sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bolo Mármore - II



Estou doente, há muitos dias, e como eu detesto estar assim. O que começou com uma dor de costas devido a um Coli bacilo no rim direito deu entretanto lugar a uma espécie de sinusite. Segundo o raio X "a coisa" está mesmo feia e não admira as dores horríveis que eu tenho. Para terem uma ideia, estar de cabeça e corpo erguidos é impensável, mover os olhos para cima não consigo sem que comece a sentir picadas. Nunca eu pensei que um sol maravilhoso me pudesse afectar e fazer tanta confusão.

Resumindo, tenho de estar qual bicho do mato enfiada numa cama todo o dia e com luz o mais fraca possível. Nunca antes sequer imaginei que sinusite causasse estas dores horríveis. Está a levar-me ao desespero. O simples facto de estar sentada, mesmo que na cama, a escrever este post já me está a fazer contorcer.

E como eu detesto estar assim, doente e dependente. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito activa, arranjo sempre qualquer coisa para fazer e estar ocupada. Quantas vezes dou agora comigo no decorrer do dia a olhar para as coisas e a pensar "tenho de aspirar", "tenho de passar a ferro", "tenho de arrumar a cozinha". Já por uma ou duas vezes me levantei, qual lampeira e cheia de ganas para arregaçar as mangas e dar uma volta à casa... mas rapidamente dou comigo a cair desconsolada na cama outra vez. Assim não dá mesmo.

Fiquei repentinamente privada até mesmo de ir levar e buscar os meus filhos ao infantário, de dar banho ao mais pequeno, de me sentar com as meninas e ajudá-las nos trabalhos da escola. E é isso que mais me entristece no meio de tudo isto, perder tempo e qualidade com o meus filhos. Eu bem quero recuperar rápido, tenho-me portando bem e tomado toda a medicação, mas não está a correr bem e ainda não avisto a luz ao fundo do túnel.


Esta receita foi feita já há algum tempo e aguardava pacientemente na lista para ser publicada. Ainda bem porque, com esta situação, já nem me recordo do dia em que me aventurei na cozinha. Tantas saudades.

É da Laranjinha e é o melhor Bolo Mármore que já tive a oportunidade de provar. Macio por dentro e crocante por fora, principalmente enquanto ainda morno, é maravilhoso.

INGREDIENTES:

150 g manteiga
200 g açúcar
4 ovos
200 g farinha
1 colher chá fermento em pó
125 g chocolate em pó

PREPARAÇÃO:


Bater a manteiga com o açúcar até se transformar um creme. Adicionar os ovos, um a um, e bater bem entre cada adição. Depois a farinha com o fermento e envolver tudo.

Dividir a massa em duas porções e, numa delas, misturar o chocolate em pó. Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Colocar a massa, intercalando entre ambas as cores, até terminar. Cozer em forno médio o tempo suficiente, fazendo o teste do palito. Saborear ainda morno com uma bebida quente neste tempo frio é o ideal.



Fonte: Cinco Quartos de Laranja

6 comentários:

  1. O bolo ficou muito bonito, uma deliciosa sugestão para o fim-de-semana.
    Rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luisa, pelo elogio e pelas melhoras :) Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Catarina,
    fiquei muito contente por teres gostado do bolo de mármore. Ficou lindo.
    As melhoras rápidas, rápidas.
    Um beijinho e um abraço grande

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso o teu bolinho amiga! :)
    Eu sei que isso custa muito querida pois o meu homem já passou por algo semelhante, ele dizia que as dores de cabeça que sentia faziam parecer que a cabeça ia rebentar a qualquer momento, eram mesmo horríveis! Felizmente foi bem tratado e uns dias depois já estava melhorzinho e até ver ainda não se repetiu a cena e espero que assim continue! Se vires que isso não melhora o melhor é ires ao médico novamente, pois não é suposto demorar tanto tempo para sentires melhoras!
    Beijinhos linda e espero que logo logo já possas voltar ás tuas actividades normais! ;)

    ResponderEliminar
  4. Que bonito bolo,desejo-te as melhoras.
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  5. Venha deliciar-se | Aula de Culinária Vegetariana: Pecados Permitidos (Sobremesas)

    Data: 8 de Dezembro (domingo)
    10 às 14h30
    Local: Espaço dos Girassóis - Amadora
    --------------------------------
    O Espaço dos Girassois em parceria com a Associação Amor aos Molhos e através do Chef de Cozinha Ashutosh Marcelo Martins vem convidá-lo a participar nesta experiência única de culinária. Inscreva-se já e venha cozinhar e provar o melhor que há de sobremesas vegetarianas.

    EMENTA DA AULA DE DOMINGO DIA 8 DE DEZEMBRO

    Curso das 10h-14h30 - Valor: 30€

    Para almoço:

    - Teremos Sopa de Legumes de Inverno e Miso

    - Chá Mu e de 3 anos e seus beneficios

    - Quiche

    Sobremesas ensinadas:

    - Croissants

    - Tarde de Maçã e Canela

    - Tarteletes

    - Barras Energéticas de Cereais (sem açucar)

    - Brownies de Chocolate

    - Farofias

    Aula facilitada por:
    Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana

    INSCREVA-SE JÁ E VENHA DELICIAR-SE CONNOSCO

    Morada: Av. dos Combatentes da Grande Guerra nº33, r/c Direito 2700-Amadora
    (Rua traseira à Câmara Municipal da Amadora)
    E-mail: espacodosgirassois@gmail.com
    Facebook: www.facebook.com/espacodosgirassois

    ResponderEliminar