sexta-feira, 10 de julho de 2009

Charlotte Dois Sabores

E continuando com as sobremesas que estavam dispostas na mesa da festa da filhota, hoje trago mais uma! Era para ser outra Tarte, mas como mostrei uma no post anterior não me queria estar a repetir na categoria! E os salgadinhos virão no final, assim como o Bolo de Aniversário!

Assim sendo, hoje trago uma Charlotte Dois Sabores! Depois de andar às voltas por vários blogs e fóruns de culinária, cheguei à conclusão que esta maravilha é da autoria da STA! É uma sobremesa que fica lindíssima e faz enorme sucesso numa mesa [porque os olhos também comem], parece complicada mas é bastante simples, e quanto a sabor também não é nada de se deitar fora!

Eu já não tive tempo de a fazer na véspera da festa, e por isso estava mentalizada que, fazendo no próprio dia, provavelmente só estaria pronta lá para o meio do dia, e secalhar alguns convidados até já se teriam ido embora! Mas eu tinha que arriscar, de forma alguma deixaria de a fazer! E em boa hora arrisquei, porque fui colocando a Charlotte no congelador entre cada camada, apenas para solidificar um pouco mais rápido, e acabou por dar resultado! Por isso, entre duas a três horas estava feita!

Eu não deixo aqui um passo a passo porque já não tive tempo para muitas fotografias, mas noutra altura prometo que o farei! Ou então, espreitem no cantinho da STA que está tudo ao pormenor! E também já vi por aí outras versões desta Charlotte, bastando para isso alterar o fruto e a gelatina utilizados, isso depois fica ao critério de cada um! Segue então a receita com pequeníssimas alterações!

BASE:

250 g bolacha aveia
125 g margarina
1 ovo
250 g rolinhos de chocolate e bolacha
Triturar as bolachas [eu usei Maria porque, com as pressas, esqueci-me de comprar de aveia] com o auxílio de uma picadora e juntar-lhe os restantes ingredientes! Forrar a base de uma forma de fundo amovível e levar ao forno pré-aquecido a 180º C por 15 minutos! No meu caso demorou um pouco menos, é uma questão de se ir espreitando para ver quando a bolacha está pronta! Tirar do forno e deixar arrefecer um pouco!

Entretanto passar a base para um prato de servir, e manter o aro em sua volta! Dispõem-se então os rolinhos em toda a sua volta, calcando ligeiramente para que se suportem!

[São estes os rolinhos e comprei-os no Lidl, foi o sítio onde encontrei mais barato]

RECHEIO COR DE ROSA:

4 folhas gelatina incolor
1 pacote natas
1/2 lata leite condensado
150 g morangos

Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de 4 minutos, e triturar também os morangos tornando-os em puré! Misturar as natas com o leite condensado, e aqui é que residiu alguma dúvida! É que esta receita está totalmente adaptada à Bimby e eu não sei se a Velocidade que foi referida era para tornar as natas em chantilly! Ainda por cima àquela hora da manhã não encontrei no MSN nenhuma amiga que tivesse Bimby, ora bolas!

Mas depois lembrei-me que já tinha visto algures alguém que substituiu as natas por leite, e então o leite não dá para ficar cremoso e consistente, certo? Além disso, as folhas de gelatina é que lhe haveriam de dar essa tal consistência! Por isso, uma vez mais arrisquei e não tornei as natas em chantilly! A verdade é que correu bem! Continuando então...

Misturar as natas com o leite condensado e a gelatina, que entretanto fora derretida com 4 colheres de sopa de água quente! Juntar o puré de morangos, envolver bem e verter sobre a base de bolacha! Deixar solidificar bem [eu pus no congelador] antes de acrescentar a próxima camada!

RECHEIO BRANCO:

4 folhas gelatina incolor
1 pacote natas
1/2 lata leite condensado

Quando o recheio de morangos tiver solidificado, fazem-se uns risquinhos com um garfo! Prepara-se então o segundo recheio da mesma forma! Demolhar as folhas de gelatina em água fria cerca de 4 minutos, misturar as natas e o leite condensado, juntar depois a gelatina já derretida em 4 colheres de sopa de água quente e verter para a forma com algum cuidado! Aguarda-se novamente que também esta camada solidifique!

DECORAÇÃO:

3 folhas gelatina vermelha
2 colheres sopa açúcar
morangos q.b.

