domingo, 30 de agosto de 2009

Bacalhau com Capote

Lá fora continua muito calor e dentro de casa é que se está bem, pelo menos está mais fresquinho! Mas depois há sempre aqueles passeios agradáveis, como uma ida à praia ou a um piquenique! Este último fizemos ontem, e soube muito bem petiscar à sombrinha, deixar as meninas correr e brincar livremente, conversar à sombra das árvores e comer um geladinho! Só faltou dormir uma sesta, mas isso com crianças não dá mesmo!
E enquanto o calor permanecer [espero que já não seja por muito mais] as comidas cá por casa são do mais simples e leves possível, porque não costumamos ter muita fome e sim bastante sede! Mas um dia destes, quando a minha mãe ainda cá estava em casa a recuperar da operação que teve, decidi aproveitar o bacalhau que tinha no congelador para fazer algo novo, algo que nunca tivéssemos experimentado antes!
E num dos meus muitos livros encontrei esta receita, mas ainda hoje estou para perceber o sentido do nome! Supostamente um capote é uma capa, mas este bacalhau não tem capa nem crosta nenhuma! Só se é suposto as batatas fazerem a tal capa, mas como no livro as mesmas aparecem misturadas com o bacalhau, não formam propriamente uma capa! Enfim, fica por perceber!
INGREDIENTES:
800 g bacalhau
800 g batatas
1 dente alho
2 cebolas [só coloquei 1]
1 folha louro
0,5 dl azeite
2 colheres sopa salsa picada
água e sal q.b.
PREPARAÇÃO:
Cozer o bacalhau em água abundante temperada com sal! Retirar e reservar separadamente, tanto a água como o bacalhau! Descascar as batatas, cortá-las em meias luas e cozê-las na água do bacalhau! Reservar!
Refogar o alho picado, as cebolas cortadas em meias luas e o louro, no azeite! Envolver o bacalhau, previamente lascado, e as batatas! Temperar com um pouco de sal e a salsa picada, e saltear! Dispor numa travessa e servir, regado com um fio de azeite!

Podem-se ainda adicionar umas azeitonas pretas com caroço, que foi o que eu fiz! Segundo uma sugestão do livro, ao temperar o preparado de bacalhau pode-se também juntar um ovo batido! Uma comidinha simples, mas também muito agradável :)

13 comentários:

  1. Amiga este paratinho ficou com óptimo aspecto. Delicia. Beijinhos a todas aí em casa.

    ResponderEliminar
  2. Miga, ainda dá pra mais um???eu candidato-me de bom grado.òptimo aspecto e sabor???? ainda melhor... espero que estejas mais animadita..ve se apareces no messenger pra pormos a cusquice em dia..baci pra voces

    ResponderEliminar
  3. Está com uma grande pinta!
    Adoro tudo que leve bacalhau.

    Penso que a capa deve ser a crosta que fica quando vai a alourar. Será?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Sim deve ser a crosta que faz depois de alourar, mas deixa lá o capote que ficou uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Com capote ou sem capote essa comidinha é sempre boa :)

    ResponderEliminar
  6. adoro comidinha como este bacalhau :)
    deve ter ficado muito bom.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Super delicioso. Adoro bacalhau e em qualquer forma!!! Essa refeição foi muito gostosa!!!! E também espero que este calor não dure muito tempo pois eu fico terrivel!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou óptimo :) Adoro bacalhau :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina:
    Obg pela tua visita! A forma do bolo foi a minha sogra que me deu (vou tentar saber onde ela comprou) também achei muito gira! Já exprimentei fazer as tuas queijadas e ficaram uma delícia! (depois fui ver as minhas receitas antigas e tinha uma mto parecida só q era com 300gr de açúcar,50 gr de manteiga e raspa de limão)! Qd os meus filhos estão para fazer anos eu deliro com os convites, os brindes, e agora o bolo... vou tentar fazer um castelo com as winx :-0 obg pela tua ajuda! Qd puderes espreita os bolos http://eraumavezumdoce.blogspot.com
    Boa semana !

    ResponderEliminar
  10. Eu como gosto imenso de bacalhau adorei a receita :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. catarina deixa la com capote ou sem e fantastica a receita.
    eu adorei e tao simples.
    vou levar comigo.
    beijinhos

    ResponderEliminar