Esta receita já foi postada em vários blogs de culinária, e eu também não consegui ficar indiferente. Quantas vezes já cozinhámos salsichas frescas, ora fritas ora grelhadas ora de outra forma qualquer, e nunca sequer nos lembrámos de as fazer de uma forma mais saudável e talvez até mais engraçada ou apelativa, em caracol e no forno.
Eu tenho a grande vantagem de estar em casa com as milhas filhas, disso quase toda a gente já sabe, mas nem por isso tenho mais tempo para estar sentada no sofá de comando na mão. Há sempre uma cozinha para orientar, brinquedos fora do lugar à espera de serem arrumados, roupas para organizar, uma criancinha para levar à escola e outra a precisar claramente de uma sesta, refeições para serem preparadas, enfim... ando sempre a mil de um lado para o outro. Por isso optei por começar a gravar os meus programas favoritos, regra geral de culinária, para poder ver quando estou mais aliviada de tarefas, normalmente à noite.
Num desses programas gravado, vi o Jamie Oliver a preparar estas salsichas com tanta simplicidade que pensei "e porque não?". Sempre que compro salsichas no talho tenho por hábito cortá-las pelos nós e estão prontas para congelar. Assim sendo, tive de ir comprar "novas" salsichas para preparar este prato. O facto de não ter por casa todos os ingredientes necessários não me impediu de avançar, utilizando alguns a gosto e de que dispunha. Tudo a postos e vamos então à receita.
INGREDIENTES:
Salsichas frescas q.b.
Azeite q.b.
Alho em pó q.b.
Salsa picada q.b.
Cebola q.b.
Vinho Branco q.b.
Louro q.b.
PREPARAÇÃO:
Começar por tirar os nós entre cada salsicha, espalmando cuidadosamente a carne de modo a preencher esses espaços e formar uma só salsicha grande. De seguida besuntá-la com azeite, utilizando as mãos, de forma a que os próximos temperos grudem bem e uniformemente. Temperar com alho em pó e salsa picada, não sendo necessário sal! Enrolar a salsicha com o auxílio de palitos.
Num tabuleiro colocar a cebola cortada em tirinhas e por cima dispor o caracol. Regar com vinho branco, um pouco mais de azeite e colocar ainda umas folhas de louro. Levar ao forno a 200º C, o tempo suficiente para cozinharem e dourarem, não esquecendo de as virar a meio da cozedura. Aqui em casa foi servido com puré de batata e salada.
E viva o Jamie Oliver e as suas receitas fantásticas. Esta cá por casa teve um feedback positivo!!
estas salsichas pareçem-me tao bem,tb as vi e fiquei apaixonada por elas,e agora mais aindaaaaaaaaaa...jinhos amiga e obrigadaaaaaaaaa
ResponderEliminarClaro que compreendemos miga não há problema... :)
ResponderEliminarEu também vi o nosso Jamie a cozinhar as salsichas, aquele homem é demais não haja dúvidas! :)
As tuas ficaram excelentes mesmo!
Bjcas.
Nunca me tinha lembrado de cozinhar assim as salsichas... relamente!
ResponderEliminarAchei engraçado gostares de kelly family, eu já fui maluca por eles até cheguei a ir a um concerto há vários anos no coliseu de lisboa.
Beijocas
Já vi salsichas assim pelos blogs, também as acho muito engraçadas e devem ficar bem boas :)
ResponderEliminarFicou um lindo caracol e aposto que bem saboroso :-)
ResponderEliminarFica muito bem o caracol das salsichas.Fiz uma vez assim unido as salsichas e foi um sucesso :)
ResponderEliminarBeijinho
Os pares para a troca já sairam do forno!
ResponderEliminarBoa sorte!
Amiga sou eu o teu par das trocas...e então tens alguma ideia????desculpa, mas é a primeira vez que estou a participar numa iniciativa destas. jinhosssssssssss
ResponderEliminarEssa receita é um espetaculo, quando vi o programa dele também adorei.
ResponderEliminarBeijinhos e obrigada pelo desafio. vou postar logo que possa.
Amiga vim te desejar, a ti e a todos aí em casa, uma PÁSCOS FELIZ. JINHOS DOCES.
ResponderEliminarAté eu que não gosto de salsichas fiquei a pensar nelas! No forno?! Boa ideia... Já agora obrigada pelo prémio.
ResponderEliminarBeijocas