quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Espirais Gratinadas

Desde que começou esta semana que a filhota mais crescida [7 aninhos] tem trazido cá para casa uma amiga da escola! Assim que saem da escola vêm logo para cá e depois é pulos, correrias, gritos e muita brincadeira! Ela gosta e eu fico deliciada por vê-la tão contente! No outro dia perguntou-me se a podia trazer todos os dias e eu disse que não me importava, desde que se portasse bem e fizesse por o merecer!
Mas depois de apenas dois dias mudei completamente de ideias! Se for dia sim dia não tudo bem, mas todos os dias não pode ser! E porquê? Porque ela sai da escola às 18:15 e desde então é sempre a correr... fazer trabalhos de casa, dar banhos, vestir pijamas, tratar do jantar, dar a paparoca às meninas sempre olhando para o relógio porque quando reparo já são 22horas, e têm de ir para a caminha!
O que eu quero dizer com isto é que tenho os minutos todos contados e, o facto da amiguinha vir para cá, não dá para fazer nada a tempo e horas! Porque depois as meninas só querem é brincar e não tem lógica chamá-las para o banho ou mandar a filhota sentar a fazer os trabalhos de casa e a outra ficar a olhar! Resultado, o jantar sai sempre atrasado, porque eu acabo por estar dependente da brincadeira delas, ou seja, tenho sempre que aguardar que elas acabem de brincar e que a amiga se vá embora [vai sempre às 20:00] para poder fazer tudo aquilo que referi anteriormente! E ontem, para despachar a "coisa", optei por fazer esta massinha simples e rápida!
INGREDIENTES:
4 bifanas
sal q.b.
cominhos em pó q.b.
tomilho q.b.
azeite q.b.
1 chouriço corrente
tomate q.b.
1 pacote massas espirais
azeitonas q.b.
queijo ralado q.b.
PREPARAÇÃO:
Arranjei as bifanas, tirando algumas gorduras e batendo com um martelo de carne para ficarem mais tenrinhas! Cortei em tirinhas e temperei com sal, cominhos em pó e tomilho! Cozinhei-as num fio de azeite e, alguns minutos depois, juntei o chouriço e o tomate, ambos em pedaços!
Entretanto já tinha a ferver um tacho com água temperada de sal e foi só juntar a massa até ficar no ponto! Escorri-a e juntei-a à carne, envolvendo tudo muito bem com uma colher de pau!
Verti para um pirex, coloquei algumas azeitonas pretas e sem caroço e polvilhei com queijo Emmental ralado! Levei ao forno pré-aquecido a 210º C o tempo suficiente até o queijo derreter e gratinar, o que demorou entre 5 a 10 minutos! E está pronto a servir, bem quentinho!

O tomate que costumo utilizar é um da marca Continente, que já vem cortado em pedaços e congelado numa embalagem! É prático pois está sempre pronto a ser utilizado em qualquer refeição! Quanto a esta massa não tem nada de especial, é do mais básico que há, mas para o desenrasque serve bem! E como cá por casa somos todos grandes apreciadores de massas e queijo gratinado, juntou-se o útil ao agradável :)

25 comentários:

  1. por aqui o jantar tb é assim sempre a correr, apesar de não haver amigos por perto e de o meu trabalho me permitir ter os meus próprios horários, estou a preparar um blog sobre culinária lá tb vou colocar algumas receitas simples e fáçeis de realizar.

    ResponderEliminar
  2. EU ADORO ESTAS MASSINHAS GRATINADAS!! PRIMEIRO SAO SUPER RAPIDAS E SIMPLES DE FAZER E SEGUNDO PORQUE SAEM SEMPRE MUITO BEM E DÃO-NOS IMENSO PRAZER A COMER!!! ADOREI. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  3. Muito bom seu blog. Tem receitas bem apetitosas. Aqui chamamos esta massa de "parafuso". Parabéns.
    Se tiver um tempinho passa lá no meu humilte blog.

