segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pão Saloio

Já disse que adoro a minha MFP, não já? Nunca me deixou ficar mal, e até mesmo o primeiro pão que fiz ficou delicioso, teve apenas o senão de ter ficado com a côdea um pouco rija! Mas provavelmente é por ser uma receita do livro que continha, pois todos os restantes têm ficado excelentes!
Desta vez experimentei o Pão Saloio que encontrei no cantinho da Piteca! Posso dizer que foi o maior e melhor pão que fiz até hoje! É tão grande que quase colou à tampa da máquina, e a massa é tão pesada e consistente que eu só via a máquina a abanar! Só pensava "querem ver que é desta que fico sem a minha preciosa ajudante?"... levou cá uma sova!

Estas fotografias são de um pão que já fiz há alguns dias atrás, mas hoje repeti a dose! O maridinho precisava de sair de casa às 12horas para ir trabalhar, e eu queria que ele tivesse um pãozinho pronto para levar como farnel! Como é um programa que demora 3 horas eu decidi levantar-me logo às 08:00 para colocar os ingredientes na cuba e pôr a MFP a trabalhar, e claro que depois fui dormitar mais um bocadinho! Que bem que soube acordar com um cheirinho tão agradável pela casa!

Claro que eu podia ter programado e assim escusava de me levantar para depois voltar a deitar, mas depois ficava a noite toda a gastar electricidade e é um desperdício! Mas claro que um dia hei-de experimentar a programar, não fazendo disso uma regra, claro!

INGREDIENTES:

3,30 dl água
1 1/2 colher chá sal
500 g farinha
20 g fermento padeiro

PREPARAÇÃO:

Colocar todos os ingredientes na cuba pela ordem descrita, sendo que o fermento desfaz-se na água morna, nunca quente! Colocar a cuba na máquina e escolher o programa Normal, tamanho II e cor desejada [eu optei pela média]! Ao fim de 3 horinhas está pronto um pão fofo e maravilhoso! E dá para fazer também torradas, ficam uma delícia e põe qualquer pão de forma a um canto!

Ah, e finalmente descobri que afinal se formos ao Pingo Doce pedir por fermento eles dizem logo que não têm, o que têm é levedura fresca, que vem precisamente igual ao fermento do Continente, numa embalagem de 2 x 25 g, e custa 0,50 €! Já agora, alguém me sabe explicar qual a diferença entre fermento de padeiro e levedura fresca? Ou será a mesma coisa?

E agora resta-me desejar-vos um excelente Carnaval! Divirtam-se muito e tenham também cuidado para não se magoarem :)

16 comentários:

  1. Ficou com óptimo aspecto o pão. A receita é bem simples, vou experimentar. Como não tenho o fermento fresco vou procurar a medida equivalente de fermento seco.

    p.s. De que se vão mascarar as pequenitas? :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Levedura fresca e fermento de padeiro acho que é a mesma coisa, mas não tenho certeza! O fermento de padeito que eu compro fica muito mais barato! Belo pão :)

    ResponderEliminar
  3. Minha Querida, gostei do teu desafio, mas no meu frigorífico não tenho rigirosamente NADA! Gosto dele assim...
    Beijoca grande!

    ResponderEliminar
  4. Esse pãozinho é de deixar água na boca...também adoro a minha MPF, não a dispenso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa só programei um pão uma vez, para experimentar, mas depressa desisti porque o marido acordou às 6 da manhã com o barulho das batidas da máquina a amassar!Mas durante o dia às vezes dá geito quando temos de sair e precisamos de pão fresco.
    Em relação ao fermento de padeiro e à levedura acho que é a mesma coisa, mas nunca comprei levedura.Uso levedura seca (Fermipan, Vahiné,etc), mas fica mais cara do que a fresca.O teu pão ficou muito lindo. Podes acrescentar-lhe sementes de sésamo ou linhaça que são muito saud áveis, deixam o pão crocante e as pequenitas nem dão por elas.Ou sementes de girassol, se elas gostarem.Recebeste a encomendinha?
    Bom Carnaval e uma semana feliz.Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  6. Eh Eh Eh...Que engraçado!!! Ainda bem que gostaram do pãozinho, é uma delícia mesmo, em relação ao abanar da máquina, a minha faz o mesmo, mas nunca tive problemas por causa disso! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  7. Olá, entrei no mundo dos blogs à pouco tempo mas já deu para perceber que MFP é muito popular entre as "cozinheiras". Estou a pensar em comprar uma por isso gostaria de saber qual a melhor em termos de qualidade/preço. Se puder agradecia que me pudesse facultar informações. Obrigado.

    Estrunfina

    ResponderEliminar
  8. Bombom, recebi sim... e estou-lhe eternamente agradecida pelo gesto! Mas vou enviar um email :)

    Estrunfina, é de boa vontade que dou algumas dicas sobre a MFP! Mas será possível enviares o teu endereço? Ou então escreve-me para caty-01@hotmail.com, para ser mais simples :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Levedura fresca ou fermento de padeiro fresco é a mesma coisa. Mas acho caro. Aqui compro embalagens 500 gramas por 1 euro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Obrigado por te lembrares de mim para o desafio.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Também tenho uma MFP há menos de 1 mês e estou a adorar experimentar montes de pães diferentes e compotas... uma delicia!

    Eu também comprei esta semana essa embalagem no Pingo Doce para fazer um pãozinho, mas ainda não fiz.

    ResponderEliminar
  12. mãmã catarina muito obrigada pelo convivio de ontem e palo carinho com que nos receberam... adorei...
    Meninas esta SENHORA cozinha muito muito bem...as fotos são muito apelativas mas quando provamos estas iguarias na realidade..é de comer e chorar por mais...
    já tenho a mfp..lolll.dei a volta ao homem...depois conto como correu...
    beijos gandes pra ti e pras filhotas lindonas que adoramos

    ResponderEliminar
  13. Bom dia! realmente ando em falta contigo...fiquei de dizer como correu e depois nickles....ando mesmo queimadita...lolll...ainda só experimentei com as farinhas pre feitas...tenho de experimentar agora com a receita que me deste...quando estiver de folga...espero..o pao com chouriço é que das duas 2x que fiz nao me calhou bem..mas hei-de conseguir..ehh ehhh... e as meninas estao boas? o cromo do marido sei que sim, pelas noticias que me chegam via marido..lolll... espero que estejas bem...jocas

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que fermento de padeiro e levedura fresca é a mesma coisa. E é o que uso sempre. Sai mais barato!

    ResponderEliminar
  15. olá,gostei mto do teu blog...e gostei mto do aspecto do teu pão e acabei por fazer,só k não ficou tão grande como o teu...como não tinha fermento fresco utilizei uma saketa de vahiné,será k foi por isso?mas ficou mto fofinho...parabens pelo blog. jinhos.

    ResponderEliminar
  16. Olá a todas!

    Segundo me informei no lusitania.pt a levedura fresca e a levedura seca NÃO são a mesma coisa. No caso da levedura fresca tem que se colocar o triplo da quantidade.

    Temos a fama de padeiros por esse mundo fora. Por isso toca a colocar aqui mais umas destas maravilhosas receitas! Eu vou experimentar umas quantas, porque até agora ainda não consegui fazer um pão de jeito... :)

    ResponderEliminar