quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Arroz Doce da Nanda


Quando passei pelo blog da nossa querida e saudosa Nanda eu sabia que iria trazer muitas receitas comigo. Esta ainda é a segunda que ponho em prática, com certeza outras virão. Tal como referi um dia, fazer Arroz Doce nunca foi tarefa fácil cá por casa e, só ao fim de muitas tentativas, acertei no ponto.

A receita que me fez conseguir ter um Arroz Doce decente tornou-se a eleita a ser repetida por algum tempo, até ter encontrado este que subiu imediatamente para o topo como nossa favorito.  Fica bem dourado e cremoso, devido ao açúcar amarelo, e ainda morno faz as delícias de todos cá em casa.

Apenas dispensei o açúcar baunilhado que consta na receita original. A medida que utilizei, tal como a Nanda, foi uma tigela de sopa.

INGREDIENTES:

1 medida arroz
1 medida água
1 pitada sal grosso
3 1/2 medidas leite
1 colher sopa manteiga
1 pau canela
casca limão q.b.
1 medida açúcar amarelo
6 gemas
canela em pó q.b.

PREPARAÇÃO:

Numa panela colocar o arroz, a água, a pitada de sal e levar ao lume, mexendo de vez em quando, até que a água esteja praticamente evaporada. Acrescentar o leite em fio e, de seguida, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão [quantidade a gosto]. Deixar cozer o arroz em lume brando, mexendo de vez em quando e acrescentando leite quente sempre que se achar necessário.

Quando o arroz estiver cozido, juntar o açúcar e envolver. Juntar também as gemas batidas com um pouco de leite e envolver tudo rapidamente para que as mesmas não cozam. Retirar as cascas de limão e o pau de canela, verter para uma travessa e decorar com canela em pó.


Cá em casa todos gostamos de nos deliciar com uma taça de arroz ainda morno. O restante vai para o frigorífico, para nos irmos deliciando sempre que a vontade o ditar.

Fonte: O Cantinho da Nanda

8 comentários:

  1. olha eu tambem gosto muito de arroz doce, nunca fiz quem costua fazer e a minha mama. o teu esta um especatuculo. e verdade a nada deixou-nos muitas delicias.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A minha sobremesa favorita é arroz doce! É engraçado porque eu sempre que tentei fazer nunca deu certo e uma das resoluções para 2009 era conseguir finalmente fazer um arroz doce decente! Este fim de semana vousem duvida experimentar esta receita, que me parece simplesmente divinal;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Lá consegui um tempinho para vir espreitar os meus blogs favoritos! Anda tudo óptimo por aqui com a pequena Beatriz. E por ai, como anda a Beatriz mais crescidinha? :)
    A foto do perfil é deste Natal? Estão lindas as princesas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eh Eh Eh...também gosto muito de arroz doce é uma das minhas sobremesas favoritas! :)
    O teu ficom tão cremosinho, que maravilha!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, não assinaste e agora fiquei sem saber quem tu és! Faz lá esse favorzinho :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  6. Se essa técnica de repassar os cheiros existisse eu estava tramada. Então é que me apetecia tudo :)
    Arroz doce não é coisa que aprecie. Só se ficar quase em creme... o teu parece ter ficadi assim, super cremosinho. Eu provava :)

    ResponderEliminar
  7. Olá querida, este fim de semana, experimentei o "teu" arroz doce.
    Bem.... foi comer e chorar por mais.
    Ficou uma maravilha, parabéns.
    Beijinhos e bom fim de semana,

    Carla

    amanhã vou estar toda a tarde aí para as tuas bandas, vou para alhandra.

    ResponderEliminar