quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tarte de Natas

Há algum tempo atrás a minha mãe veio fazer-me uma visita e comentou, por acaso, que tinha comido num restaurante uma sobremesa muito boa! Quando lhe perguntei como era ou como se chamava, apenas me disse que continha natas cremosas e alguma bolacha ralada pelo meio! Calculei logo que fosse Tarte de Natas, o que ficou confirmado depois de lhe mostrar algumas fotografias que encontrei noutros blogs de culinária! Prometi-lhe então que, numa próxima vez que cá viesse, eu haveria de ter feita uma dessas Tartes, para ela se deliciar! Até calhava bem, porque eu também nunca tinha provado! Assim, seria um dois em um!
Encontrei muitas receitas noutros blogs e em alguns Fóruns, mas a que me cativou mais foi uma que vem naquelas revistinhas pequeninas "Cozinha Semanal"! Tinha muito bom aspecto, parecia enorme, e em termos de ingredientes não era muito dispendiosa! Então, que melhor altura para a fazer do que na festinha de Aniversário da filhota? Dou então seguimento às sobremesas dispostas na mesa!

INGREDIENTES:

7 folhas gelatina incolor
1 lata leite condensado
1 dl leite
5 dl natas [usei 6 dl = 3 pacotes]
100 g bolachas Maria [usei 200 g = 1 pacote]
PREPARAÇÃO:

Triturar as bolachas Maria e reservar! Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de três minutos e derreter depois no micro-ondas! Misturar os leites e juntar a gelatina já derretida! Bater as natas bem firmes e envolvê-las na mistura anterior com o auxílio de uma vara de arames, para que tudo se incorpore muito bem!

Colocar metade do preparado numa forma de fundo amovível, depois as bolachas esmagadas e terminar com as restantes natas! Levar ao frigorífico para solidificar! Eu, para evitar que começasse a transbordar por debaixo da forma [como acontece algumas vezes] pus durante alguns minutos no congelador e só depois de ganhar alguma consistência é que transferi para o frigorífico, o que foi bastante rápido!
Para desenformar basta raspar com uma faca em toda a volta para que a tarte descole da tarteira, e está pronta a servir, bem fresquinha como se quer!
Fica realmente boa e, por momentos, fez-me lembrar a tão conhecida serradura! Quem gostou muito e comeu como se não houvesse amanhã foi a filhota Patrícia, a aniversariante! Só tenho pena por me ter esquecido de tirar fotografia a uma fatia! Mas não faz mal e fica para a próxima, uma vez que pretendo fazê-la mais vezes :)

15 comentários:

  1. Hummmm que bom! Era mesmo isso que me apetecia. Vou ver se amanhã experimento...
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. que maravilha amiga,ficou linda a tua tarte adorei,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Estas receitas inventadas são as que melhor ficam!
    De aspecto está muito perfeita, excelente!

    ResponderEliminar
  4. Hummmm, nham, nham que delicia.

    A tarte tem óptimo aspecto.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem k visitaste o meu cantinho...ehhe! Isto é muito bom!jokas

    ResponderEliminar
  6. Para aí há 2 ou 3 anos que não faço esta sobremesa..Obrigada por me relembrares esta maravilha!

    ResponderEliminar
  7. "melher"!!! tira-me isso da frente, que eu sou capaz de devorar uma tarte dessas inteira... adoro tarte de natas, é uma das minhas sobremesas favoritas!

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina! Esta tarte parece-me mesmo muito boa. Vou anotar a receita para um dia poder experimentar. Tudo de bom. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá querida, mais uma delicia.
    Só de olhar fica-se com água na boca.
    A tua mãe deve ter adorado.

    Beijinhos,
    Carla

    ResponderEliminar
  10. Aiga adorei esta receitinha...sou tão gulosa. beijinhos. Por aqui vamos andando, eu é que ando meio tritonha, mas sem razão. Jinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  11. Acho que vou entrar em desepero por estes dias. Ando a fazer um grande sacrifício, fazendo alguns doces e não comendo nenhum mas, assim com coisas destas fica muito difícil.

    ResponderEliminar
  12. Lindíssima a sua torta,gostei muito.
    Edilia

    ResponderEliminar
  13. aiai... mais uma delicia. só neste bocado que estou aqui já me deliciei umas quantas vezes eheheh

    Fantástica;-)

    ResponderEliminar
  14. Já experimentei! Ficou deliciosa... Então o maridinho adorou!!!

    ResponderEliminar