pedaços de ananás. Colocar por cima o segundo bolo e decorar a gosto. Não esquecer de colocar uma ligeira camada de geleia ou clara açucarada por cima do bolo para colar a Pasta.
Enervei-me muito, é certo. Disse que nunca mais me aventuraria com esta massa, também é certo. Mas depois mais calma decidi que voltaria a tentar, com mais tempo e paciência.

17 comentários:

  1. Amiga, apesar de todo o trabalho, seu bolo ficou lindíssimo.


    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  2. Mamazinha Catarina estas a ver como as tuas aventuras sai sempre bem,tu es uma artista, o bolo esta lindicimo.
    Gosto muito das tuas receitas, e de ler os teus postes( es divertida)XAU BEIJINHOS

    MILA

    ResponderEliminar
  3. Amiga afinal, embora nem tudo tenha corrido pelo melhor, até te saíste muito bem. Acho que para primeiro bolo e sem luzes nenhumas do facto, acabaste uma expert, mas depressa aprenderas muito mais. Jinhos doces com amizade e carinho.

    ResponderEliminar
  4. Amiguita, sê bem vinda! Primeiro que tudo os meus sinceros sentimentos, pela tua perda, pensa que a tua avó está agora num sitio bem melhor! :)
    Em segundo, adorei os beijinhos no post abaixo, ficaram lindos e deram uma linda mensagem! De certeza que onde quer que esteja a tua avó adorou!
    E por ultimo mas não menos importante, muitos parabéns ao teu afilhado! Que faça muitos e bons cheio de saúde e alegria!
    Amiga o teu bolinho ficou lindo, não tenhas dúvidas e aposto que estava uma delícia! :)
    Beijinhos grandes e força!

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Também costumo ir às "Isto Faz se" a Benfica comprar as minhas coisitas. O teu bolo ficou lindo! Parabéns! Dá trabalho, mas o resultado final é excelente!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  6. imagino que ssa cobertura não seja nadinha fácil..mas ficou fantástico Catarina.líndissimo
    parabéns!

    ResponderEliminar
  7. O teu bolo ficou muito mimoso!!!!eu tb ja me aventurei e quero voltar a repetir, passa no meu blog e vê
    Para 1ª vez ficou muito bem, era para estares orgulhosa de ti mesma!!!
    Parabéns e boa sorte para o bolo da filhota

    ResponderEliminar
  8. Miga, o bolo está o máximo... o teu afilhado ficou muito babado...loll.. está com muito bom aspecto....jocas

    ResponderEliminar
  9. Olá querida, o bolo está lindo e de certo deveras delicioso, pelo menos já fiquei de água na boca.
    Podes continuar, sem dúvida.

    Beijokas para ti e as melhoras das piolhitas.

    Carla

    ResponderEliminar
  10. O melhor bolo que podíamos ter tido :)

    Obrigada comadre, uma vez mais pela ajuda preciosa que nos deste no aniversário.

    Este bolo estava MARAVILHOSO.
    Todos comeram e adoraram.

    O Tomázinho no dia seguinte inda dizia que queria comer "estélas da Caiaína". O pior é que o bolo já tinha voado todo e não haviam as ditas "estélas" ;-)

    O Gasparzinho agradecerá um dia quando tiver idade para ver o teu blog e as fotos que ficam :)

    beijinho
    Sónia

    ResponderEliminar
  11. Continua que vais no bom caminho ;-) ficou lindo...beijoca

    ResponderEliminar
  12. linda esta um espectaculo eu nao etnho jito nenhum para essas coisa.
    bijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. O trabalho que deu valeu bem a pena, pois o bolo ficou lindo! Vale mais ainda pelo carinho com que foi feito.
    Espero que estejas já mais animada.

    Beijinhos para as três princesas :)

    ResponderEliminar
  14. Acho que com a prática vais limar as arestas e vai sair tudo como queres. Ficou bem bonito :)

    ResponderEliminar
  15. Valeu a pena todo o trabalho porque o bolo ficou lindo.
    Parabéns.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma coisita para ti no meu blog!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. que lindo que ficou este bolo catarina

    Adorei a decoraçao....

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar