domingo, 8 de junho de 2008

Petiscos da Minha Mãe

Hoje tive o prazer de receber a visita da minha mãe. Apesar de eu já ter alguma experiência na cozinha, comparativamente com os anos anteriores, nunca se sabe tudo e volta e meia peço à minha mãe para confeccionar uma ou outra receita, enquanto a observo e aprendo. Muitas das receitas trazem-me à memória cheiros e sabores da minha infância e adolescência, e é tão bom recordar...

Desta vez houve tempo para cozinhar umas moelas que eu adoro, faltou apenas a Panela de Pressão para a tarefa se tornar mais rápida. Mas é utensílio que não tenho e nem faço ideias de ter. Esta panela sempre me suscitou algum receio, não me inspira mesmo e, enquanto assim for, nem pensar em ter uma na minha cozinha. Compreendo, no entanto, que seja bastante útil.


INGREDIENTES:

1 kg moelas
1 knorr galinha
1 cebola
3 dl polpa de tomate
2 dl vinho branco
1 dl azeite
Salsa picada, alho picado e orégãos picados q.b.

PREPARAÇÃO:

Preparam-se as moelas lavando-as bem, tirando algumas gorduras e dando pequenos cortes nas partes mais gordas. Colocá-las num tacho, juntamente com os restantes ingredientes e um pouco de água (o suficiente para cobrir as moelas). Deixar cozinhar em lume médio, verificando de vez em quando se não está a pegar ao fundo do tacho. Este molho tem tendência a engrossar mas, caso isso aconteça, pode-se acrescentar mais um pouco de vinho branco e água. Esta cozedura demora cerca de 1:30 a 2 horas, em tacho normal.



Aproveito e partilho um petisco que também me fora ensinado pela minha mãe, maravilhoso em qualquer altura e muito refrescante para os dias mais quentes. Uma salada leve composta por tomate às rodelas, queijo fresco também às rodelas, e temperada com azeite e orégãos. Uma delícia.

7 comentários:

  1. É verdade, as mães fazem sempre as receitas como ninguém ;) Moelas é um belo petisco... muito português e muito apreciado. Eu adoro com o molhinho misturado no arroz... ui ui
    :-)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Não há melhores cozinheiras que as nossas mamãs, e eu que o diga...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz moelas, mas parece delicioso teus petiscos.
    Gostei muito do seu cantinho.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. As moelas tão com um aspecto delicioso e a salada eu também postei igual mas em espetadas , fica realmete divinal e quando é feito pela mamã ainda melhor, bom feriado, bjs

    ResponderEliminar
  5. Querida mamã Catarina,
    Já podes ir ver a foto dos coquinhos, já a postei,ao lado do meu piolhinho.
    Bjinhos fofos da Bela

    ResponderEliminar
  6. Realmente,foi com a minha mãe que comecei a aprender a cozinhar e a interessar-me verdadeiramente por esta arte!Sim porque cozinhar também é uma arte! :)
    Muitos parabéns pelo blog, está 5 estrelas! :)

    ResponderEliminar