    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. o almoço hole tambem foi gratinado !
    o teu ficou uma delicia!!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Durante os fins-de-semana os amigos dos meus filhos também costumam vir aqui para casa, principalmente quando o tempo está mais frio e não brincam na rua, prefiro que fiquem aqui em casa a brincar.
    Mas é claro que depois quem arruma sou eu... essa é a parte menos boa!

    ResponderEliminar
  6. Um jantarinho bem pratico, adoro estas massinhas assim gratinadas!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. amo massa seja de que maneira for...
    e esta está maravilhosa...
    Uma dose por favor...
    troco por cornicópias...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  8. Esse tipo de massinha é sempre bem vindo querida :D
    Adoramos e muito! ehehehehehehhe
    Com molho bechamel ou natas tb é do melhor! ehehehehehhe
    Beijinhos bem doces *.*

    ResponderEliminar
  9. É mãe sofre...hehe.
    Ficou uma delicia o teu jantar, adoramos massas assim gratinadas.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Bela receita, práctica simples e boa!Eu quando as amigas estão com as minhas pequenas também é assim fico sem tempo para nada,mas é tão bom velas felizes...
    bj

    ResponderEliminar
  11. Ainda ontem aqui saiu uma parecida! São do melhor estas massinhas!
    Eu sei bem o que é andar a correr!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. O meus filhotes adoram esta massa o mais velhinho cama-lhe "rabinhos de porco",lol.

    Gostei da sugestão linda.
    Bjocas.

    ResponderEliminar
  13. Tb posso ir pa ai correr pela casa toda???!!!! e papar ai?? eu porto-me bem...senao...levas-me a varanda e eu fico LOGO HIRTA que nem uma estatua!! LOL!!!!! BEIJOOOOO

    PS: hj nao falamos tive saudades!!!! <3

    ResponderEliminar
  14. Imagino que te estrague os planos e a rotina! Mas até foi meio de fazeres esta massinha que tem óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  15. BEM SIMPLES E RÁPIDA DE FAZER...OPTIMA PA MIM K ANDO UM POUCO PREGUIÇOSA PA FAZER COMIDINHAS...
    É VERDADE....A MINHA MENINA ESTAVA PREVISTA PA NASCER DIA 19,E AFINAL AINDA NADA,ESTOU SUPER ANSIOSA,SÓ ESPERO K NÃO SEJA PRECISO PROVOCAR O PARTO....
    COISAS DA MINHA CABEÇA...FICO LOGO ASSIM NERVOSA,JÁ K A MINHA 1ª NASCEU DE 38 SEMANINHAS...ENFIM VAMOS VER...

    BEIJINHOS....E UM RESTO DE BOA SEMANA

    ResponderEliminar
  16. adorei a tua massinha....bj e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Cda vez que o mei Tiago tem visitas...a mãe trabalha o dobro. E quando eles cá dormem???livra a última vez andei toda a moite de pé. Mas pronto, o que interessa é que estejam felizes e quee não seja SEMPRE, né?
    Bem mas a tua massinha deve ter feito sucesso...delicia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Pois olha que ficou muito bem.
    A minha pequena adora estas massas.
    As amigas dela tb vêm ca a casa brincar, mas só ás sextas ou ao fim de semana, porque senão lá se vai a rotina...

    ResponderEliminar
  19. Estas massinhas rápidas dão imenso jeito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Que vida corrida a nossa, mas tu dás-lhe bem a volta.
    Esta massinha ficou maravilhosa, adroo massa e então gratinada, é sempre uma solução deliciosa.
    Beijocas linda.

    ResponderEliminar
  21. Em minha casa, as massas também são sempre a opção mais utilizada para situações de desenrasque! É que nunca nos deixam ficar mal, não é? Esse teu prato ficou com um aspecto delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. bem durante a semana deve semais complicado
    acrditoq ue uyma vez por outra tudo bem agora sempre e chato para as nossas rotinas

    fizeste um bom jantar e em pouco tempinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. É sempre melindroso lidar com crianças... mas quando as vemos felizes não temos coragem de dizer que não :-)

    A tua massa ficou deliciosa :-)

    Bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  24. Essas massas são mesmo bem do meu agrado! Hummmmm... que delícia!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar