sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pão de Sanduiche

A minha adorada MFP esteve bastantes dias de férias! Então, num dia já com algumas saudades de a ver trabalhar e de sentir aquele delicioso cheirinho de pão acabado de fazer, optei por tirá-la do seu cantinho habitual e dar-lhe uso! Mas não queria fazer os pães a que estava habituada, queria experimentar algo novo!
Por isso, e após alguns minutos a cirandar nuns quantos blogs, optei por escolher este da Abelhinha! Eu confesso que não sou grande apreciadora de pão, costumo comer uma fatia ainda quentinha e depois só volto a tocar-lhe para fazer umas torradas, a essas não resisto! Mas o maridinho é grande fan de pão, por isso é ele que normalmente lhe dá vencimento! Deste pão todos gostámos, e soube-nos mesmo bem saboreá-lo com um bifinho panado, numa noite em que a vontade para fazer jantar não era nenhuma!
INGREDIENTES:
3,4 dl água
20 g fermento padeiro fresco
2 colheres sopa margarina
2 colheres chá sal [eu coloquei apenas uma de sal grosso]
2 colheres chá leite em pó
4 colheres sopa açúcar
500 g farinha Tipo 55
PREPARAÇÃO:
Aquecer ligeiramente a água [de modo a que fique apenas morna e nunca quente] e nela dissolver o fermento de padeiro e a margarina! Verter para a cuba da MFP e de seguida os restantes ingredientes, pela ordem indicada! Escolher o programa I [Pão Normal] e ao fim de 3 horas tem-se um pão quente e saboroso! Nós comemo-lo com bife de frango panado e umas folhas de alface!

Agora... lembram-se do gatinho que veio atrás de nós, muito meigo e completamente esfomeado? Foram muitos os dias em que eu ía à janela na tentativa de o ver para lhe voltar a dar comer, mas nada! Alguns dias se passaram até que o avistei bem lá ao fundo! Apressei-me a ir buscar um prato de plástico e enche-lo com restos de comida que tinha cá por casa! Quando cheguei à porta do prédio ele ainda lá estava, a olhar para mim como se me reconhecesse... ou não!
Coloquei o prato no chão, ele olhou e cheirou, mas não tocou! "O que se passa? Não terá fome? Não gosta do que cheira?" interrogava-me eu! Fiquei ali por uns minutos, espantada a olhar e admirada por o gatinho não tocar na comida, até que ele se começa a afastar e eu venho para casa também!
Fiquei um bocado desapontada, porque andei alguns dias a pensar como ele estaria, se andaria a comer alguma coisa de jeito, se já estaria melhor e não tão magrinho... preocupei-me mesmo com o bichano, daí a minha decepção por ele não comer! Mas lá me vim embora! Para ajudar à festa os dois elevadores do meu prédio dão o berro quase todos os dias, e quando eu ía apanhar um ou outro para ir para casa, ambos decidiram ficar empanados algures e não apareceram! Lá tive eu de subir, degrau a degrau, até ao meu andar que é um 10º, é dose!
Cerca de dois dias depois ía eu levantar dinheiro ao multibanco que há mesmo à porta do meu prédio e deparo-me com o gatinho a dormir uma soneca, muito refastelado e com duas taças ao lado, ou com água e outra com comida! Junto ao multibanco existe também um mini-mercado, e é lá que ele tem passado os seus dias! Há gente bondosa que tem feito questão de o manter bem tratado! A sorte deste gatinho foi um dia nos ter encontrado e nos ter seguido! Agora percebo porque ele não quis a comida que lhe ofereci, estava de barriga cheia o malandreco :)

11 comentários:

  1. Só podia mesmo ser essa a explicação!!!

    E o pão deve ser fantástico e essa sandes é mesmo ao meu gosto!!

    Também ficas sem elevadores?? Os meus hás vezes tb acontece isso e vai de subir até ao 8º com a pequena(diga-se que vem toda contente!!!) com sacos e compras, ai a nossa vida!!!!
    Beijinhos para vocês e bom fim de semana,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário de ti adoramos pão e comemos a qq hora :D :D
    O teu tem um aspecto maravilhoso, manda pra cá uma fatia pro lanche da manhã :D eh eh eh eh
    Beijocas e bom fim de semana *.*

    ResponderEliminar
  3. Não vejo a hora de ter uma máquina de fazer pão para experimentar estas reciatas deliciosas. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois ao contrário de ti, na Colmeia há sempre pão a sair, gostamos muito, e este é dos favoritos do meu Abelhão.
    Olha infelizmente há muitos animais que não tiveram a sorte desse miau.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. Ola Amiga

    Mas que delicia de paozinho....
    Este acho que ainda nao fiz... Mas sera um dos proximos

    Esse gatinho foi um sortudo....


    Beijinhos e bom fim de semana

    Liliana

    ResponderEliminar
  6. tb ja fiz a mesma receita da Abelha Maia e é delicioso!!
    alias é o pao que tenho feito ca em casa (o j. e eu adoramos) é um pao fofinho e muito bom!!

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  7. Já eu não dou férias à minha máquina. Qualquer dia dá o berro he he
    Ainda bem que o gatinho está a ser bem tratado!

    ResponderEliminar
  8. O pãozinho ficou com um aspecto maravilhoso e parece ser bem fofinho!
    Essas MFP são espectaculares!

    O gatinho vive à grande! Claro que não comia! O malandreco já tinha a barriga cheia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Tem um aspecto,espectacular.

    bjs
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. hum que rico pao tao bom tao fofinho que esta.
    e assim essa sanduiche hunm ja ia sim.
    e bom ver que ainda ha pssoas com coraçao.
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  11. Amiga ficou um pãozinho delicioso. Maraviha. Beijinhossss

    ResponderEliminar