Só hoje ao rever as minhas fotografias é que me lembrei que, da festa de aniversário da filhota, ainda faltava postar a receita destes patés. Normalmente são muito procurados, tanto para colocar no pão como em tostas. Não são muito condimentados, logo vão de encontro com todos os paladares. Ou quase todos, porque como têm maionese o meu marido dispensa.
Eu prefiro muito mais os patés que se fazem em casa do que os comprados, já para não falar que sabemos exactamente o que estamos a comer e é bem mais saudável. A receita da Pasta de Atum aprendi ainda em solteira com a minha mãe, e está bem assente em mim a memória de irmos para a praia e levarmos sandes com esta pasta, uma maravilha. Hoje em dia também eu as faço para as minhas filhas, seja o destino a praia ou um piquenique. É super simples de fazer, e com ingredientes que regra geral temos sempre em casa.
INGREDIENTES PARA A PASTA DE ATUM:
1 lata atum
Maionese q.b.
Azeitonas pretas q.b.
Maionese q.b.INGREDIENTES PARA A PASTA DE DELÍCIAS DO MAR:
Delícias do Mar q.b.
PREPARAÇÃO:
Para a Pasta de Atum escorre-se o óleo do atum e desfia-se com um garfo para uma taça, desfazendo todos os pedaços maiores. Acrescentar a maionese até ficar com a consistência desejada [com mais ou menos maionese, consoante o gosto de cada um] e também as azeitonas, auxiliando-se de uma faca de serrilha para cortar pedaços de azeitona em toda a sua volta e evitando assim os caroços. Para facilitar esta tarefa poderão comprar nas grandes superfícies frascos de azeitonas já descaroçadas e laminadas.
Aqui em casa ambas desaparecem num ápice, o que é sempre bom sinal.
Para a Pasta de Delícias do Mar colocam-se as delícias no triturador e dá-se uns toques, os suficientes de forma a que não fiquem em papa. Junta-se maionese até atingir a consistência pretendida. Há quem acrescente ovos cozidos ou pickles ou outros ingredientes, mas eu por enquanto ainda faço da forma mais básica. Mas, claro, um dia também vou experimentar outras formas.
Aqui em casa ambas desaparecem num ápice, o que é sempre bom sinal.
Eu também costumo fazer sempre que tenho pessoas em casa ou alguma ocasião. E adoro como fazes, maionese e atum...simples mas super delicioso. depois com umas tostinhas bem crocantes e estaladiças...que delicia!!! muitos beijinhos e bom fim de semana
ResponderEliminarBOA IDEIA!
ResponderEliminarEu adoro essas pastas, são viciantes :)
ResponderEliminarTens razão, são muito melhores do que os de compra e nem é assim tão difícil de fazer...
ResponderEliminarBeijo.
Esta pasta é a loucura total para o meu filho... come á colherada se eu deixar :D !!!
ResponderEliminarTambém gosto e faço frequentemente... com paozinho e alface... tão bom!
Minha querida muito brigado pelo teu miminho, adorei e vou levar comigo!!!
OBRIGADO !!!
Bjinhos e um bom fim de semana.
Tina
Gosto muito de patés, uma delicia.
ResponderEliminarbjssss
Também gosto das pastas assim simples, as minhas, normalmente, são mais elaboradas.
ResponderEliminarObrigada por te teres lembrado de mim para o mimo mas, como já disse em tempos, deixei-me dessas coisas. Espero que entendas a minha posição.
Beijinhos
Olá Catarina!
ResponderEliminarTambém estou a contar com a MPF para fazer aquelas coisas todas, por isso aproveitei a promoção.
Quanto às bolachas, a receita original é de um blog francês (http://miammamancuisine.over-blog.com/article-34454935.html) que também gosto muito, e a receita pede "levure quimique". Tem piada que o fermento que eu tinha em casa eram umas carteirinhas que comprei no LIDL e diz mesmo levure quimique/fermento em pó.
Colocáste uma grande questão...
Ora bem, a utilização do fermento de padeiro fresco acho que implica maior período de tempo e a condição da presença de húmidade para crescer enquanto que o fermento em pó pode ir na massa directamente para o forno e cresce conforme a sua cozedura e, rapidamente!
Mas o que é certo é que a embalagem que tenho (de levedura fresca)também tem indicação para bolos. Por isso investiguei um pouco...
