segunda-feira, 6 de julho de 2009

Salame de Chocolate - Dia Castanho

E finalmente apareço com uma receita para participar no passatempo culinário Dia da Cor. Desde o primeiro dia que queria participar, mas depois ou me distraía na data ou não tinha nenhuma receita com a cor pretendida para poder mostrar, e então fui adiando. Até que aqui estou, e nunca é tarde. Quer dizer, mais uns minutos e não chegava a tempo, mas consegui.
Salame de chocolate é para mim das receitas mais fáceis de confeccionar. Não tem nada que saber, é só juntar todos os ingredientes, dar-lhe o formato pretendido e levar ao congelador. Já a minha mãe o fazia e eu dou então seguimento à mesma receita. Hoje em dia já existem maneiras muito diversificadas de o fazer, há quem utilize leite condensado ou nozes, ou mesmo tablete de chocolate em substituição do chocolate em pó. Não duvido que sejam todos deliciosos mas, por enquanto, prefiro manter-me fiel ao tradicional Salame, como o conheço desde a minha infância.
INGREDIENTES:
200 g bolacha Maria
200 g chocolate em pó
200 g açúcar
2 ovos
1 colher sopa margarina
Açúcar granulado q.b.
PREPARAÇÃO:
Primeiro que tudo desfazem-se as bolachas manualmente, para que se sintam alguns pedaços quando estamos a comer. Existem vários truques... ou bater com o rolo da massa, ou meter todas dentro de um saco ou pano e esmagar, colocar numa tigela e esmagar com um almofariz... fica ao critério e jeito de cada um.

Após estarem todas esmagadas misturam-se com o chocolate, com o açúcar e com os ovos. Incorpora-se muito bem e, por fim, acrescenta-se a margarina derretida, que vai ajudar a que tudo fique bem envolvido. Amassa-se bem com a mão e transfere-se para uma superfície polvilhada com açúcar granulado!

Dá-se-lhe a forma pretendida, ou mais quadrado ou mais arredondado, pode-se fazer um salame grande ou dois pequenos. De seguida só tem de se embrulhar muito bem numa folha de alumínio e levar ao congelador. Retirar poucos minutos antes de servir, para se comer ainda bem fresquinho.

Fiz este Salame para a festa de Aniversário da filhota e foi dos doces que "voou" mais rapidamente, devidamente fatiado é só pegar e levar. E está assim dada a minha contribuição para este passatempo que acho espectacular desde início. Agora com licença que vou ali ao lado espreitar as outras colaborações, que acredito serem todas deliciosas.

15 comentários:

  1. Nunca gostei muito de salame, acho que os que provei eram feitos de bolachas já moles e sabiam-me sempre a velho. Por isso nunca fiz em casa e nunca mais comi. Mas têm muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga, minha boca fica salivando vendo essa maravilha de salame, hummm....
    Ótima participação!


    Beijos e ótima semana

    ResponderEliminar
  3. A miga fiqueia conhecer o teu rosto e isso é excelente...parace que nos tornamos mais próximas das pessoas quando conheemos as suas feições.
    A tua avó era muito jeitosa e tenho a certeza que onde está, que olha por ti e pelas tuas meninas. Vê-se que tinham uma bela cúmplicidade e isso nunca se perde.
    Amiga este salame, deixou.me com água na boca...já levava um pouquinho pra ao lanche... Jinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Não ligo muito a salame,mas quando é bem feito...e o teu tem mto bom aspecto! jinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de salame, que leva muito chocolate, esta uma delicia.
    bjss

    ResponderEliminar
  6. sabe sempre bem amiga,os miudos adoram e os graudos também,jinhos grandes amiga

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe fazia quando eu era pequenina. Que saudades desse sabor! Vou ter de experimentar...
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hoje em dia não ligo muito a salame de chocolate, mas quando era criança adorava, e em todas as minhas festas de aniversário não podia faltar :)
    Adorei a foto com a tua avó, uma ternura, e ficamos a saber que a Patrícia e a Beatriz são umas lindas como a mamã delas :)
    A minha Beatriz está óptima, quase a fazer seis meses já! Já olho para ela e sinto saudades do bebézinho de colo que parecia escorregar pelos meus braços. Agora tenho uma matulona de quase 8 kilinhos ehehe
    Obg por te lembrares sempre dela.

    Beijinhos para vocês.

    ResponderEliminar
  9. Olá,gostei imenso do teu blog.Ficas nos meus favoritos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz salame, mas agora está na altura de começar :-) este está com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. a minha filha é capaz de comer um salame inteiro sózinha... se ela visse estas fotos até se passava.

    ResponderEliminar
  12. Parece mesmo daqueles de compra, por estar tão perfeitinho... Parabéns!!

    Eu só fiz uma vez salame, ficou com óptimo sabor, mas ficou todo cheio de altos e baixos... :(

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta receita é diferente...passei por aqui e adorei também seu blog,vou ser sua seguidora...bjus querida...

    ResponderEliminar
  14. Adoro salame, mas nunca me atrevi a fazer, compro sempre no Pingo doce já feito.
    Já anotei a tua receita. BJS

    ResponderEliminar