terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bolo de Aniversário


Escolhi este bolo para celebrar o 31º Aniversário do pai das minhas filhas. Inicialmente não estava previsto vir ninguém cá a casa. Mas no decorrer do dia, e conforme as pessoas íam telefonando, ía surgindo o convite para cá passarem, por parte do aniversariante.

Claro está que de repente dei por mim na cozinha a preparar algumas sobremesas para que pudéssemos saborear na companhia uns dos outros. Apenas um dos pudins se estragou pois tirei-o cedo demais do forno, acabou por se desmanchar quando o desenformei. Fico mesmo zangada quando algo corre mal, nem tão só pelos ingredientes que se gastaram mas pela própria experiência em si, para um cozinheiro é um desconsolo.

Tudo o resto ficou bem, incluindo o Bolo de Aniversário. Para o fazer adaptei uma ideia que vi numa revista, e fui dando os meus toques pessoais. A minha irmã mais nova não aprecia bolos caseiros e por isso pediu-me que não lhe servisse uma fatia, mas eu insisti para que provasse e que não faria mal se não gostasse e tivesse de colocar de parte. Dois a três minutos depois o guardanapo dela já estava vazio, é bom sinal e fiquei satisfeita que ela tivesse gostado do bolo.

INGREDIENTES PARA A MASSA:

3 ovos
100 g açúcar
1 colher chá açúcar baunilhado
100 g farinha
1 colher chá fermento em pó

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
2,5 dl leite
50 g açúcar
35 g farinha
2 colheres sopa farinha maizena
2 ovos
1 gema
2 colheres sopa chocolate em pó (usei Nesquik)

PREPARAÇÃO:

Para a massa, bater bem os ovos com ambos os açúcares. Juntar lentamente a farinha e também o fermento em pó. Untar com margarina e polvilhar com farinha um tabuleiro com 20 x 15 cm. Verter neste a massa e levar ao forno pré-aquecido a 180º C, por 20 minutos. Findo o tempo, verificar se já está cozido com o auxílio de um palito. Retirar, desenformar em cima de papel vegetal e deixar arrefecer.
Para o recheio, levar o leite a lume brando e deixar ferver. À parte misturar o açúcar com ambas as farinhas, os ovos, a gema e o chocolate em pó. Incorporar esta mistura no leite, levar novamente ao lume e mexer com uma vara de arames até engrossar. Retirar do lume.

Para montar o bolo, começa-se por aparar em toda a sua volta com uma faca de serrilha. Dividir em três partes, rechear com o creme de chocolate e sobrepor as partes sob o creme. Depois de estar composto, polvilhar abundantemente com açúcar em pó e decorar a gosto. Eu acrescentei um pitada de canela nas beiras.

Fiquei orgulhosa com o resultado final pois, do nada e sem estar sequer planeado, saiu um bolo agradável ao paladar e à vista. Para quem quiser experimentar, atenção porque fica um bolo pequenino, o que para mim foi uma mais valia pois das coisas que menos gosto que sobrem em festas é precisamente o Bolo de Aniversário.
Uma vez que foi tudo inesperado, nem velas adequadas tinha para colocar no bolo. O tempo para as ir comprar também era mínimo. Assim sendo, optei por utilizar umas das meninas [eu tenho, até agora, guardadas todas as velas das minhas meninas, já ocupam espaço].

14 comentários:

  1. He he, realmente fiquei a olhar para os plahaços e achei logo que eram das tuas filhotas :) Ficou com bom aspecto o bolinho. Eu cá sou fã de coisas caseiras ;)

    ResponderEliminar
  2. eu cá tb... só gosto dos caseiros :) esse ficou com um aspecto mesmo guloso ... e mts parabéns cheios de felicidades :)

    ResponderEliminar
  3. A tua irmã não gosta de bolos caseiro ?!? Isso não é normal hehe...olha ficou lindo o teu bolo e devia estar mesmo delicioso...beijinho e Parabéns

    ResponderEliminar
  4. ficou muito giro este bolinho, esta de parabens. olgha ai fizeste so uma receita?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu acho que o bolo ficou lindo e, se a tua irmã não gosta de bolos caseiros e aprovou, então é mesmo uma receita a guardar.
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Mesmo depois do jantar me deixas com água na boca... Está com um aspecto delicioso!
    Tenho no meu blog uma coisita para ti... Vai lá ver se gostas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Os azares na cozinha, sucedem sempre que temos pressa ou que estamos nervosas. Espero que não tenhas deitado fora o Pudim...podes sempre aproveitar para misturar com restos de bolo desfeito ou bolacha ralada, às camadas numa taça, alternando com pedaços de gelatina colorida ou chantilly. O Bolo de Anos estava muito alegre e fofinho. Parabéns, mais uma vez.Recebeu o meu mail?Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Ai Bombom, agora até fiquei com pena! É que o desmanchar do pudim aborreceu-me tanto que deitei mesmo para o lixo :( Mas é algo que não voltará a acontecer depois desta dica preciosa, não me esquecerei :)

    Obrigada pelos Parabéns! E quanto ao email não recebi nada! Agora fiquei a pensar, será possível reenviá-lo, se faz favor? :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Eu mandei para Caty-01@hotmail.com
    será que fiz algum erro? Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  10. Pois é Bombom, esse é mesmo o meu email! Mas não me recordo mesmo de o ter recebido! A única hipótese que coloco é tê-lo apagado por desconhecer o remetente! Tenho muito respeito a tudo o que desconheço, penso sempre em vírus! Peço desculpa por isso! Se for possível reenviá-lo seria o ideal! Desde já obrigada :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  11. Se receber um mail de armandofatimadias@gmail.com
    não apague! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  12. Ok, fico então a aguardar! E desta vez vou tomar muita atenção para não o apagar :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  13. Ainda não recebeu? Já mandei segunda vez.Se puder mande-me um para o endereço que lhe deixei acima e depois volto a reenviar, pode ser que à terceira seja de vez!!!Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  14. Já tratei disso, agorinha mesmo! Espero que desta vez consigamos resolver tudo, que já me está a deixar com a pulga atrás da orelha :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar