quinta-feira, 2 de abril de 2009

Caracol de Salsichas - Jamie Oliver


Esta receita já foi postada em vários blogs de culinária, e eu também não consegui ficar indiferente. Quantas vezes já cozinhámos salsichas frescas, ora fritas ora grelhadas ora de outra forma qualquer, e nunca sequer nos lembrámos de as fazer de uma forma mais saudável e talvez até mais engraçada ou apelativa, em caracol e no forno.
Eu tenho a grande vantagem de estar em casa com as milhas filhas, disso quase toda a gente já sabe, mas nem por isso tenho mais tempo para estar sentada no sofá de comando na mão. Há sempre uma cozinha para orientar, brinquedos fora do lugar à espera de serem arrumados, roupas para organizar, uma criancinha para levar à escola e outra a precisar claramente de uma sesta, refeições para serem preparadas, enfim... ando sempre a mil de um lado para o outro. Por isso optei por começar a gravar os meus programas favoritos, regra geral de culinária, para poder ver quando estou mais aliviada de tarefas, normalmente à noite.

Num desses programas gravado, vi o Jamie Oliver a preparar estas salsichas com tanta simplicidade que pensei "e porque não?". Sempre que compro salsichas no talho tenho por hábito cortá-las pelos nós e estão prontas para congelar. Assim sendo, tive de ir comprar "novas" salsichas para preparar este prato. O facto de não ter por casa todos os ingredientes necessários não me impediu de avançar, utilizando alguns a gosto e de que dispunha. Tudo a postos e vamos então à receita.

INGREDIENTES:

Salsichas frescas q.b.
Azeite q.b.
Alho em pó q.b.
Salsa picada q.b.
Cebola q.b.
Vinho Branco q.b.
Louro q.b.

PREPARAÇÃO:

Começar por tirar os nós entre cada salsicha, espalmando cuidadosamente a carne de modo a preencher esses espaços e formar uma só salsicha grande. De seguida besuntá-la com azeite, utilizando as mãos, de forma a que os próximos temperos grudem bem e uniformemente. Temperar com alho em pó e salsa picada, não sendo necessário sal! Enrolar a salsicha com o auxílio de palitos.


Num tabuleiro colocar a cebola cortada em tirinhas e por cima dispor o caracol. Regar com vinho branco, um pouco mais de azeite e colocar ainda umas folhas de louro. Levar ao forno a 200º C, o tempo suficiente para cozinharem e dourarem, não esquecendo de as virar a meio da cozedura. Aqui em casa foi servido com puré de batata e salada.


E viva o Jamie Oliver e as suas receitas fantásticas. Esta cá por casa teve um feedback positivo!!

11 comentários:

  1. estas salsichas pareçem-me tao bem,tb as vi e fiquei apaixonada por elas,e agora mais aindaaaaaaaaaa...jinhos amiga e obrigadaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  2. Claro que compreendemos miga não há problema... :)
    Eu também vi o nosso Jamie a cozinhar as salsichas, aquele homem é demais não haja dúvidas! :)
    As tuas ficaram excelentes mesmo!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. Nunca me tinha lembrado de cozinhar assim as salsichas... relamente!

    Achei engraçado gostares de kelly family, eu já fui maluca por eles até cheguei a ir a um concerto há vários anos no coliseu de lisboa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Já vi salsichas assim pelos blogs, também as acho muito engraçadas e devem ficar bem boas :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou um lindo caracol e aposto que bem saboroso :-)

    ResponderEliminar
  6. Fica muito bem o caracol das salsichas.Fiz uma vez assim unido as salsichas e foi um sucesso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Os pares para a troca já sairam do forno!

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Amiga sou eu o teu par das trocas...e então tens alguma ideia????desculpa, mas é a primeira vez que estou a participar numa iniciativa destas. jinhosssssssssss

    ResponderEliminar
  9. Essa receita é um espetaculo, quando vi o programa dele também adorei.
    Beijinhos e obrigada pelo desafio. vou postar logo que possa.

    ResponderEliminar
  10. Amiga vim te desejar, a ti e a todos aí em casa, uma PÁSCOS FELIZ. JINHOS DOCES.

    ResponderEliminar
  11. Até eu que não gosto de salsichas fiquei a pensar nelas! No forno?! Boa ideia... Já agora obrigada pelo prémio.
    Beijocas

    ResponderEliminar