sexta-feira, 19 de junho de 2009

Croquetes de Carne


Desde que iniciei esta minha aventura pelos blogs de culinária, criando também o meu, que são muitos os produtos alimentares que por aí vejo e me despertam o interesse em experimentar. O mesmo acontece com receitas que até então desconhecia ou me achava incapaz de reproduzir. Tal é o caso dos croquetes, sendo que depois desta primeira experiência estou decidida a não os comprar mais.

O que me levou a experimentá-los foi o facto de hoje em dia ser raro encontrarmos um sítio onde se compre / consuma um bom croquete ou rissol. Ora têm uma crosta muito rija, ora praticamente não têm recheio, há ainda os que se desfazem totalmente e os que de carne pouco têm. Encontrei esta excelente receita no cantinho da Colher de Pau, que por sua vez encontrou no cantinho da Mariana e cuja originalidade pertence ao nosso Chefe Silva. Experimentei e agora não quero outra coisa, são uma delícia.

INGREDIENTES:

200 g Carne Picada com Chouriço e cozinhada
60 g margarina
1 dente alho
1 cebola
1 folha louro
60 g farinha trigo
1,5 dl leite
2 ovos
Sal q.b.
Pão Ralado q.b.
Óleo q.b.

PREPARAÇÃO:

Num tacho derreter a margarina e juntar o louro, o alho e a cebola, ambos picados. Deixar alourar, mexendo uma ou outra vez. Quando a cebola ganhar cor, juntar a farinha e envolver tudo. Adicionar em fio o leite bem quente e continuar a mexer até descolar do fundo. Juntar então a carne e temperar a gosto. Fora do lume adicionar 1 ovo batido e voltar a misturar tudo. Levar novamente ao lume e mexer até formar uma bola que se descole do fundo. Deitar para um tabuleiro, alisar a superfície e tapar com película aderente. Levar ao frigorífico por umas horas ou de um dia para o outro, é o ideal.
Depois é só moldar os croquetes na forma pretendida, passar por ovo batido e pão ralado, e levar a fritar em óleo bem quente. Ou pode-se também congelar, que foi o que eu fiz com a maioria. Eu optei por utilizar 1 kg de carne picada, aumentando também os restantes ingredientes. Desta forma armazenei uma boa quantidade de croquetes no congelador, prontos a fazer em qualquer altura. São os nossos maiores amigos em dias de pressa.


Ora aqui estão eles, prontos para ir a congelar, consegui cerca de 100 bolinhas [diga-se croquetes] e um dos tabuleiros está já reservado para a festinha de sétimo Aniversário da minha filha mais crescida, que se aproxima a passos largos.

Fonte: Caos na Cozinha

8 comentários:

  1. Adorei a receita tenho de experimentar.Já a algum tempo que ando com vontade de fazer croquetes e rissois.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Mas que grande sorte no mariduxo que tens! O meu de vez em quando tb decide cozinhar.
    Têm muito bom aspecto os teus croquetes.
    Bom fim de semana.
    Jokas!

    ResponderEliminar
  3. Gosto de croquetes, prefiro-os aos rissóis, mas nunca fiz em casa :)

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga, pois é estou a ficar muito repetitiva mas fico triste porque não consigo passar aqui mais tempo, mas a vida é mesmo assim. Em relação à tua dúvida é so mesmo para corar o frango que depois ele cozinha no molho.
    Os teus croquetes estão uma maravilha.Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. adoro croquetes e esta receita parece-me uam verdadardeira delicia.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Estes croquetes ficaram um mimo...tenho saudades tuas...não sei se recebeste as minhas sms, e acima de tudo a minha encomenda...espero que o aniversário da tua filhota tenha corrido às mil maravilhas e que ele tenha ficado muito feliz. Jinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Adoro croquetes!
    Simplesmente......
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de fazer salgsdinhos em casa. às vezes vou experimentando novas receitas. Enquanto pesquisava na net dei com estes seus croquetes, que, pelo que parece, e ao contrário da receita que tenho que leva natas, estes devem ser daqueles típicos bem sequinhos certo? Quando experimentar digo!

    ResponderEliminar