domingo, 25 de agosto de 2013

Bolo Arco íris - 11 anos da Patrícia



Em tempos eu andava fascinada pelos bolos decorados com pasta de açúcar, pelo facto de poder transportar para um simples bolo a personalidade e características de uma pessoa, e aproveitava cada festa de Aniversário para os fazer. Todos eles foram destacados aqui, tendo consciência que nunca foi atingido o patamar da perfeição, mas sendo um orgulho para mim e podendo verificar alguma evolução positiva.

É preciso ter-se gosto por os fazer, porque a verdade é que nos consome muito tempo e paciência. Tempo esse que, com 3 filhotes em casa, inevitavelmente escasseia. A decoração com pasta de açúcar foi sendo involuntariamente posta de lado, não ficando de todo esquecida. Os utensílios próprios continuam a ter o seu lugar reservado, ainda sobram algumas massas que irão ser consumidas antes que termine o prazo, mas para já este passatempo ficará em stand by.

Actualmente a minha perdição são os bolos decorados da forma tradicional, e a verdade é que se pode fazer bolos lindíssimos com ingredientes habituais que costumamos ter por casa. Um chantilly com corantes e aromas, um chocolate derretido que pode fazer contraste com outras cores, caramelo líquido que depois de arrefecido ganhou formas... há um sem fim de ideias fantásticas e que eu pretendo pôr em prática.

Comecei a praticar esta minha nova adoração com este Bolo Arco Íris que encontrei no blog da Marina, que já se tornou mais que uma simples companheira de blogs. O momento certo foi a festa de 11º aniversário da minha filha mais crescida que, mais do que eu, ficou deliciada com o bolo. Por fora já estava bonito, quando o cortei abriram-se bocas de espanto. Como fizeste? Como conseguiste? Deu muito trabalho, não deu? Deu um pouco sim, mas tudo se consegue alcançar quando é feito com carinho.


INGREDIENTES PARA O BOLO:

226 g manteiga à temperatura ambiente
463 g açúcar
5 claras
2 colheres chá essência de baunilha
426 g farinha
4 colheres chá fermento em pó
1/2 colher chá sal
3,5 dl leite
Corantes em gel nas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo

INGREDIENTES PARA O RECHEIO E COBERTURA:

250 g manteiga
300 g queijo creme
160 g açúcar em pó
2 dl natas

PREPARAÇÃO:

Pré aquecer o forno a 175º C e untar uma forma de 22 cm de diâmetro com margarina e farinha.

Juntar a manteiga com o açúcar, as claras uma a uma e sem estarem batidas em castelo, e a essência de baunilha. Incorporar o leite intercalado com a farinha, previamente peneirada com o sal e o fermento.

Pesar a massa e dividir em seis partes iguais, colocando cada preparado em tigelas para adicionar o respectivo corante. Levar cada massa ao forno cerca de 15 minutos ou menos, deverão tomar atenção pois, uma vez que a quantidade é reduzida, coze muito rapidamente. Deixar os bolos arrefecer, enquanto se prepara o recheio e cobertura.

Bater a manteiga com o queijo creme e o açúcar em pó. À parte bater as natas firmemente e envolvem-se na mistura anterior, suavemente e de preferência com o auxílio de uma espátula.

No prato de servir deverá colocar-se a primeira rodela e rechear, continuando este processo com as restantes cores. Composto o bolo só falta cobri-lo na sua totalidade, não deixando nenhum espaço ou buraco por cobrir. Enfeitar com confetis alimentares a gosto.


OBSERVAÇÕES:

- vou contar um segredo, eu nunca peneiro a farinha em bolo algum, e a verdade é que nunca tive qualquer problema com isso

- o ideal é utilizar mais que uma forma, eu na altura só tinha uma e por isso o processo foi muito mais demorado, acabando por me tirar alguma paciência e desistindo assim de uma das cores, como podem ver pelas fotos

- é importante manter o creme sempre o mais fresco possível, para que a tarefa de barrar se torne mais fácil

- poderão utilizar estas cores sugeridas ou outras que pretenderem, assim como fica ao critério de cada um a quantidade utilizada e a respectiva ordem

 - se barrarem o bolo ainda morno tornar-se-á complicada a tarefa de barrar, pois o creme perde a consistência e começa a escorregar. O ideal é como fez a Marina e eu adoptei a ideia, congelar o bolo e proceder à montagem com as rodelas ainda congeladas

Não deixem de experimentar por achar que será complicado ou elaborado demais. O fantástico resultado final vale sempre a pena. E depois, com os elogios que com certeza vão receber, ficarão com vontade de voltar à cozinha para fazer mais. O creme de queijo é absolutamente fantástico e combina na perfeição com o sabor abaunilhado do bolo.  Bonito e saboroso, dois requisitos importantes para um bolo ter sucesso!!


Fonte: Cabeças-de-alho-chocho

4 comentários:

  1. Ficou lindo e por certo saboroso!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá miga, cá estou eu a estrear o teu novo (velho) cantinho! Gostei das mudanças, ficou muito bonito!
    Já te tinha dado o meu parecer em relação a este bolo, mas não resisto a dizer novamente que ficou LINDO!!! E tens toda a razão quando dizes que também se podem fazer coisas simples e bonitas e este é um belo exemplo! ;)
    Beijinhos doces e um óptimo fim de semana para vocês!

    ResponderEliminar