terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tarte Cremosa

Hoje dou as boas vindas ao Outono, uma estação que eu adoro! Com temperaturas amenas e tempestades tropicais, já vai apetecendo comidas reconfortantes e sopas quentes, bolachinhas acabadas de sair do forno, acrescentar um cobertor na cama, vestir casacos fofinhos e recomeçar a beber o meu café com leite morno enquanto viajo e me delicio pelos blogs de culinária!
Como já é sabido, não gosto do Verão porque o calor tira-me a paciência! Então para mim esta estação que começa é óptima, até me sinto com mais disposição para tudo! Já comecei a reorganizar o roupeiro das meninas, as roupas mais quentes para a frente e as mais frescas para trás, experimentar casacos e gabardines para ver o que ainda serve ou não, começar a lavar cobertores e mantas para ficarem cheirosos e prontos a usar! Adoro esta azáfama!
E depois, a vinda do Outono só me faz lembrar que está para próximo o Magusto, o Dia das Bruxas e o Natal! Ai o Natal, gosto tanto e já estou ansiosa, até já começo a magicar algumas ideias! E para receber de braços abertos esta estação, apresento-vos uma Tarte Cremosa, deliciosa e que a todos agradou! Fica grandinha e bastante húmida por dentro!
INGREDIENTES PARA A MASSA:
200 g açúcar
200 g margarina
1 ovo
1 gema
400 g farinha
1 pitada baunilha em pó
INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
1 l leite
1 limão casca
1 pau canela
200 g açúcar
90 g farinha
3 ovos
5 gemas
PREPARAÇÃO:
Para fazer a massa, amassar bem o açúcar com a margarina derretida! Juntar o ovo, a gema e, por fim, a farinha peneirada com a baunilha em pó [eu coloquei umas gotinhas de essência de baunilha porque é o que tenho cá em casa]! Depois de tudo bem ligado, colocar no frigorífico por uns minutos! Entretanto pré-aquecer o forno a 200º C, untar uma forma de fundo amovível [grande] com margarina e polvilhá-la com farinha!
Esticar a massa com o auxílio do rolo e forrar a forma! No meu caso a massa não ficou com a consistência necessária para ser esticada com o rolo, então tive de o fazer manualmente e foi por isso que, como vêm na fotografia, depois de cozida a massa rachou um pouco!
Para fazer o recheio, ferver o leite com o limão e a canela! Num tacho misturar o açúcar com a farinha, os ovos, as gemas e, finalmente, o leite em fio! Levar ao lume médio, mexendo sempre até ferver! Retirar do calor, eliminar a casca de limão e o pau de canela, e verter o preparado para a forma! Levar ao forno cerca de 20 minutos! Findo esse tempo, reduzir a temperatura para os 180º C e deixar cozer por mais 10 a 15 minutos! Ir verificando! Retirar e deixar arrefecer!

Muito boa e com um sabor suave e nada enjoativo! Pode-se decorar com quartos de figo [ainda por cima estamos na altura deles, eu é que não gosto desta fruta nem um bocadinho] ou frutos silvestres! Tal como o próprio nome indica, fica uma Tarte bem cremosa, comprovem isso nesta última fotografia :)

21 comentários:

  1. Que tarte tão linda para brindar o Outono!
    Também vou começar a dar a volta aos armários, especialmente o da Bia que já não lhe vai servir nada...
    Daqui a nada também faço uma tarte, seguindo o teu exemplo, para brindar contigo a chegada do Outono!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ola amiga...
    mas que bela maneira de dar as boas vindas ao outuno.....

    Adorei essa tarte... deve ser uma delicia...
    Essa fatia é para mim?.... Vou ja tirar um cafezinho para acompnha-la

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  3. Hummmmmmmmmmmm
    que tartona...
    Jinhos da Bela

    ResponderEliminar
  4. É mesmo a melhor das maneiras d começar uma estação do ano, apesar de aqui estar um dia de verão, com bastante calor.
    Mas uma fatia dessas sabe sempre muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Eu aqui cheia de fome a ver uma tarte desta... q maldade!
    Ficou linda!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. muito bom aspecto já ia uma fatia!o novo look tb está mt giro
    bjos

    ResponderEliminar
  7. Olá Fofinha!!! antes de mais temos 1 coisa em comum!! TB N GOSTO DO VERAO!! q seca!!

    adoro o invernooo chuva nos em casa quentinhas..bolinhos....aiii q bom!!!

    escusado sera dizer que ja levo a receitinha e adorei!!!

    ResponderEliminar
  8. Tens uma imagem bastante Poética do Outono :-)
    Gostei da narrativa... tanto que tb já começo a gostar mais desta Estação ehehe

    A tua tarte está fantástica... óptima para festejar e dar as boas vindas :-D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Muito boa :) Um aspecto divinal mesmo :) sabia bem agora uma fatia linda :)

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  10. óptima recepção ao outono!!
    Essa tarte é uma delícia de certeza.. faço uma idêntica em casa!
    Essa fatia pode ser para mim :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Eu como tu e já sabido, adoro o Outono, mas parece que ele se esqueçeu de aparecer, está cá um calorrr.
    Maravilha de tarte, bem cremosa como gosto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. Bem cremosa essa tarte querida Mamã Catarina :D mesmo a nosso gosto!
    Boa sugestão pra dar as boas vindas a esta estação do ano q todos pelos vistos adoram :D nós tb! ehehehehehehe
    Beijinhos doces *.*
    Se quiseres adicionar-me aqui vai o meu contacto: (marlenemsantos_10@hotmail.com) pois acho-te uma querida a comentar o nosso blogue :D eheheheheh

    ResponderEliminar
  13. deve ficar muito boa, parece uma espécie de tarte de pastel de nata, não é?
    receita anotada!!!

    ResponderEliminar
  14. Que tarte deliciosa para dar as boas vindas a esta estação do ano! A côr ficou mesmo bonita e a condizer com a ocasião. Beijocas

    ResponderEliminar
  15. É a minha estação favorita :)
    Bela tarte!

    ResponderEliminar
  16. Ai que delicia, amiga. Beijinhos doces, de QUEM TE ADORA.

    ResponderEliminar
  17. catarina uma tentaçao essa tarte.
    eu gosto mai do calor da primavera
    do evrao quando e muito unte nao acho tanta piada.
    mas adoro o outono pelas castanhas e as tardes da chuva na janela e eu no sofá lol

    ResponderEliminar
  18. hum que bom aspecto! Mais uma para exprimentar! Hoje esteve muuuito calor ainda não chegou o teu outono! Eu fiz uma tarte de maçã (se quiseres vai lá espreitar...).
    Estamos quase no fim-de-semana :-) Bjs

    ResponderEliminar
  19. Mamã Catarina,

    Obrigada pelo teu comentário de apoio e amizade nesta fase difícil que passei.

    Vim só para agradecer.
    Obrigada

    Beijos mágicos

    ResponderEliminar
  20. Eu por acaso, adoro o Verão, comot ambém gosto do inverno, da primavera e claro do outono, acabadinho de chegar. Acho que cada estação do ano tem o seu encanto.
    Quando chego ao fim do verão, já tenho saudades do outono e do Inverno. A meio deste já quero muito a primavera e por aí vamos.
    Esta tarte, oh minha mãma querida, ia em qualquer estação do ano. Ficou magnífica e com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar