sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Salsichas Enroladas em Couve Lombarda

Já há alguns meses que não cozinhava as salsichas desta forma! Aliás, sempre que as comi assim foi enquanto solteira e ainda na casa da minha mãe! A única vez que tentei fazer na minha casa correu mal, porque segui a receita de um livro que cá tinha e, a meu ver, sabia demasiado a vinho branco!

Vimo-nos forçados a retirar as folhas de couve e a comer apenas as salsichas, porque são as couves que absorvem maior tempero! Desta vez ficaram boazinhas e ninguém se queixou! Mas também reduzi em muito o vinho, além de que adicionei outros ingredientes que lhe conferiram um sabor agradável!

INGREDIENTES:

8 salsichas frescas
8 folhas couve lombarda
1 cebola
2 dentes alho
1 cenoura
azeite q.b.
louro q.b.
polpa tomate q.b.
vinho branco q.b.
sal q.b.

PREPARAÇÃO:

Escolher as maiores folhas da couve e escaldá-las em água, apenas para as tornar mais maleáveis! Colocá-las a escorrer! Entretanto picar a cebola e os alhos e cortar a cenoura em cubinhos pequeninos! Alourar num tacho com azeite! Acrescentar depois o louro, a polpa de tomate e o vinho branco! Enrolar as salsichas nas folhas de couve e prender com palitos, colocando depois no tacho e juntar água até ficarem cobertas!

Temperar com sal e deixar cozinhar em lume brando, agitando o tacho de vez em quando para que as salsichas fiquem embebidas no caldo! Assim que estiverem prontas deve-se servir com acompanhamento a gosto, no meu caso optei por um arroz branco!

Esta comida não é nada de especial e nem tem ciência nenhuma, mas de vez em quando sabe bem para variar um pouco as salsichas e não as confeccionar sempre da mesma forma :)

9 comentários:

  1. olá Catarina, ontem foi dia de salsichas na minha cozinha, hoje é na tua.. lol
    respondendo á tua pergunta, a técnica que usei na caixa foi a decapagem.
    se quiseres eu manda-me um mail que eu explico-te como é..
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Já estou com água na boca... humm que delicia

    Acho que hoje experimento esse arrozinho doce;)


    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que excelente ideia para cozinhar salsichas sem serem grelhadas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá querida, a receita parece ser bem deliciosa.
    Agradeço o desafio, assim que possa irei postá-lo.
    Beijinhos e bom carnaval,
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Querida Catarina Obrigada por te lembrares de mim, mas há muito tempo que coloquei um aviso no blog a informar que não participo em prémios, mimos e afins, está no fundo da página à direita. Não me leves a mal. Obrigada e beijinho.

    Aposto que as mentiras são a 9,1, e 4. lol

    ResponderEliminar
  6. Eu cá acho que não gostas de sapateira, nem de acordar cedo!!! Quem é que gosta????!!! ;)
    E aquela da tatuagem também me parece que é mentira... Será???
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Rica sugestão, adorei, e obrigado pelo desafio, já tenho uma data deles para postar, um destes dias, bom carnaval, bjs.

    ResponderEliminar
  8. Adoro este comer, mas nunca faço porque o meu marido odeia! :(

    ResponderEliminar