Nesta receita acho que é capaz de resultar bem a sua aplicação porque pede para misturar o fermento à farinha - não se pode misturar logo com líquidos.
Na próxima receita que vou publicar já não ia resultar porque o fermento é adicionado por último (conforme vais poder ver), o que vai conferir mais leveza à massa, fica mais fofinha!
Quanto à equivalência, penso que no lugar de 1 c. de sobremesa podes usar 20 gr de fermento fresco.
Quanto às formas de silicone comprei-as numa loja (já não me lembra o nome) em Portimão.
Espero ter ajudado.
Um beijinho grande.
Também adoro estas pastas para o pãozinho! Mas ando a cortar na maionese... porque a balança já se queixou!
ResponderEliminarExperimenta o Patê do Mar da Samma (Mesa para 4), também com delícias e 0% maionese! Eu gostei muito.
Muito obrigada pelo miminho!
Beijinhos.
Olá,
ResponderEliminarVio teu comentário e agradeço o selinho.
Já o havia postado porque já o havia recebido de outras meninas mas, agradeço da mesma forma teres-te lembrado de mim.
Beijinhos
Eu amo essas pastas de atum, que na verdade sempre chamei de patê. Gosto de acrescentar tomate, milho, cebola, cebolinha. Um montão de coisas gostosas! =)
ResponderEliminarnhamam lá por casa tb há adeptos dessas pastas eu n comi achava que n gostava olha o que eu andava a perder à imenso tempo
ResponderEliminarjokas boa semana
Olá Catarina! Muito obrigado por ter deixado o seu comentário no meu blog, e parabéns, tem um blog também muito interessante.
ResponderEliminarNunca é demais partilhar os meus conhecimentos nesta área, com alguém que tem os mesmos gostos que eu. A minha casa foi de uma colecção que vinha por fascículos, que a minha mãe fez há uns anos. Vinha peça por peça, nós depois montamos e decoramos ao nosso gosto. Quanto aos móveis, como a minha foi uma colecção incluía os moveis. Mas, as casas de compra são mais baratas! Existem vários sítios onde se podem comprar, recomendo os seguintes: em Espanha (http://www.eurominis.es/) e (http://www.tiendadecasitas.com/); em Portugal, temos em Lisboa o Hospital de Bonecas (http://hospitaldebonecas.com/default.asp).
Não precisa agradecer, é com todo o gosto que partilho estas informações, e se quiser por mais questões, estou disponível para a ajudar. Espero que siga esse seu gosto e talvez , quem sabe, não seja agora a oportunidade de ser minha colega no mundo das miniaturas.
Beijinhos, Rute.
Olá Catarina! A tua pasta de atum é bem simples e de fácil preparação. Quem ia gostar certamente era o meu marido, que gosta muito de azeitonas. Eu nesse aspecto não sou apreciadora. Mas até poderei gostar da pasta. É uma questão de experimentar.
ResponderEliminarEm relação ao prémio, agradeço-te do fundo do coração por me teres escolhido, mas entretanto deixei de publicar este tipo de coisas porque recebi alguns comentários a dizer que tinham dificuldades a aceder ao meu blog, depois fiquei entupida com virús e também por alguma falta de tempo. Resolvi apagar quase tudo aquilo que anteriormente tinha agregado. E agora só publico as minhas coisas.
Espero que não leves a mal e é sempre bom quando se lembram de nós. Afinal o que conta é a intenção. Beijocas muito grandes e uma boa semana.
Amiga adoro este patézinho...delícia. Jinhos e óptima semana. Obrigado por tudo. Beijinhos muitooooo doces.
ResponderEliminarMamã Catarina!!
ResponderEliminarAdoro patês e os caseiros além se serem muito fáceis de fazer são uma perdição!! Nham nham..
Por coincidência hoje também postei um no meu blog, mas de delícias. È diferente desse que nos apresentas mas também muito bom!
Vai lá ver e experimenta, vais ver que não te vais arrepender!! ;)
Vou passar a andar por aqui!!
Beijinhos*
Também faço bastantes vezes paté, mas faço ligeiramente diferente.
ResponderEliminarUm dis destes vouexperimentar o teu. Beijinhos.
adoro pasta de atum mas ja nao faço a bastante tmpo. nunca juntei azeitonas tenho que experimentar.
ResponderEliminarbeijinhos e desculpa a falta de visitas