domingo, 10 de novembro de 2013

Fofinhos de Chouriço



Hoje trago a receita de uns mini queques que têm tudo o que se pretende: simples e rápidos de se fazer, económicos e muito saborosos. São presença assídua em todas as festas de Aniversário das minhas crianças, fazendo as delícias de pequenos e graúdos. Tira-se um, de tamanho perfeito para apenas uma ou duas dentadas, de seguida outro e rapidamente vão sendo deliciosamente devorados.

Os de chouriço são os nossos favoritos, mas há que dar asas à imaginação e escolher outros recheios. Poderão ser feitos em qualquer tamanho, mas os mini ficam tão "fofinhos" que se tornam imbatíveis.

INGREDIENTES:

1 chouriço [cerca 300 g]
4 ovos
3 chávenas chá farinha
2 colheres chá fermento em pó
Sal grosso q.b.
1/2 chávena chá manteiga derretida
2 chávenas chá leite

PREPARAÇÃO:

Cortar o chouriço em rodelas e reservar. Numa taça misturar os ovos inteiros, a farinha, o fermento e o sal, intercalando com a manteiga e o leite.

Verter este preparado para pequenas formas, enchendo quase até acima. Se forem de silicone, que é sem dúvida o mais prático, não é necessário untar nem polvilhar. Caso optem por formas de alumínio, então terão de o fazer.

Colocar uma a duas rodelas de chouriço em cada forma, dependendo do tamanho, e levar ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 20 minutos.


Fonte: Mesa para 4

3 comentários:

  1. Tão giros! Realmente ficam uma fôfura, mas devo dizer que não me contentava só com um eh eh!! Muito gulosa, muito muito! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me perfeito para entradas.Gosto muito deste tipo desalgados.
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que fofinhos tão fofinhos... LOL
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar