quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bacalhau Espiritual


Que início de Outono mais esquisito. Agora que "ele" chegou é que vêm os dias com mais calor? De noite voltámos a dormir destapados e de dia estamos sempre a pingar. No outro dia fomos à pressa comprar botas para as nossas meninas, pensando que os dias fossem começando a ficar mais frios. Afinal, o tempo trocou-nos as voltas.

Regressámos às roupas mais frescas, aos chapéus de sol, aos leques e borrifadelas de água para refrescar. Fiquei desconsolada porque eu adoro o Outono e tudo o que nos traz. Sei, porém, que são os últimos dias e, aos poucos, vamo-nos despedindo.

Hoje trago a receita de Bacalhau Espiritual, esse prato fenomenal e que a tantos agrada. Tinha todos os ingredientes necessários, por isso... mãos à obra. Há receitas que levam puré e outras que levam pão, há as que levam ovos e outras que não, partilho a minha para que possam também experimentar.

INGREDIENTES:

2 asas bacalhau
1 cebola
2 dentes alho
2 cenouras
azeite q.b.
3 carcaças
5 dl leite
sal q.b.
5 dl béchamel
2 dl natas
200 g queijo ralado

PREPARAÇÃO:

Começar por escaldar o bacalhau, tirar-lhe as peles e as espinhas e desfiá-lo em lascas. Picar as cebolas e os dentes de alho, ralar as cenouras e refogar tudo em cerca de 1 dl de azeite. Quando a cebola estiver lourinha, adicionar o bacalhau e deixar cozinhar um pouco. Embeber o pão [em pedaços] no leite quente por uns minutos. Juntar depois esta mistura de pão e leite ao bacalhau e incorporar bem. Temperar com sal a gosto.

Juntar o béchamel ao bacalhau, envolver e colocar num tabuleiro. Dispor as natas por cima, assim como o queijo ralado e levar ao forno a 200º C o tempo suficiente até estar dourado.


Quando é para fazer estas receitas em que é necessário utilizar bacalhau desfiado eu aproveito sempre as "asas", pois as postas e o rabo uso para cozer com batatas e regar com bastante azeite.

Quanto ao béchamel, encontrei uma dica muito boa no blog da Psychic, que me tem sido bastante útil. Segundo a mesma, a proporção para um molho béchamel cremoso é: a farinha é 10% do peso do leite, a margarina é metade do peso da farinha. Ou seja, costumo utilizar 800 g de leite + 80 g de farinha + 40 g de margarina, e depois tempero com sal e noz moscada. Mexo com uma vara de arames e tenho um béchamel bastante cremoso e idêntico ao de compra.

Experimentem este prato pois garanto-vos que é muito bom. E quente nos dias frios que hão-de chegar, é um consolo.

22 comentários:

  1. Nunca experimentei fazer em casa! O teu tem belíssimo aspecto!
    Obrigada pela dica do béchamel!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que não como bacalhau cozido à posta... Mas adoro bacalhau à brás, bacalhau com natas... Isto é bacalhau que esteja disfarçado! Por isso esta receita é óptima para mim!
    Já para não dizer que o teu está com óptimo aspecto mesmo!
    Beijinhos e uma boa 6ª

    ResponderEliminar
  3. É praticamente impossivel ver uma receita de bacalhau e não ficar a salivar. É dos peixes que mais adoro e que se pode fazer de 1001 formas diferentes e todas elas optimas. Este bacalhau tenho a dizer que nunca fiz e penso que não comi, no entanto sei que iría adorar!! A única maneira que comi e não apreciei muito foi em pizza aqui num restaurante. De resto, venha ele :) Adorei. Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmm
    Gostei e imprimi...
    Vou fazer...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  5. Mas que delicia de bacalhau.... EU adoro ...
    Só nao acho "piada" a bacalhau cozido lol

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  6. Esse bacalhau está com um aspecto divinal.. :)
    Não me importava nada de ter jantado em tua casa :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adoro bacalhau de todas as maneiras ;)
    O teu ficou delicioso e com um aspecto. . . hum. . . uma delicia :)

    Beijinhos grandes e bom fim de semana de calor acho eu, porque hoje está outro dia para queimar e eu a trabalhar lol :)

    ResponderEliminar
  8. ainda bem que gostaste....eu adorei...bj

    ResponderEliminar
  9. Que bom.... nem sabes o que gosto destas comidas!!!


    Olha fofa, obrigado pelo teu coment....mas abes não é orgulho que me impede....é aquela maneira como fomso criadas sabes? sem abarços e beijos..a moda antiga....por isso fico mto retraida....gostei das palavrinhas!!! BIGADA DOCE bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Estou precisamente como tu, cheia de vontade que este calor se vá de vez (pelo menos uns 5 mesinhos)e de abraçar os castanhos e amarelos do Outono, seja na roupa, na comida, nos serões de fim de semana. Está quase ;) Quanto ao bacalhau espiritual, também vejo por aí dezenas com muitas variações, mas gostei bastante da tua. Deve ser óptimo para as minhas miúdas, então para a mais nova que é um bocado preguiçosa para mastigar coisas duras... O bechamel caseiro é mil vezes melhor que o de compra e com esse truque da Psychic não há que enganar :)

    ResponderEliminar
  11. Olá. Obrigada pelo teu comentário. Eu uso a lasanha também da marca continente mas não a cozi antes pois com o molho bechamel no forno elas ficam cozinhadas. Tens é de cobrir bem com o molho por cima se nao fica seca. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. mais uma delicia , e a dica do molho tb muito útil.Ontem fiz a tua receita tarde pudin flan e estava divinal marchou aquase toda ao jantar(tb eram 8 a comer)e o resto foi ao pequeno almoço.
    bjokas e bom fds p vc´s

    ResponderEliminar
  13. Este bacalhau eleva-nos o espírito e não só, também a vontade de comer. Beijocas e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  14. Tens razão querida... o tempo está maluco de todo LOL

    Mas eu até que nem me importo ehehe
    Ao contrário de ti adoro o calor e o sol :-D

    Quanto ao bacalhau, eu adoro.

    Bjokas e bom fim de semana***

    ResponderEliminar
  15. Nem no Verão gosto de calor, imagina no Outono que é a minha estação favorita. E é favorita precisamente porque gosto do tempo mais ameno, do friozinho :)
    Ao que chamas asas nós chamamos badanas, mas eu gosto mais de postas e rabos... sejam cozidas, assadas, até como cru he he

    ResponderEliminar
  16. Pois bem minha querida, ainda n experimentamos realizar esse tipo de bacalhauzinho... mas acho q vamos seguir as tuas dicas e fazê-lo o qt antes, falta-nos o melhor... comprar o bacalhau! hheehehehhhhe
    A bimby tem essa receitinha adaptada!
    O teu bacalhauzinho está mesmo com um aspecto divinallllllllll!
    Adorei e mais uma vez obrigada pelo teu carinho, és uma querida Mamã Catarina! ehehehehheheh
    Beijinhos bem grandes e um óptimo fim de semana *.*

    ResponderEliminar
  17. Amiga, do coração. Este bacalhau está com óptimo aspecto e eu sou amante de bacalhau. Tenho saudades de aqui vir mais vezes, mas o tempo é tão pouco. Perdão pela ausência no teu mail. Beijinhos de quem te ador. Beijinhos a essas lindonas. Bom fim de semana repleto de coisas boas.

    ResponderEliminar
  18. eis um prato típico da nossa cozinha que fica sempre bem em qualquer mesa.
    há muito tempo que não faço e não como bacalhau espiritual.

    ResponderEliminar
  19. Xi não faço bacalhau espiritual há taaaanto tempo!! :(
    O teu ficou óptimo! Bjs

    ResponderEliminar
  20. catarinan eu amo este prato. e tao bom nao e mesmo?
    ainda a pouco tempo postei no meu blog tambem uma receita.
    mas ja nao faço a imenso tempo.
    tenho saudades d fazer.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Tive o prazer de provar e estava ótimo, vou experimentar fazer :)

    ResponderEliminar