segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tarte Queijada

Será que agora é que chegou o Outono? Para esta semana estão previstas temperaturas mais baixas e chuva, e a verdade é que esta manhã já está bem mais fresca que as anteriores! Aliás, esta noite já dormimos todos tapados cá em casa e soube muito bem, coisa que não fazíamos há alguns dias devido ao calor! Já não é segredo para ninguém que eu adoro esta estação e aguardo-a sempre com alguma ansiedade!
O Outono traz a vontade de andarmos mais aconchegados, traz aquela brisa e cheiro a terra molhada que eu tanto gosto, cobre as ruas com folhas das mais variadas cores e formas, traz as castanhas que são tão boas quentinhas, traz o Natal e o Halloween! Mas também tenho de admitir que antes aguardava a chegada desta estação com um pouco mais de alegria do que este ano, muito em parte devido "áquela gripe" de que tanto se fala! Às vezes tento não pensar muito nisso, mas com duas meninas pequenas torna-se complicado não stressar!
Enfim, que seja o que Deus quiser! E, para alegrar um pouco a conversa, hoje trago a receita de uma tarte deliciosa que vi no cantinho da Cinha e fiz questão de apontar logo! Já me chamaram aqui de "Mulher das Tartes", e eu realmente gosto muito de as fazer e saborear! Normalmente são fáceis, rápidas e saborosas, principalmente quando ficam com aquela textura de queijada! Ainda por cima agora com as formas de silicone torna-se mais prático e ficam sempre com aquela forma perfeita!
As minhas favoritas são aquelas que não temos de nos preocupar com a base, é só fazer um recheio e colocar dentro da forma! Mas se tiver de perder alguns minutos a elaborar uma base e a estendê-la, também não me preocupo nada! Esta da Cinha é mesmo muito boa... com a tal textura queijada, muito fácil de fazer e sem dúvida bastante saborosa! Não fica nada enjoativa nem muito doce, e aproveitei logo a pôr um pouco de massa em forminhas pequeninas para a filhota levar para o lanche da escola!
INGREDIENTES:
1 iogurte natural
2 medidas [copo do iogurte] açúcar
2 medidas [copo do iogurte] farinha
4 medidas [copo do iogurte] leite
3 ovos
PREPARAÇÃO:
Juntar todos os ingredientes e envolver, com o auxílio de uma vara de arames para que fiquem bem incorporados! Verter este preparado para dentro de uma forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, ou se for de silicone não é necessário untar! Levar ao forno a 180º C por 35 minutos e depois é só deliciarem-se!

E é só isto, uma tarte que prima pela simplicidade e rapidez! Depois polvilhei com açúcar em pó, coloquei no frigorífico para ficar bem fresquinha e de seguida atacámos! O sabor é tal como vos descrevi lá em cima, uma tarte sem dúvida bastante saborosa! Tanto que passará a fazer parte das nossas receitas para o dia a dia e também para as festas que se realizem cá em casa! Obrigada Cinha pela partilha :)

34 comentários:

  1. essa textura de queijada deixa-me fora de mim!!
    eu sempre adorei doces assim e não fazes ideia de quanto gosto!! assim tarte grande nunca fiz, apenas queijadinhas pequenas. mas tenho de fazer em formato gigante!!eheh
    ficou uma delicia.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Fico tão feliz de saber que gostaram!!!!
    Ficou linda a tua! E essas pequeninas então estão demais,excelentes para os miudos levarem para escola!
    Beijinhos grandes e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá tb adoro este tipo de sobremesas Hummm.... ficou linda :*

    ResponderEliminar
  4. Muitoooo bom aspecto! Vou experimentar!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto verdadeiramente apetitodo. Parece deliciosa. É tão bom fazer assim umas receitinhas que não dão trabalho nenhum.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  6. também gosto muito desse tipo de tartes/bolos uma delicia
    bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Uma maravilha.. tem mesmo aspecto de Outono.. que bem que sabia comer uma acompanhada de um chá quentinho...humm
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  8. Catarina está linda a tua tarte queijada :D
    Que aspecto guloso!
    N streses com a gripe querida, o que tiver q ser é..
    Vamos pensar positivo..
    Beijinhos doces de uma óptima semana *.*

    ResponderEliminar
  9. Este género de tartes fazem sempre sucesso: quer pela facilidade e rapidez de execução, quer pelo sabor!
    Eu cá sou completamente fã ;)
    Ficou linda a tarte e as queijadinhas também :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Muito boas mesmo estas tartes assim.Olha, as pequeninas colocaste directamente nas formas de papel e levaste ao forno?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha!!! Adoro essa consistência... deve ficar mesmo muito boa :-P

    Quanto às gripes... não podemos mesmo stressar, pois as estações que se aproximam, são mesmo propicias a elas... eu estou já a precaver-me. Tenho reforçado as vitaminas do meu pessoal e tb tenho muito cuidado com o meu filho mais novo que adora andar descalço e por vezes é fatal :-)

    Bjokas e boa semana***

    ResponderEliminar
  12. Hummmmmmmmm
    amei
    que aspecto bom...
    JInhos fofos

    ResponderEliminar
  13. Olá querida, o aspecto dessa tarte é maravilhoso e fantástico.
    Pena tenho que não seja possivel tirar a prova pelas fotos....
    Beijokas e boa semaninha para vocês,
    Carla

    ResponderEliminar
  14. adorei...mais uma para a minha lista...bj e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Esta tarte não me vai escapar!! Adorei! É super fácil e rápida de preparar e tendo a textura das queijadas só pode ser tudo de bom!! Obrigada pela partilha!Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Parece que é desta que chega o Outono! Pelo menos eu passei o dia chaia de frio!
    Quanto à tarte, é bem rápida de fazer! E fica com aspecto delicioso. Não conhecia esta receita da Cinha.
    Estou a imaginar a tua filha na hora do lanche, com estas tartes queijadas pequeninas e com os colegas todos a quererem provar!
    ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Parabens ficou excelente, tb gosto muito de tartes.
    bjsss

    ResponderEliminar
  18. Adoro tartes com esta textura, são deliciosas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá miguita!
    Agora pergunto eu, então e não me convidaste para provar??lolll. Ficaram com um aspecto divinal.. também quero uma fatia..ah e não te esqueças da fatia para a Nina..bjocas

    ResponderEliminar
  20. Uma delicia bem gulosa, como eu tanto adoro. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Esta receita é a ideal!! É simples e saborosa pela certa!!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  22. O Natal já é no Inverno mas o Outono já trás cheirinho dele :)
    Esta tarte queijada tem um aspecto tentador :)

    ResponderEliminar
  23. Bem pratica, ficou linda e deve ser bem deliciosa, beijinhos linda
    P.S.- Ao contrario de ti detesto o frio, por mim vivia num pais tropical!! Quem sabe um dia... (pois vai sonhando!)

    ResponderEliminar
  24. Humm, eu vou fazer a versão pequenina!!!!
    Tem um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  25. Sem dúvida que o Outono chegou mesmo. Chove tanto hoje para os meus lados e o tempo já arrefeceu.

    Ficou com um aspecto divinal mesmo :)

    Uma delicia.

    Beijocas docess****

    ResponderEliminar
  26. Se é fácil, saborosa e rápida então é mesmo boa para mim :-)

    Obrigada pela partilha.
    BNjs

    ResponderEliminar
  27. Hé pá...... *.* nós as 2 a teclar no msn e tu nem me falas nesta MARAVILHA!!!! ai ai !! que ESTRONDO!!! VOU COPIA-LA!!! ADOREI

    PS: agora era estarmos juntas no 10º andar a come-la e a beber chazinho....

    ResponderEliminar
  28. ola catarina

    bem ams que maravilha que ficaram estas queijadinhas.
    hum que bem que ia agora uma.
    beijocas

    ResponderEliminar
  29. Olá Catarina!
    Isso é o que eu chamo uma receita PRECIOSA! Não precisa de base nem de balança e os ingreidentes qualquer um tem em casa! Essa receita vai para o meu caderninho. Vou ver se resisto à tentação de não a fazer tão cedo. É que estou grávida e já engordei imenso. Agora ando a tentar evitar os docinhos! Bjnhos

    ResponderEliminar
  30. execelente.

    em relação a receita que esta no meu blog, realmente enganei -me e em vez de escrever macarrao escrevi camarão :)))) obrigada pelo alerta:))

    bjinho

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  31. A forma é muito gira! Ficou muito bonita. Beijocas.

    ResponderEliminar
  32. ola ja fiz a tarte e adorei,fabulosa muito pratica é assim que eu tambem gosto obrigada vou vir mais vezes para experimentar estas receitas praticas bjs e ate breve

    ResponderEliminar