Eu optei por juntar a gelatina vermelha só quando esta já estava naquele ponto em que começa a ficar gelatinosa [mas não muito] porque reparei que muitas meninas puseram-na ainda completamente líquida e a gelatina "desapareceu"! Por isso, e para me precaver, preferi fazer desta forma!

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria por alguns minutos, e depois derretê-la em 4 colheres de sopa de água quente! Adicionar o açúcar, mexer bem e deixar a arrefecer! Entretanto enfeitar a Charlotte com alguns morangos e verter a gelatina já morna por cima! Levar ao frigorífico pelo menos 4 horas e, na hora de servir, enfeitar com uma fita ou deixar mesmo assim!

E pronto, não vos disse que era fácil? Basicamente só temos de "perder" tempo a juntar os ingredientes e depois é deixar a Charlotte a descansar bem entre cada camada! Quanto ao sabor é bom, e eu gostei particularmente do creme de morangos que me fez lembrar os muitos batidos que a minha mãe nos fazia na infância, mas experimentem e depois digam de vossa justiça :)

20 comentários:

  1. Acho este género de sobremesa uma alegria para os olhos, e estes são sempre os primeiros a comer!

    ResponderEliminar
  2. Esat sobremesa é adquelas que se comem com os olhos, esta lindissima, já esta na minha lista:)

    ResponderEliminar
  3. Esta charlote fica lindíssima. Ficou magnífica.

    ResponderEliminar
  4. Ai amiga que maravilha!!! O que eu dava agora por uma fatiazinha dessa charlotte!!! Eu não ando com muita paciência para fazer assim grandes coisas, mas vontade de as comer isso há sempre! Eh Eh!
    Obrigada por te preocupares comigo querida, de coração, mas isto não há-de ser nada! Só tenho de fazer 16 tratamentos ao longo destes 2 meses e tou um pouco em baixo de forma (efeitos secundários) mas há-de passar! Tudo passa, não é? :P
    Beijinhos grandes linda! Espero que esteja tudo bem contigo! ;)

    ResponderEliminar
  5. Que apetitosa essa charlotte.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. mesmmo com as dúvidas em relação às natas ficou linda... e deliciosa com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  7. Só tenho uma palavra. Divinal! :) Valeu a pena a trabalheira.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mamã, acabei de fazer esta charlotte, mas foi desastroso! Depois de fazer a base ia lançada para o recheio e descobri que não tinha leite condensado!!! Conclusão, misturei os dois cremes de nata, meti-lhes açúcar e dois pacotes de cuajada e frigorifico. Depois lembrei-me que a cuajada precisava de frio e toca de despejar tudo (os palitinhos já estavam todos ensopados e cor-de-rosa) outra vez para ir ao lume... Por esta altura já bufava! Remediei a coisa, mas não vai ficar nada dessa beleza que aí tens :)

    ResponderEliminar
  9. Catarina, deixei-te um desafio sobre férias/filhos no meu blog, espero que participes.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Que linda que ficou a tua charlote.
    Fico contente que tenhas gostado.
    Gostei do "desenrasque" do congelador...
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei do blog,ja o estou a seguir,bjs

    ResponderEliminar
  12. Catarina,
    que delicia de charlote, tb tenho essa receita mas ainda não a fiz, acho que vou fazer um destes dias:)gostei muito do teu blog,e vou segui-lo e assim estou sempre a par de quando tens receitas novas:) e tu segues o meu não achas bem??


    bjs

    ResponderEliminar
  13. Caramba... quando vi esta delicia não hesitei e copiei... eheheh
    que maravilha.
    Comentaste no tópico que esta receita é para a bimby... caso tenhas alguma dúvida e eu possa ajudar não te acanhes... eu tenho bimby desde Maio mas no que poder cá estarei ;-)
    Deixa mendagem no meu blog... agora tenho mais tempo e já dá para ver as mensagens todos os dias ;-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  14. Que sobremesa bonita e saborosa. Gostei muito da preparação. Um dia experimento.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  15. Ficou espectacular! Olha se fosse eu a fazer não me saia bem! Aliás charlottes não tenho tido grande sorte saem me sempre mal :( Bjs

    ResponderEliminar
  16. A AVALIAR PELO ASPECTO DEVE SER MARAVILHOSAMENTE BOA...

    ResponderEliminar
  17. Vi esta sobremesa aqui no teu blog e não descansei enquanto não experimentei! Adorei, aliás adorámos, eu e as minhas visitas!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar