sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quadrados de Carne Picada

E pronto, é chegada a hora de publicar então a única receita que faltava da nossa Passagem de Ano! Estes quadradinhos já os tinha feito para servirem de petisco na festa da filhota mais crescida, e como são deliciosos e tiveram tanto sucesso, decidi voltar a fazê-los, mas desta vez em ponto grande [ligeiramente maiores que um hamburguer] já que serviram para uma refeição!

A receita original encontrei no cantinho da Nani, e bendita a altura que se lembrou de os fazer, porque são mesmo bons! Acabados de fazer e ainda quentinhos, com todo aquele queijo a derreter... simplesmente irresistíveis! E outra vantagem é que se pode fazer uma série deles e congelar, ficam prontos para qualquer altura! Experimentem que vale mesmo a pena! Vou então colocar as quantidades que eu utilizei!

INGREDIENTES:

800 g carne picada com chouriço [no talho onde a compro já preparam a mistura]
queijo q.b.
fiambre q.b.
farinha q.b.
ovo q.b.
pão ralado q.b.
sal, pimenta e salsa picada q.b.

PREPARAÇÃO:

Misturar bem a carne picada com o sal, a pimenta e a salsa picada a gosto! Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma rectangular e colocar uma fina camada de carne, calcando muito bem de forma a não ficarem buracos! De seguida uma camada de queijo e depois outra de fiambre! Terminar com a restante carne, ficando tudo coberto!

Desenformar e, com o auxílio de uma faca que corte bem, cortar quadrados do mesmo tamanho! Passar por farinha, ovo e pão ralado! Depois de panados, podem-se passar as bordas novamente por ovo e pão ralado, de forma a que o queijo não saia quando for a fritar, isto é fundamental! Levar ao congelador por uma hora! Findo o tempo devem retirar-se e fritar em óleo bem quente, e esta fritura leva apenas uns minutinhos! E está pronto a servir, bem quentinhos de preferência!

Comeram-se tão rápido que, quando me lembrei de fotografar o agradável interior com queijo a derreter, já não havia nada! Fica para uma próxima vez, já que é receita a repetir com toda a certeza!

8 comentários:

  1. Hummm receita deliciosa sem dúvida...beijinho

    ResponderEliminar
  2. ficaram lindos amiga,quadrados rectangulos,redondos já marchava,agora deste-me fomeeeeeeeeee,jinhoss

    ResponderEliminar
  3. Ai valha-me... "com todo aquele queijo a derreter", nem precisas dizer mais nada :)

    ResponderEliminar
  4. Devem ficar muito bons amiga!E deve ser daquelas receitas que os miudos adoram!

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Hum me deu até água na boca, vou fazer essa receita na minha casa. ;D

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta receita,deve ser uma delícia
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que gostaste dos quadradinhos, cá em casa são suceso garantido, bjs.

    ResponderEliminar