terça-feira, 15 de setembro de 2009

Almôndegas com Natas


Como já aqui mencionei um dia, estou a fazer a colecção das revistas "Cozinha Semanal". Umas revistas pequeninas que saem todas as quartas feiras e custam apenas 0,40 €. São baratíssimas e cada uma traz 28 receitas, metade salgadas metade doces. Aproveito muitas das receitas que lá vêm porque são fáceis e económicas ao mesmo tempo, apropriadas para mim que não gosto de complicar.
Algumas das que vou provando e aprovando partilho aqui com vocês, tal como esta que trago hoje que já me agradava só pela fotografia. Estreei-me assim nas Almôndegas feitas em casa e constatei que, afinal, não é nenhum "bicho de sete cabeças". À semelhança dos rissóis e croquetes, tem de se dispensar algum tempo e paciência para juntar os ingredientes e depois dar-lhes a forma pretendida. Mas tem depois a vantagem de se poder congelar.

INGREDIENTES:
600 g carne picada
150 g chouriço picado
2 dentes alho
1 cebola
3 colheres sopa pão ralado
1 ovo
Sal q.b.
1 dl azeite
1 dl vinho branco
2 dl natas
1 dl leite
2 gemas
2 colheres sopa margarina
PREPARAÇÃO:
Juntar a carne com o chouriço. Acrescentar os alhos e a cebola picados, o pão ralado e o ovo, e temperar com sal. Envolver tudo e moldar pequenas bolas. A partir daqui já podem ser congeladas ou, caso seja para cozinhar de seguida, colocam-se num tabuleiro e guardam-se ao frigorífico um pouco para que fiquem mais firmes.
Corar as Almôndegas no azeite quente e regar com o vinho branco. Verter tudo para um pirex e levar ao forno pré-aquecido a 200º C por 15 minutos.
Findo o tempo, retirar as almôndegas e colocar o molho num tacho. Levar ao lume juntamente com as natas e deixar ferver até obter um molho cremoso. Posteriormente envolver o leite, as gemas e a margarina. Temperar a gosto e regar as almôndegas.


Parece muito trabalhoso, mas não o é. E no final fica muito saboroso, em particular o molho. Cá em casa acompanhámos com arroz Basmati.

18 comentários:

  1. Nunca fiz almôndegas em casa.. As tuas estão muito apetitosas!
    Esse molho de natas é bem ao meu gosto :)
    Ao ver o resultado final, vale todo o tempo e esforço.. sem dúvida!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Oioi. Pois olha que ficaram lindas e o molho é optimo! Eu tambem nunca fiz nem comprei almondegas mas se fizer muitas compensa mesmo!! Agora ja tens congeladas para uma próxima! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ummm..já comia.. que aspecto divinal.. como sabes cá em casa as natas estão em regime de abstenção... mas enfim..os olhos também comem...jocas

    ResponderEliminar
  4. acertaste numa das minhas comidas favoritas!! AMEI!!!!

    ResponderEliminar
  5. Almondegas é das minhas refeições favoritas, apesar do restante elenco não gostar tanto, mas não quero saber...hehe.
    As tuas com esse molho...hum tão bom.
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Já fizemos almondegas de frango e ficaram uma delicia :D
    As tuas estão com um molhinho mto apetitoso Mamã Catarina :D ehehehehhe
    Beijinhos doces *.*

    ResponderEliminar
  7. Eu também costumo comprar essas revistinhas, gosto muito das receitas.
    Estas almôndegas ficaram com muito bom aspecto...

    ResponderEliminar
  8. Essas almõndegas parecem ter ficado uma delicia...e esse arroz, á miuito tempo que tenho curiosidade...amanhã já vou ao pingo doce...também gosto do vaporizado. Jinhosss

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca fiz almôndegas em casa mas tenho a sensação que na sexta vou tentar :)

    ResponderEliminar
  10. Experimenta o arroz basmati do jumbo (marca auchan). É mais barato, é de 1 kg e é muito bom (do Pingo Doce já não gosto tanto...)! Quem diz este diz outro qualquer de marca branca... O Modelo/Continente também deve vender.
    Sabes, quando comi pela primeira vez arroz basmati (fazia a minha sogra), detestava o cheiro, o sabor... fazia lembrar o cheiro da carne a cozer sem tempero... estava grávida, lol. Agora só gasto desse arroz!
    Nessa altura também experimentei o Jasmine e também não gostei! Quem sabe se agora não vou apreciar... Tenho que voltar a fazer. lol

    Obrigada pelo teu comentário! Pois é, estamos pertinho! Qualquer dia tomamos um café!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Catarina, induzi-te em erro num comentário anterior!
    MIL PERDÕES!!!! Mas também eu estava enganada.
    Então é assim: As datas que informei sobre o passatempo das cores eram da Opção II. Mas a que ficou estipulada foi a Opção I com as seguintes datas:
    Preto - 11/10/09
    Creme - 15/11/09
    Azul - 13/12/09
    Ao menos ainda temos mais tmpo do que o que pensavamos.

    O melhor é ires espreitando isto: http://deliciasetalentos.blogspot.com/

    Começa-se agora a perceber o que motivou a escolha para o nome do meu blog....

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz almôndegas! Por falta de tempo ou vontade... Mas com esse molhinho até dá vontade de experimentar. Beijocas

    ResponderEliminar
  13. (um aparte......) (tb fiquei estupefacta com o BOCA DOCE DE LEITE CONDENSADO....LOL) andamos em sintonia..... :***** mil beijos

    ResponderEliminar
  14. Oi Catarina
    sou brasileira e descobri seu blog você é muuito simpatica e deveria ser atriz pois tem muuito senso de humo e suas comidas são maravilhosas. coloquei no meu blog http://umapitadadesaboreamor.blogspot.com)sua torta de requeijão e a torta gelada de canela e café que logo farei pois parece muito deliciosa.Obrigada e boa sorte.
    -entre no meu blog e veja as minhas receitas

    ResponderEliminar
  15. A decoração ficou bem gira! Nunca experimentei almondegas com natas, mas a avaliar pelo aspecto das tuas, hei de fazer um dia. Bjs

    ResponderEliminar