segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Guardanapos e um Presente

O Natal aproxima-se a passos largos! Realmente o tempo passa tão rápido que, quando nos apercebermos, estamos já a desmontar a árvore! Por isso, resta-nos aproveitar da melhor maneira os dias decorrentes! E eu adoro esta azáfama toda! Tenho de fazer uma listinha com a doçaria e paparoca a fazer para os dias 24 e 25, outra listinha com o que ainda falta comprar para que nada caia no esquecimento, comprar os últimos presentes que estão a faltar, deixar a casa preparada para receber uns amigos especiais!
As meninas andam eufóricas e cá por casa já se contam os dias! Curiosamente nem os enfeites e nem os presentes foram ainda assaltados e têm, para já, sobrevivido às mãos marotas das mais pequeninas! Os cestinhos das guloseimas estão também já preparados e bem guardados num móvel da sala, espero que continuem a passar despercebidos!
Com o calendário de chocolates é que tem sido um pouco difícil, porque a pequenita ainda não percebe que tem de ser um por dia! Da maneira que ela é gulosa torna-se complicado dizer-lhe que tem de aguardar pelo dia seguinte para comer outro chocolate! E elas até têm sorte por terem dois calendários cada uma!
Esta será possivelmente a última receita que mostro antes do Natal, se bem que tenciono cá passar entretanto para vos desejar Felizes Festas, como tão bem merecem por me continuarem a fazer companhia ao longo dos meses! Esta receita foi, uma vez mais, encontrada numa daquelas revistinhas pequenas que colecciono e, como tinha ali uns ovos a acabarem o prazo, seria o ideal para fazer uma boa quantidade de doce de ovos! A massa não é tão fofinha como a dos bolos que comemos nos cafés e pastelarias, mas garanto-vos que é igualmente boa e o sabor muito idêntico! Quanto ao doce de ovos fica ao vosso critério se o querem comprar já feito ou fazer em casa, eu optei pela segunda hipótese!
INGREDIENTES:
3 ovos
100 g açúcar
90 g farinha
1 colher café fermento em pó
250 g doce ovos de compra
açúcar q.b.
canela em pó q.b.
PREPARAÇÃO:
Bater bem os ovos com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado! Peneirar a farinha com o fermento e juntar ao preparado anterior! Untar com margarina e polvilhar com farinha um tabuleiro e neste verter a massa, que depois irá cozer a 200º C por 15 minutos!
Retirar depois de cozida e desenformar sobre uma folha de papel vegetal [eu utilizei papel de alumínio] polvilhada com açúcar! Barrar a massa com o doce de ovos e cortar em 6 quadrados! Dobrá-los ao meio, em forma de guardanapo, e deixar arrefecer! Servir polvilhados com canela em pó a gosto!
Os meus Guardanapos racharam um pouco porque eu dobrei-os quando a massa estava já fria! Numa próxima vez farei quando tudo estiver ainda morno, tal como a própria receita diz! Sim, porque sem dúvida haverá uma próxima vez!

Agora quero dedicar umas linhas à minha recente amiga Bombom! Esta Senhora já muitas de vós a devem ter visto por aí, até porque os seus comentários não passam despercebidos a ninguém... repletos de uma educação extrema, carinho, dedicação e muita bondade! Foi há cerca de um ano que começou a aparecer por este meu cantinho e a sua simpatia não passou despercebida!
Todas nós gostamos de receber comentários, saber o que acham das nossas receitas e experiências na cozinha! Então chegou a um ponto em que eu já ansiava por um comentário da nossa Bombom, entrava na minha caixa de emails já à procura de um! Vocês podem até achar demais, mas não... eles trazem-me sempre serenidade!
Um dia andava eu atarefada com os preparativos para a festinha de uma das filhotas [acho que da mais crescida] e sem ter uma mínima ideia como iria fazer o bolo de aniversário! A Bombom não só deu umas dicas através do blog como ainda me enviou pelo correio fotocópias de um fascículo especial Bolos Decorados, que outrora também lhe deram jeito com os seus filhotes! E é nestes pequenos gestos que encontramos a amizade! Eu não lhe pedi nada, ela também não exigiu nada em troca, e essas folhinhas estão ali bem guardadas! São muitas as vezes que olho para elas e de lá tiro óptimas ideias!

Entretanto, há alguns dias atrás recebo o primeiro presentinho deste Natal! Era para as filhotas e não para mim, mas quem meus filhos beija minha boca adoça! Não poderia estar mais certo este ditado! E de quem veio esse presentinho? Pois nem mais nem menos do que da Bombom! Uns fantoches amorosos e catitas que as minhas filhotas adoraram, e eu ainda mais confesso! Digam lá, não são um mimo? Sei que foram feitos com muito carinho e, uma vez mais, fiquei sem saber o que dizer!
E porque nunca é demais, OBRIGADA Bombom, por tudo! Pela simpatia e educação sempre presentes na sua escrita, pelo carinho e amizade dos seus gestos, pela generosidade e bondade em se lembrar muitas vezes de mim e da minha família! OBRIGADA também pelo postalinho de Natal! Por já se ter tornado uma pessoa tão especial para mim, acho que estas linhas lhe são merecidas :)

20 comentários:

  1. Por aqui também ando numa azáfama, até porque este Natal vai ser mais especial ainda. Primeiro Natal da Beatriz :D
    Esses guardanapos deviam ser uma delícia!

    Olha as sortudas das tuas filhas...eu só tenho um calendário ehehe Sim com quase 36 anos ainda compro um calendário de chocolates para mim todos os anos! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindos guardanapos...e á quanto tempo não como...á muito mesmo!!!
    Feliz Natal...com muita paz e carinho...beijocas

    ResponderEliminar
  3. Adoro guardanapos, estão uma delicia.
    Santo e Feliz Natal para ti e familia.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Adoro guardanapos, estes ficaram de babar!
    bjs e Bom Natal

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Catarina pelas suas palavras tão gentis.Não tem nada que me agradecer pois eu também me sinto "devedora" por desfrutar dos vossos blogs tão interessantes. São eles e a vossa "companhia", que tornam os dias de uma pessoa que perdeu a audição em momentos agradáveis. Por isso , o meu OBRIGADA para si também. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. amiga linda. tu bem mereces todos esses mimos! és uma excelente pessoa com umas filhas lindas! nunca é demais dizer que estas relaçoes que se criam sao super especiais e é maravilhoso. um beijinho muito grande para ti e as meninas e parabens pelos guardanapos que têm muito bom aspecto. e com doces de ovos é mesmo uma tentaçao. beijinho enorme e boa noite*

    ResponderEliminar
  7. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, LEVEI O LINK PARA PODER VIR MAIS VEZES.
    ADOREI ESSA RECEITA, ADORO GUARDANAPOS, LOGO QUE POSSIVEL ACHO QUE VOU TENTAR FAZER.
    PELO QUE ANDEI VENDO NO BLOG E PELO QUE LI VC ME PARECEU UMA PESSOA MUITO QUERIDA SEMPRE PARTILHANDO SEU DIA A DIA E DOÇURAS, VC MERECE TER UM DOCE BOMBOM NA SUA VIDA.
    QUERIDA DESEJO A SI E SUA FAMILIA E TAMBEM A SUA AMIGA BOM BOM UM NATAL MUITO FELIZ E UM NOVO ANO CHEIO DE SAUDE E PAZ.

    MIL BJS DA MARY

    ResponderEliminar
  8. Ora que belos lenços para um lanchinho.Desejo-te tudo de bom, que tenhas um Natal com muita sáude e paz junto dos que mais amas.São os desejos da Ratolinha.
    Bjs doces

    ResponderEliminar
  9. Olá Mamã Catarina!!
    Obrigado pela visita e pelos comentários deixados no meu Paraíso!!
    Há coincidências engraçadas, na sexta-feira tinha passado aqui no teu cantinho para espreitar a receita da Sopa de Feijão e li também a vossa aventura e pequeno susto com o Sismo!! E depois vi que tinhas deixado comentários no meu blog, foi mesmo coincidência!
    Costumo visitar o teu cantinho e espreitar as receitas mas nunca tinha deixado nenhum comentário,
    aproveito para desejar um bom Natal com muito amor, saúde, alegria e muitas coisas boas à mesa!! FELIZ NATAL!!

    ResponderEliminar
  10. Os guardanapos ficaram 5 estrelas. Imagino que as filhotas adoraram!
    Os bonecos são um mimo. A Bombom é mesmo um doce de pessoa! ;)
    Feliz Natal para todos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Passo só para desejar à Mamã Catarina um natal muuuuuito feliz junto das tuas filhotas (que são os nossos maiores tesouros) e daqueles que mais amas. Obrigado pela tua simpatia, foi bom te conhecer este ano (apesar de ser só através dos blogs conhecemos pessoas especiais)!!! Beijocas
    Alice

    ResponderEliminar
  12. Os guardanapos ficaram fantásticos. Imagino só o sabor ;-)

    Desejo-te um Feliz Natal em companhia de familiares e amigos.



    Bjokas doces

    ResponderEliminar
  13. FELIZ NATAL E ANO NOVO PRÓSPERO EXTENSIVO A TODA A FAMILIA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. PASSEI PARA ME DELICIAR COM SUAS IGUARIAS E DESEJAR UM NATAL MUITO FELIZ JUNTO DOS SEUS E UM ANO NOVO CHEIO DE SAÚDE E PAZ.
    MIL BJS DA MARY

    ResponderEliminar
  15. Passei para lhe desejar um feliz natal na companhia dos seus familiares e amigos. Um beijo do tamanho do mundo, FELIZ NATAL AMIGA

    ResponderEliminar
  16. olá mama catarina, tenho andado desaparecida e não tenho visitado o teu blog.....quero desejar-te um feliz e santo natal.....bj

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito de guardanapos, não fazia a minima ideia de como se faziam e os teus ficaram fantásticos! A ver se experimento um dia.

    Bjcs grandes

    ResponderEliminar
  18. catarina este era um bolinho que comia imensas vezes na escola:-)
    agora aos anos que nao toco neste bolo.
    tem optimo aspecto ja comia um:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ainda nao btinha conseguido vir espreitar os teus guardanapinhos...fiquei a salivar!Quanto ao gesto da nossa querida amiga Bombom...como sei o que sentes,pois também eu me vejo nas tuas palavras...
    Também os recebemos e todos adoramos,ela é maravilhosa sim amiga.
    Tu mereces !!!
    Jinhos
    Tina

    ResponderEliminar