segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Leite-creme


Sempre gostei muito de Leite-creme, sem dúvida a minha sobremesa favorita e obrigatoriamente tem de ter o açúcar queimado por cima. Apesar de gostar bastante, nunca eu própria tinha feito um Leite-creme, por essa razão não tinha noção como é tão fácil.

Das coisas que me deixa mais irritada é quando vou a restaurantes e, ao verificar que para sobremesa têm Leite-creme, pergunto sempre "é caseiro e tem a crosta de açúcar queimado?". Respondem-me afirmativamente e eu espero religiosamente pela sobremesa. Constato depois que se trata de um qualquer Leite-creme instantâneo e apenas se limitaram a queimar açúcar por cima para dar outro aspecto. É das piores coisas que me podem fazer, pois claramente a diferença é enorme. Mais vale serem honestos e assim ninguém se chateia com ninguém.
Vi várias receitas pela Internet, todas muito idênticas. Assim sendo, não posso dar os créditos a este ou àquele blog porque, no fundo, quase todos fazem da mesma forma, aquela que penso ser a mais habitual. Eu usei farinha Maizena em substituição da farinha tradicional, e penso que fica mais saboroso.

INGREDIENTES:

1 l leite
3 cascas limão
1 pau canela
300 g açúcar
3 colheres sopa farinha Maizena
6 gemas batidas

PREPARAÇÃO:

Ferver o leite com as cascas de limão e o pau de canela. À parte, misturar o açúcar com a Maizena, adicionar pouco a pouco o leite fervido e envolver bem. Colocar novamente ao lume para ferver e engrossar.

Fora do lume juntar as gemas batidas, mexer rapidamente para não coalhar e regressar ao lume. Ferver por mais dois minutos, apenas para cozer as gemas, sem nunca parar de mexer. Dispor a sobremesa em taças pequenas [ou numa grande, como se preferir] e decorar com canela em pó, caramelo líquido ou, preferencialmente, açúcar para queimar na hora de servir. Delicioso.


9 comentários:

  1. fácil de fazer e ainda mais fácil de comer hehe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso...posso comer uma tacinha posso ?? bj

    ResponderEliminar
  3. Yami! Que delícia! O quanto eu adoro leite creme!

    Tens andado um pouco ausente! Espero que se deva apenas ao facto de estares a trabalhar! Espero também que te esteja a correr bem!

    Tudo de bom
    Beijinhos para ti e para as princesas!

    ResponderEliminar
  4. Ora eu faço leite creme desde que me lembro. Aprendi com a minha mãe mas junto uma pitadinha de sal para equilibrar as coisas e o meu é polvlhado com canela moída que eu adorooooooo :)
    Ficou muito bonito o teu primeiro :)

    ResponderEliminar
  5. É das sobremesas que mais gosto...
    Cá em casa nunca sobra nada.
    Adorei!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Leite-creme é simplesmente obrigatório!!! Com muito limão e canela, claro.

    ResponderEliminar
  7. hoje vim cá te roubar esta receita ...de vez em qundo venho aqui tirar ideias pó jantar ..bem boas aliás
    bigada
    bjs
    paula

    ResponderEliminar