quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Farófias

No dia em que fiz cá em casa o Cozido à Portuguesa, decidi que esse seria um dia tipicamente português, pelo menos na nossa mesa! E por isso optei por fazer umas Farófias! Bom, esta é a sobremesa favorita da minha mãe e há anos que a ouço repetir isso vezes sem conta! Eu como nunca tinha provado, aproveitei a fazer e assim juntei o útil ao agradável, para assim poder dar também a minha opinião!

A minha mãe sempre me falou maravilhas deste doce, e então eu pensei que fosse isso mesmo... uma maravilha! Claro que não é nada de se deitar fora, mas também não é especialidade nenhuma, e isto é apenas a minha opinião porque gostos não se discutem! Prefiro muito mais uma tacinha de Arroz Doce ou Leite Creme, estes sim deixam-me satisfeita!

Hoje em dia a receita para esta sobremesa encontra-se em qualquer livro ou revista de culinária, e se uns lhe chamam pelo nome mais antigo e mais conhecido, outros já lhe chamam de Nuvens e afins! Eu prefiro manter a tradição, tanto no nome como na forma de a confeccionar, seguindo escrupulosamente cada detalhe para que tudo corra na perfeição!

INGREDIENTES:

8 dl leite
1 casca limão
1 pau canela
6 ovos
12 colheres sopa açúcar
canela em pó q.b.

PREPARAÇÃO:

Num tacho, colocar o leite com a casca de limão e o pau de canela, levando ao lume médio até ferver! Entretanto bater as claras em castelo, juntar seis colheres de sopa de açúcar e voltar a bater, até ficarem bem firmes! Reduzir o lume e retirar a casca de limão e o pau de canela!

Com o auxílio de uma colher, tirar pedaços de claras e colocá-las no tacho, cuidadosamente! Deixar cozer durante 30 segundos de cada lado [é fundamental], retirando depois com o auxílio de uma escumadeira e colocar num passador! Reservar!

Juntar as gemas ao restante açúcar e adicionar ainda o leite que sobrou, previamente passado por um passador! Levar a lume brando e mexer até engrossar! Retirar do lume, deixar arrefecer um pouco e colocar então por cima das Farófias, que entretanto já estão dispostas numa taça de servir! Polvilhar com canela em pó a gosto!

Tal como disse anteriormente, eu segui cada detalhe da receita, e dei-me mesmo ao trabalho de contar 30 segundos na cozedura de cada clara! Nessa altura, cada pessoa que entrasse na cozinha ficava a falar sozinha porque eu estava completamente à margem do mundo! Cometi o erro de retirar as claras com uma escumadeira e colocá-las de imediato na taça de servir, quando deveria ter colocado antes num passador, de forma a escorrer todo o leite! Isto tudo porque estava com pouco tempo, e como a pressa é inimiga da perfeição...

E quanto ao creme que as cobre não deveria ter engrossado tanto, porque depois de o dispor começou a rachar, como podem ver nesta última fotografia! Mesmo assim não me posso queixar porque até correu bem e as Farófias ficaram boazinhas! Mas pronto, fica aqui o meu contributo para que, ao menos a vocês, estes pequenos pontos possam correr melhor :)

7 comentários:

  1. Costuma dizer-se que "o que é doce nunca amargou". Vais ver que para a próxima vai ficar melhor.Como não as puseste a escorrer antes de colocar no prato de serviço, esse leite fez falta para o creme, que deve ficar fluido(não muito grosso).É uma boa maneira de aproveitar as claras que sobram...e normalmente as crianças gostam.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Olha que não ficaram nada mal, não me importava de cmer essa tacinha, parece deliciosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que têm bom aspecto! Confesso ke é um doce que nunca comi, não me atrai ... mas engraçado, que a minha mãe tambem adora!

    ResponderEliminar
  4. Ai amiga, ficaram óptimas! Deixa lá que com o creme rachado ou não elas marchavam na mesma...Ah Ah Ah!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz e gostei, mas não é o doce que eu mais gosto.

    ResponderEliminar
  6. ai catarina tu não existes ...deve ser optimo este doce ...nunca fiz e nunca provei ..
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficaram muito bem, já não faço há tempos, bjs.

    ResponderEliminar