quarta-feira, 4 de março de 2015

Bolo de Noz com Doce de Ovos

Os meus últimos dias na cozinha têm sido passados da forma mais natural, com receitas descomplicadas e rápidas para o dia-a-dia. Com 3 crianças sempre para a frente e para trás e que se atropelam para falar ou para chegar primeiro a determinada ocupação, é o ideal.

Horas antes de preparar os jantares, por exemplo, penso em pegar numa revista ou livro de culinária e inovar. Mas depois, o tempo passa absurdamente rápido e aquele plano... terá de ficar para outro dia. E outro, e outro, e este meu adorado canto vai ficando abandonado. Volta e meia lá bate a saudade e a vontade reina, aí eu arregaço as mangas e delicio-me enquanto preparo algo novo.


A fase da confecção, seguida pelos minutos [que, ao olhar dos comensais desta mesa, parecem não terminar] de fotografia, acerta daqui e endireita dali, e acabando na parte ansiada em que finalmente experimentamos e nos deleitamos, tudo para mim é um prazer.

Andava perdido pela despensa um pacote generoso de nozes, ainda intacto, comprado pela altura do Natal. O prazo ainda era bastante alargado, mas todos os dias eu me deparava com aquele pacote ali, largado e abandonado. Até ontem, descascadas as nozes uma a uma, a cabeça ía fervilhando com ideias para as utilizar. Poderíamos comê-las assim mesmo, que são tão boas. Mas também poderia aproveitar a ocasião para experimentar uma receita nova. Poderia fazer uma tarte. Ou Mousse. Ou quem sabe um Semifrio. Mas fiquei-me mesmo por este bolo que me deixou de olho arregalado assim que o vi, principalmente pela combinação com o doce de ovos.


Muito simples e fácil, se não olharmos à quantidade de ovos poderá dizer-se que é pouco dispendioso, e muito bom.Particularmente para quem é apreciador de nozes. Ah, e com a pitada de canela e o seu aroma inconfundível, impossível não recuar no tempo e sentirmos alguma nostalgia Natalícia.


INGREDIENTES PARA O BOLO:

150 g margarina
200 g açúcar amarelo
7 ovos
200 g nozes picadas
100 g farinha com fermento
1 pitada de canela

INGREDIENTES PARA O DOCE DE OVOS:

4 gemas
6 colheres sopa açúcar
6 colheres sopa água

PREPARAÇÃO:

Começar por derreter a margarina no micro-ondas e juntar-lhe o açúcar. Adicionar as gemas e envolver bem. Depois as nozes picadas, a farinha e a pitada de canela. Mexer tudo. Bater as claras em castelo e adicionar com cuidado ao preparado anterior. Verter numa forma sem buraco, previamente untada e polvilhada, e com papel alumínio no fundo para facilitar a desenformar.


Para o creme de ovos juntar numa caçarola as gemas, o açúcar e a água, mexer com uma vara de arames e levar ao lume médio a brando, mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume e deixar arrefecer enquanto o bolo coze, tendo o cuidado de mexer de vez em quando. Se eventualmente o creme ficar com alguns grumos, poderá passar-se com a varinha mágica.


Assim que o bolo esteja semi arrefecido pode desenformar-se e cobrir com o doce de ovos, já arrefecido também, ou cortar o bolo ao meio e recheá-lo, como nos sugere a Amélia. Decorar com pedaços de miolo de noz. Maravilhoso.


5 comentários:

  1. Nossa que bolo, vou levar a receita comigo!!!

    ResponderEliminar
  2. Ai este teu bolo de nozes... estou a babar-me toda! Olha, vou levar a receita! Dá notícias querida, há muito que não sei de ti, espero que esteja tudo bem. Beijo grande (Elisabete)

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina!
    Desculpa a minha ausência, mas à mais de um ano que navegámos num mar muito agitado, e tudo ficou de pernas para o ar. Agora devagar voltamos ao nosso ritmo.
    Sou louca por tudo o que leve ovos moles, nozes, amêndoas, maçapã, enfim; só gulodices. Mas acredito que com este aspecto, haverá quem se tente a fazer, ficou lindo e bem guloso.
    Beijinho

    ResponderEliminar