segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bolo Roxo - Bolo Espuma de Cacau


Foi por poucos minutos que já não vim a tempo de participar no Passatempo Culinário da Mary, hoje alusivo à cor roxa. No meio de tantas cores eu só consegui participar no Dia Castanho, ora porque me esqueço do dia ora porque me perco nas horas... uma vez até foi porque não tinha pilhas para a máquina fotográfica. Enfim, ainda tenho três cores pela frente, por isso tenho de me esforçar mais e não andar tão distraída.
Para fazer algo roxo lembrei-me da beringela, das amoras ou mesmo da couve-roxa, mas não tinha nada disso cá por casa. Muito vasculhei desesperada pela despensa, até que dei de caras com uns pedaços de pasta de açúcar que ainda tinha, e precisamente um deles era roxo, estava então decidido.
As horas foram passando e quando reparei já eram para lá das 22. Já não conseguia ter o bolo pronto a tempo, mas ao menos teria uma oportunidade para praticar uma vez mais a decoração de bolos. E aproveitei ainda para experimentar um bolo novo, o Bolo Espuma de Cacau.
INGREDIENTES PARA O BOLO:
450 g açúcar
6 ovos
3 colheres sopa cacau
1 colher chá café solúvel
300 g água
140 g óleo
360 g farinha
2 colheres chá fermento em pó

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

4 gemas
6 colheres sopa açúcar
6 colheres sopa água
Essência de Baunilha q.b.
PREPARAÇÃO:
Misturar o açúcar com os ovos e mexer bem. Numa taça misturar o cacau e o café com a água, misturar com uma vara de arames e adicionar ao preparado dos ovos, juntamente com o óleo. Juntar finalmente a farinha e o fermento, envolvendo tudo. Verter a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, e levar ao forno pré-aquecido a 180º C por 1 hora.
Depois de cozido deixar arrefecer dentro da forma. Quando o bolo já estava frio abri ao meio e recheei com creme de ovos baunilhado, bastando misturar todos os ingredientes pela ordem acima descrita e levar ao lume até começar a engrossar.

Fonte: Iguarias de Açúcar e Sal

22 comentários:

  1. Olá querida, o bolo devia estar uma delicia, porque de aspecto ficou lindissimo.~Mas o que eu gostei mais é a mãozinha da pimpolha, que coisinha mais fofa!!!
    Parece a minha que quando vou tirar foto ás coisas enconstasse çogo para tb aparecer!!!
    beijikas e bom inicio de semana,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. O Bolo está tão lindo!! E condiz na perfeição com essa mãozinha linda!
    Fico a aguardar a foto da fatia!
    Também participei hoje no Purple Day (pela 1ª vez)! Lembrei-me à tarde que podia comprar uns mirtilhos. Ainda fiz o jantar. E depois é que meti mãos à obra! Estava a ver que passava a meia-noite e não conseguia postar! A minha internet está anormalmente lenta!! Mas lá consegui!
    A ver se não me esqueço das próximas datas... aqui fica a cábula (lol):
    Preto - 27/09/09
    Creme - 11/10/09
    Azul - 25/10/09 (este vai ser bonito, vai...)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo o teu bolinho e a cobertura com pasta, um óptimo "densenrasque" na falta de outros ingredientes.
    Espero que gostes da massa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindooooo, eu não sou lá muito prendada para decoração de bolos-
    Parabens ficou excelente.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. Uma delicia, amiga. E estás a ver que já te vais ajeitando muito bem. Ficou uma beleza. Olha ainda não tive tempo de procurar o dito site, mas não está esquecido. Perdão. Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  6. Bem bonito :D
    Parabéns, tens mesmo muito jeito!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Oláaaa Mamã Catarina! :D
    O teu bolo está magnífico, mesmo lindo, damos-te os parabéns...:D
    Achamos q não temos tanto jeito pra decorar bolos! eh he h he
    Mas um dia haveremos de experimentar... eh he ehehehe
    Beijocas doces e boa semana tb pra ti *.*

    ResponderEliminar
  8. O teu bolo ficou mesmo lindo!! Entras na próxima cor... =)
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  9. Ficou linda a decoração e a cor.
    Eu não conseguiria fazer uma coisa assim :)
    Parabéns!
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  10. que bom aspecto .Por acaso não fazes para fora bolos ?
    bjo

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo o teu bolo! Gostei muito das flores pequeninas...
    Só mesmo tu, para me deixares cada vez mais tentada a experimentar este tipo de decoração.
    Beijocas e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Ficou com um belo roxo, pena já não teres ido a tempo :)

    ResponderEliminar
  13. Hi Hi Hi...Mãozinha marota essa na foto... :P
    Ficou muito bonito o teu bolinho, uma excelente participação!! ;)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  14. Aposto que é de uma Beatriz gulosa essa mãozinha :D Aqui em casa também temos uma mini destruidora de bolos..adora meter a mão em tudo que vê à frente dela! Desculpa não vir mais vezes comentar, mas tenho vindo muitas vezes espreitar o teu cantinho. Por aqui está tudo óptimo. A minha Beatriz já gatinha, coloca-se de pé sozinha e não pára quieta um segundo, portanto deves imaginar o cansaço! Como vai comigo para a empresa, ou fico a trabalhar com ela em casa, há dias que chego à cama e "desligo" completamente.
    Mas é um cansaço óptimo não é? :)
    E as tuas princesas como estão?
    Beijinhos e obg por dares pela nossa falta ;)

    ResponderEliminar
  15. Olá Mamã Catarina: O teu bolo está muito giro e a mão da tua pequenita dá-lhe um óptimo toque final! Não tenho msn :-( chata tu?! És a "blogueira" mais simpática! Não sei como tens tempo de comentar todos os blogs e ter sempre uma palavra amiga para nós! Eu recomecei o meu trabalhinho (dou formação) agora o tempo ainda é menos mas... vou continuar com os meus bolos :-). Uma boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  16. que dedinho ali a "espreitar" gulosinha..... esta tao tao lindo!! ADOREI!!!

    OLHA vou postar a tarte de requeijao!!! bigada era BOA!

    ResponderEliminar
  17. O problema deve ser do nome, pq também eu lá tenho uma Beatriz que é louca por pasta de açucar.
    Ficou lindo o teu bolinho.
    Quanto á tua pergunta relativa ao merengue, este é feito assim poruqe fica um merengue mais maleável, óptimo para decorar com saco de pasteleiro, fica muito pareceido com uma cobertura que se chama Marshemellow e que eu acho óptima para decorar bolos mais simples.
    Existem várias formas de fazer o merengue, na coletânia que menciono no post existem pelo menos 3 formas de o fazer.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. catarina eu tambem so participei ainda umas duas ou tres vezes.
    ou me esuqueço ou falta de tempo o vicio de deixar tudo paa a ultima e o que da.
    esta uma delicia.
    beijinhos

    ResponderEliminar