segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gelado de Café e Canela


Este fim de semana foi preenchido, tivemos gente cá em casa nos dois dias. Mas eu gosto desta azáfama. Gosto de ter cá familiares e amigos para pormos a conversa em dia, gosto de fazer sobremesas para os adoçar, gosto de caprichar na comida para que todos fiquem satisfeitos. Eu fico entregue à cozinha, e o marido encarrega-se de comprar o que é necessário e de pôr a mesa com a ajuda das filhotas. Formamos uma boa equipa.
No sábado veio cá a minha mãe, a minha irmã mais nova e o respectivo! Esta minha irmã está grávida de 6 meses de um menino. O primeiro sobrinho, o primeiro neto... diga-se menino, porque a minha mãe teve 3 meninas, eu 2 meninas, a minha irmã mais velha também 1 menina. Vai ser giro, um traquinas e aventureiro no meio de tantas meninas.
No domingo foi a vez de cá vir um casal amigo, que se tem revelado uma boa surpresa. Ambos colegas de trabalho do marido e ela nossa conhecida destas andanças culinárias. Por isso partilha comigo o mesmo gosto por receitas e, sempre que encontra utensílios úteis, lembra-se de mim. Como foi o caso destas colheres medidoras que eu procurava. Já fiz questão de experimentar e são mesmo muito práticas, obrigada amiga.

Esta sobremesa que hoje apresento fiz para receber este casal, foi a primeira vez mas não será com certeza a última porque é deliciosa. Muito suave, com um sabor fenomenal a canela e café, e bem gelada nestes dias quentes sabe na perfeição.
INGREDIENTES:
Café q.b.
Açúcar q.b.
Canela em pó q.b.
3 pacotes natas [6 dl]
6 folhas de gelatina incolor
Bolacha Maria q.b.
PREPARAÇÃO:
Fazer um café bem forte, com açúcar e canela a gosto [eu coloquei 3 colheres de chá de açúcar, 3 colheres de chá de café Brasa e 2 colheres de chá de canela em pó]. Bater as natas em chantilly com cerca de 12 colheres de sopa de açúcar [4 por cada pacote]. Ao chantilly adicionar ainda 3 colheres de sopa de café em pó e 2 colheres de sopa de canela em pó. Envolver tudo muito bem e juntar as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria, escorridas e derretidas no micro-ondas. Voltar a bater cuidadosamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Fazer a montagem: no fundo de uma forma de aro amovível colocar bolachas embebidas no café, uma camada do creme de natas e assim sucessivamente, terminando com o creme. Colocar no congelador até estar pronto, tirando apenas alguns minutos antes de servir, para que o doce esteja fresco e saboroso.


Fonte: Petiscos

23 comentários:

  1. Ola amiga

    Mas que delicia de recepção.... assim vale a pena.... Tu tens o dom de saber receber... parabens amiga... para ti e para o teu marido. Fazem uma bela dupla....

    Adorei esta receita...
    vou ter que experimentar....

    Beijinhos
    liliana

    ResponderEliminar
  2. adoro tudo que tenha sabor a café!!!

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  3. Imagino o quanto isso ficou bom :) Que delícia!

    ResponderEliminar
  4. que bela mistura de ingredientes...parabens

    ResponderEliminar
  5. Já anoei...delicia. O meu pai vai-se lamber todo. Jinhossss

    ResponderEliminar
  6. Mais uma receita para eu experimentar... este blog é muito safado para quem quer fazer dietas!!! :-)

    É bom saber que temos o companheiro ideal não é?! Eu tb acho que acertei, já fez 11 anos ?!

    Bjs e boa semana (obg por comentares o meu blog dos bolos, já tenho lá mais )

    ResponderEliminar
  7. Este doce é mto especial pra nós o João adora café e eu adoro canela, os nossos convites de casamento fomos nós q fizemos e com estes maravilhosos ingredientes :D:D
    Está lindo o teu docinho!
    Beijinhos *.*

    ResponderEliminar
  8. Adoro sobremesas com café e esta deve de ser divinal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. nham deve ser uma delicia mais uma que vou anotar sem duvida
    bjo

    ResponderEliminar
  10. OLÀ MÂMÂ CATARINA!!!!

    CHEGUEI!!! FINALMENTE UF!

    e vim em boa hora!!! MAS QUE DELICIA!!!! eu bem disse q este gelado era bom!!! eu tb ja fiz!! E DIVINAL!!!! o teu esta lindo!!!!

    ResponderEliminar
  11. Uma delicia, têm tudo o que gosto, que sortudos de quem comeu.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. Catarina, deste bolo de bolacha já gosto, com natas e café :) Ficou uma perdição!

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    vim agradecer o comentário e dar-te a novidade: estou de volta.

    Voltei à cozinha!!!

    Posso agradecer a pessoas como tu que me apoiaram e incentivaram a descruzar os braços e regressar ao mundos dos receitóblogs.
    Obrigada pelas tuas palavras.

    ;-)

    ResponderEliminar
  14. Olá miga!
    Obrigada pelo domingo fantástico que passamos com vocês!Não tens de agradecer nada porque os amigos são para isso mesmo...e este gelado estava mesmo divinal..soube tão bemm... e nós sabemos quem devorou o bolinho como se não houvesse amanha... ehhhh..jocas

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga, já vim de vferias e obrigada pela tua visita la no amelitapita

    ResponderEliminar
  16. É realmente muito bom receber em casa pessoas que nos agradam e com quem passmos bons bocados.
    Ficou maravilhoso este teu geladinho como sempre. Beijocas e as melhoras das costas.

    ResponderEliminar
  17. Ficou óptimo :) E muito docinho hummm ... :)

    Beijinhos doces**

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Existem milhares de blogs nessa blogosfera desvairada. Poucos são especiais e interessantes, mas o seu está entre estes. Espero sua visita.Ese quiseres me seguir, eu te seguirei também.
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Um bolo de bolacha... gelado! Eu gosto tanto disto!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Mais uma delícia!!! Só temos coisas boas por aqui.

    Beijocas grandes para ti e para as meninas que estão muito fofas.

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha!!
    Com dois ingredientes que eu adoro..
    Está linda e certamente DELICIOSA!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. catarina mas que bom. eu ja estou a babar so dever e imaginar esse doce aqui a minha frente. sem duvida tudo oq ue eu mais gostoi num oc.
    beijinhos

    ResponderEliminar