quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mimos de Café

Lembram-se dos Beijinhos de Morango que fiz um dia? Desde então tenho-os repetido vezes sem conta, principalmente em festas, porque são mesmo deliciosos e são os primeiros a "desaparecer" da mesa! Encontrei entretanto estes Mimos que vos mostro hoje, e assim que os vi achei que fossem igualmente saborosos!
A maneira de os confeccionar é muito idêntica, apenas muda um ou dois ingredientes, deixando de saber a morango para ficar com um sabor delicioso a café com leite, tal e qual! Quem gostou mesmo muito deles foi a filhota mais crescida e a minha mãe [fiz quando ela esteve cá em casa a recuperar da operação]! Eu também gostei, apenas ficam um pouco mais doces que os anteriores! Nada como experimentarem para tirar a prova dos nove, e aconselho principalmente aos amantes de café com leite!
INGREDIENTES:
1 lata leite condensado
2 colheres sopa café pronto e forte
1 colher chá sobremesa margarina
óleo q.b.
Num tacho colocar todos os ingredientes [à excepção do óleo], misturar bem e levar ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames até atingir o ponto de estrada! Sabe-se que está neste ponto quando se passa com uma colher de pau no fundo do tacho, de um lado ao outro, e se forma um género de estrada, deixando o fundo do tacho visível!
Retirar então e verter para um tabuleiro que fora anteriormente pincelado com um pouco de óleo! Levar ao frigorífico cerca de uma hora, apenas para ficarem mais consistentes! Findo esse tempo, retirar e fazer pequenas bolas com as mãos! Colocar em forminhas de papel frisado e estão prontas a comer!
Eu passei-as por açúcar granulado antes de as colocar nas forminhas, por achar que assim não ficariam tão pegajosas e não se colariam tanto às mãos de quem comesse! Mas talvez por isso tenham ficado mais doces, até porque a própria receita não pede! Mas como haverá uma próxima vez com toda a certeza, então aí experimento sem o açúcar!
Estou a ficar fan destes pequenos brigadeiros, de todo o género! E os convidados das festas agradecem! Agora vejam lá se adivinham de onde tirei a receita... Ah pois claro, daquelas revistas pequeninas que ando a coleccionar com tanto gosto :)

16 comentários:

  1. Também já vi mais coisinhas deste género e estou muito interessada pois no Natal quería fazer!! Assim já tenho mais uma possibilidade de fazer em café. O ponto estrada já tínha ouvido falar. A minha mãe explicou-me porque ainda sou muito " verde " nestes termos mais técnicos!! Sem dúvida que um dia tenho de fazer! Adorei. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. UAU!! e de cafe!!!! deve ser 1 delicia!!!

    Bom fim de semana Mama! beijokas

    ResponderEliminar
  3. devem ser muito bons....agradeço-te os teus comentários felizmente estou a passar uma gravidez pacifica,graças a Deus...já vi k tb tens 2 meninas lindas! jinhos,..

    ResponderEliminar
  4. Minha querida n sou grande apreciadora de café... mas cá o meu mais q tudo adoraaaaaaaaa! ehe eh eeheheh eheheh
    Podes mandar uns pra ele :D
    Beijinhos doces *.*

    ResponderEliminar
  5. São muito bons, já comi uma vez numa festa, agora fiquei de apetites.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Eu cá gosto muito de mimos, por isso quero uns miminhos desses e ainda por cima de café hummm que bom :)

    ResponderEliminar
  7. parecem brigadeiros de café... devem ser deliciosos.
    eu sou viciada em café, acho que vou ter que fazer um dia destes.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha!!! Essa vou levar comigo eheh
    deve ser uma delicia :-P

    ResponderEliminar
  9. mas que delicia, eu adoro o sabor do café em sobremesas e estes mimos deve ter ficadi um mimo claro!!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. mas que delicia de miminhos

    adorei , pena nao ter provado lol

    beijinhos
    liliana

    ResponderEliminar
  11. Estes ainda não conhecia ... devem ficar muito bons a saber a café !!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  12. se sao de cafe sao bons para mim sem duvida.
    estao muito bonitos.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Numa próxima festa vou ter que experimentar, depois digo-te o resultado...Beijocas

    ResponderEliminar