segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bolachinhas de Chocolate


Acho que toda a gente [ou quase] já viu estas bolachinhas por aí! Eu encontrei-as primeiro aqui, depois ali e ainda acolá. Ora bem, já devem ter chegado à conclusão que as minhas ficaram diferentes de todas as outras, e ainda mais feiosas! Pois é, fazer esta receita parece que não tem nada de complicado, mas a mim não me correu lá muito bem!
Primeiro teria de se misturar todos os ingredientes, e eu fiz! Segundo teria de se guardar a massa coberta cerca de 4 horas no frigorífico, e eu fiz! Terceiro teria de se fazer bolinhas e envolvê-las em açúcar em pó, e eu fiz! Quarto teria de se levar ao forno 10 a 12 minutos, e eu fiz! Ora se segui tudo à risca, porque é que as bolinhas no forno alastraram de tal maneira que ocuparam todos os espacinhos no tabuleiro?
É que foi isso mesmo que aconteceu! Como a massa leva fermento e por achar que fossem crescer, optei por colocar apenas 9 bolinhas na primeira fornada! Ao fim de uns minutos quando espreitei até me ía dando uma coisinha má, as bolachas ficaram tudo menos isso, bolachas! Estavam tão líquidas que eu não mais vi um único espacinho branco da folha de papel vegetal! Estava desesperada! Ainda chamei a minha amiga Marina para que me pudesse ajudar mas devia andar lá na vida dela, o que é normal!
E agora, o que fazer com a restante massa? Escusado será dizer que, com a raiva com que fiquei, o que mais me apeteceu foi atirar tudo pela janela fora! Mas como nada se estraga ou deita para o lixo e tudo se aproveita, toca de meter a cabeça a funcionar! Ora, como a massa estava líquida, teria de a tornar mais consistente, e só conseguiria isso adicionando mais farinha! E fui então juntando farinha até estar maleável o suficiente para moldar bolinhas que não se desmanchassem durante cozedura!
E assim já correu bem e o resultado são estas bolachas que podem ver! O que vale é que esta aventura em nada interferiu no sabor e estas bolachinhas são simplesmente as mais deliciosas que já fiz, imagino então se tudo tivesse corrido bem! São molinhas por dentro, estaladiças por fora e com um sabor magnífico a chocolate!
INGREDIENTES:
80 g cacau
400 g açúcar
125 ml óleo
4 ovos
2 colheres chá açúcar baunilhado
240 g farinha
2 colheres chá fermento em pó
1/2 colher chá sal fino
açúcar em pó q.b.
PREPARAÇÃO:
Num recipiente juntar o cacau, o açúcar e o óleo! Adicionar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição! Acrescentar o açúcar baunilhado e eu, como não tinha, coloquei umas gotas de essência de baunilha! Noutro recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal! Posteriormente juntar ao preparado de cacau! Formar uma bola, cobrir com película aderente e levar ao frigorífico, pelo menos 4 horas!

Aqui já tudo a postos... um prato com açúcar em pó e a massa, à qual eu já tinha acrescentado mais farinha e levado depois ao frigorífico por umas horas, tornando-a então com esta consistência
Aquecer o forno a 180º C e forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal! Fazer bolinhas com a massa, envolvê-las muito bem em açúcar em pó e levar ao forno a cozer cerca de 10 à 12 minutos, até estalarem! Não deixar cozer muito para não ficarem demasiadamente duras, devem estar fofas ao toque! E as minhas ficaram mais claras do que as das outras meninas por ter levado mais farinha!



Segundo a nossa saudosa Nanda, esta é uma receita que rende bastante! Por isso eu fi-la na íntegra, uma vez que somos 4 bocas cá em casa e todas muito gulosas! Se porventura decidirem experimentar estas pequenas delícias, espero sinceramente que vos corra muito melhor do que a mim! E depois façam como eu e partilhem a vossa aventura, seja ela vergonhosa [como a minha] ou não!
Numa próxima vez porei Nesquik que tanto gosto e tenho a certeza que ficarão ainda mais saborosas! A filhota hoje já levou algumas para o lanche da escolinha e ía toda contente, lá vai fazer pirraça aos amiguinhos "eu tenho bolachas de chocolate e tu não" :)

20 comentários:

  1. lool...a filhota vai meter ciumes aos colegas!!! hihi
    pois ficaram optimas na mesma e apesar de nao ficarem muito escurinhas têm o sabor que é o que importa!! eu adoro bolachinhas dessas...sao sempre uma delicia. em nossa casa sao devoradas num instante!!hihi
    beijinho muito grande!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo contigo quando dizes que estão feias,acho até que ficaram bem lindas!
    Esta receita a par dos de canela foram das 1º delícias que retirei do blog da nossa querida Nanda!
    Beijinhos grandes e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor, conseguiste dar a volta as bolachinhas e n é q estão com um aspecto mto guloso, eu cá quero meia dúzia pode ser? eheheheheheh
    Sempre a mimar as filhotas da melhor maneira!
    Beijinhos doces linda e uma óptima semana**

    ResponderEliminar
  4. Oh, rapariga! Mas o que foi que te aconteceu com as bolachas???
    Só hoje vi a tua mensagem de ontem!

    Mas deste a volta à coisa! Se sabem bem é o que interessa!

    Logo falamos?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Oh minha linda. Mas que bolachinhas maravilhosas. Com tanto drama e ficaram umas bolachinhas, se tudo tivesse corrido como queiras então, tinhas que me mandar uams poucas para eu provar.
    Ficaram magníficas e eu adoraria tê-las para o meu lanche.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  6. Ando para fazer umas bolachinhas assim mas tenho mesmo receio que me aconteça dessas coisas :) Mas ainda bem que conseguiste dar a volta por cima!

    ResponderEliminar
  7. Quem não gosta de uma bolachinha de chocolate? Devem ter ficado muito boas....

    ResponderEliminar
  8. Eu adorei as tuas bolachinhas... diferentes ou não têm um aspecto delicioso.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. O que é preciso é saber dar a volta por cima quando temos alguns acidentes!! E ora aí tens umas ricas bolachinhas!! E a filhota a fazer inveja aos colegas! =)
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  10. Uma delicia de bolinhos. óptimos para um cafezinho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ola estou de volta. Deixa lá as bolachitas ficaram lindas na mesma e aposto que deliciosas.
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  12. mesmo assim devem estar uma delicia
    bjos e boa semana !

    ResponderEliminar
  13. De aspecto estão maravilhosas e apetitosas...
    A filhota pode meter pirraça aos colegas porque tem uma mamã que lhe faz esses miminhos e os outros meninos vão ficar a xuxar os dedos!!!!!

    Beijokas,
    Carla

    ResponderEliminar
  14. ja respondi a questao que deixaste no meu blog;))

    que bolachas apetitosas!!!

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  15. Bem que odisseia, ainda bem que conseguistes dar a volta.
    Realmente é estranho...
    Ficaram uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  16. a tua filhota ia toda vaidosa ai nao.
    quem nao gosta de bolacinhas de chocolate?1
    ficaram muito boas na mesma catarina. beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Essas bolachas ficaram deliciosas miga :) Não sobrou nenhuma??? Em relação à tarte de amêndoa que está no meu blog, aquela foi de compra, também não tenho a receita, mas queria mesmo ter. É a minha tarte favorita e de volta e meia compro numa padaria caseirinha aqui para estes lados!!!

    beijinhos grandes miga e resto de boa semana***

    ResponderEliminar