sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Preciso de uma ajuda vossa

É sempre aqui ao meu canto que recorro para deixar algum pedido de ajuda ou questões relacionadas com culinária, pois sei que desse lado há sempre alguém que pode ajudar. Não me posso queixar de quem compõe a blogosfera gastronómica, são pessoas bastante prestáveis, já para não falar nos comentários amigos e cheios de incentivo que costumam deixar aqui e ali. Obrigada.
Como referi anteriormente, amanhã a pipoca mais pequenina da casa completa 2 belos anos. E eu, como não poderia deixar de ser, vou-lhe preparar uma festa com tudo a que tem direito. O stress e o nervoso miudinho já se apoderaram de mim, como sempre. Gostava de conseguir preparar tudo com calma e tranquilidade, mas infelizmente o meu temperamento não mo permite. O que é certo é que até acaba tudo por correr bem e consigo sempre realizar aquilo que tinha delineado.
Enfim, vamos lá à questão que realmente importa agora... o Bolo de Aniversário. Eu já tenho uma ideia de como o vou fazer, qual o recheio e os enfeites, mas estou completamente em branco quanto à cobertura. A primeira ideia que me surgiu foi de imediato pasta americana, mas não existe à venda aqui nos arredores e mandar vir pelo correio está [para já] fora de questão. Depois lembrei-me de fazer com chantilly, mas foi exactamente como fiz no bolo da irmã e não queria estar a repetir. Puxei um pouco mais pela cabeça e eis que se fez luz... que tal experimentar glacé?
Já andei a pesquisar pela Internet e a receita é uma colher de sopa de açúcar em pó por cada clara, mais sumo de limão, certo? E podem-se acrescentar corantes líquidos [daqueles que se vendem em garrafinhas pequenas no Continente e outros supermercados]? O sabor é agradável? Vá lá meninas, se já tiveram as vossas experiências com glacé, sejam elas boas ou más, partilhem comigo que estou mesmo a precisar de todas as opiniões. Já agora  uma última questão, como fazem os vossos ovos moles? E qual a diferença entre fazê-los com leite ou com água?
Aguardo ansiosa pelos vossos comentários, que tanto jeito me darão com toda a certeza.

10 comentários:

  1. catarina, se pesquisares no meu blog ficas com a ideia do glace.
    No aniversário da minha filha fiz a cobertura do bolo um um glace e gostei bastante, apesar de o achar extremamente doce...
    Também tenho uns queques decorados com o mesmo glace e com corantes de várias cores que resultou muito bem.
    Além disso também tens os ovos moles, eu faço sempre com água...
    Não te esqueças que é um bolo de crianças, o que gostam mesmo é de coisas coloridas!
    Até uma simples cobertura de chocolate com uns enfeites bonitos resulta mesmo muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, nunca utilizei glacé para enfeitar os bolos de aniversário, mas penso que sim, podes utilizar corantes, uma vez que não têem sabor,não vão alterar nada!Em relação ao doce de ovos, costumo fazer com água(acho que com leite fica mais creme de ovos), faço o ponto do açúcar, deixo arrefecer um pouco e junto as gemas, depois levo ao lume mexendo sempre (nunca em circulos) até se vêr o fundo do tacho.
    Espero ter ajudado... :S
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. glacé nunca fiz.
    quanto ao doce de ovos faço como a piteca indicou.
    mas como muito bem disse a Luísa, as crianças gostam é do colorido dos bolos...

    ResponderEliminar
  4. Olá Mamã Catarina!
    Quanto à cobertura do bolo, se estiveres a stressar muito podes sempre optar por ir a um hipermercado e comprar 1 ou 2 pacotes da vahiné de glaçage prêt à fondre de chocolate. É só ir ao microondas em banho maria, abrir a embalagem e já está!

    Quanto aos ovos moles, desconhecia que também se fazia com leite!

    Espero que a festinha corra bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Não sou grande apreciadora de Glacê,mas no verão passado resolvi "inventar" na cobertura de um bolo e a coisa resultou: Cobri o bolo com mousse de laranja. A receita da mousse está numa das ultimas postagens do meu blog: mousse de limão. Para cobrir bolos em vez de colocar 3 folhas de gelatina na mousse coloque 4, para ficar mais firme. O sabor da mousse é só colocar ao seu gosto: pode juntar sumo de laranja, chocolate em pó, puré de morango, limão, etc. Esta cobertura também é muito fácil de trabalhar com o saco pasteleiro.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  6. Glacé nunca fiz, mas acho que é muito doce. Que tal cobrir com chocolate (e eu que não sugerisse isto...), enfeitado com chantili. Nos anos do filhote fiz uma espécie de brigadeiro para rechear e cobrir o bolo, e comeu-se num instante (1 lata de Leite Condensado - usei do cozido para ser mais rápido, 5 colheres de sopa de Chocolate em Pó, 2 colheres de sopa de Manteiga.
    Misturar tudo e levar ao lume durante alguns minutos - mais tempo se não se usar o leite condensado cozido). Todas as crianças adoram chocolate. Ovos moles também nunca fiz...
    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  7. Eu faria o glacé colorido :) Já fiz glacé e gostei muito :)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Mamã Catarina!
    O Bolo de anos das crianças deve ser leve , por isso eu preferiria recheá-lo com Creme de Pasteleiro.
    Se ele for coberto com Creme de Chocolate, pode ser decorado com "smarties" coloridos.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  9. Olá mamã :)

    Passei para dar os parabéns à Beatriz. Espero não me ter enganado na data, mas fiquei com a ideia que era hoje que ela fazia 2 aninhos!
    Estou completamente babada com a minha Beatriz (se calhar é do nome e são todas lindas :D ). Apesar das noites sem dormir é a melhor coisa da minha vida!
    Muitos beijinhos para vocês e espero que seja um dia muito feliz :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ás duas mãe e filha, ~só hoje é que vi o teu pedido, lamento não ter dado nenhuma dica, espero que tenhas resolvido o problema da decoração, bjinhus carinhoso.

    ResponderEliminar