quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pizza - Passo a Passo


Adoro a minha MFP, acho-a muito útil e raramente me deixa ficar mal. Sabe tão bem fazer lá massa para pãezinhos e depois levá-los ao forno, ou colocar ingredientes para uma refeição e saber que estará pronta ao soar do bip, sem queimar nem pegar. Ainda me falta experimentar alguns programas, e estou particularmente curiosa pelo de Doces / Geleias. Normalmente cá em casa nunca sobra fruta suficiente para fazer um doce, mas acho que até vale a pena comprá-la a propósito para esse fim.
Uma coisa que fiz há pouco tempo pela primeira vez foi Pizza, esta que vos mostro hoje. Para a massa aproveitei a receita que vem no manual de instruções, apenas tive de colocar os ingredientes na cuba e depois fazer um recheio a gosto. O meu marido especialmente gostou da massa e eu também, parecendo pão, mas vou procurar por uma mais fina e estaladiça.
INGREDIENTES PARA A MASSA:
3 dl água
25 g fermento padeiro fresco
1 colher chá sal
2 colheres sopa azeite
2 colheres chá açúcar
450 g farinha Tipo 55
INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

Todos os que quisermos, abaixo coloco fotografias dos que seleccionei
PREPARAÇÃO:
Aquecer ligeiramente a água com o fermento no microondas, de forma a ficar apenas morna e nunca quente. Verter para a cuba da máquina e juntar os restantes ingredientes, pela ordem acima descrita. Escolher o Programa Massa, na minha máquina demora cerca de hora e meia.
Findo o tempo, dispor a massa sobre uma superfície enfarinhada e estender com o rolo. Colocar no tabuleiro do forno, previamente coberto com uma folha de papel vegetal. Deixar repousar cerca de 10 minutos e depois rechear a gosto.


A massa já no tabuleiro em cima de uma folha de papel vegetal. Na primeira vez experimentei com uma folha de alumínio e correu mal porque pegou à Pizza, assim é seguro.


Colocar molho de tomate, seja caseiro ou de compra. Eu utilizo sempre da Knorr, polvilhando depois com orégãos. Evitar as extremidades para não transbordar e nos queimarmos quando estivermos a comer. 


Colocar uma camada de queijo (neste caso foi Flamengo fatiado, mas poderão utilizar qualquer um que prefiram)...


... uma camada de chourição (ou paio ou mortadela ou presunto ou o que preferirem)...


... uma lata de atum previamente escorrida...


... um pouco de milho, também previamente escorrido...


... azeitonas pretas e descaroçadas (há quem utilize as azeitonas inteiras e ainda com o caroço, mas no meu ponto de vista é desconfortante ainda estarmos a tirar os caroços às azeitonas, ou mesmo quando alguma passa despercebida porque está escondida debaixo do queijo derretido e depois, inevitavelmente, acabamos por lhe dar uma trinca, o que não é nada agradável.


Finalmente colocar o queijo ralado e levar ao forno a 200º C o tempo suficiente até estar dourada a gosto e com o queijo derretido / gratinado. Nesta fotografia o queijo é Mozzarella, mas maioritariamente utilizo queijo Emmental.


Este é o molho que costumo colocar, sou fiel desde a primeira utilização.
O bom de fazer Pizzas é que podemos escolher um sem fim de ingredientes, podendo inclusive jogar com eles e, assim, agradar a todos. É só pôr a imaginação a funcionar.

26 comentários:

  1. Catarina, essa loja é enorme! Adoro ir lá! Tem muitas coisas giras de cozinha (imensas formas de silicone e de muitas cores) e também tem outras coisas como mobiliário, artigos de decoração, artigos de casa de banho, brinquedos, etc... A loja tem dois andares e eu só consegui ver o piso térreo (onde estão os artigos de cozinha). É de nos perdermos nas horas!!! E queres saber a melhor? É pertinho da casa da minha mãe! lol Portanto é-me relativamente fácil dar lá um saltinho.
    Fiz-te referência a esta loja pela primeira vez quando comentei o teu post da Tarte de Sêmola e Canela (14/08). E outra vez no post das Delícias de Canela (25/08).
    Havemos de ir lá, sim senhora!

    Já agora, quanto à pizza...
    fizéste pizza e não me convidáste?!? lol
    Não ficáste contente com a textura da massa? Já viste as receitas do Pão, Bolos e Cia - expert na matéria? Eu procurei uma massa que fica baixa e crocante, que é como eu gosto e gostei.
    De qualquer maneira tem magnifico aspecto. As tuas meninas gostaram?

    Beijinhos.
    =)

    ResponderEliminar
  2. Mas que delicia de pizza, ainda não e aventurei, sabes o meu Tiago não é fã destas iguarias, e então evito fazer, porque senão tenho de fazer dois comeres. Não é que me importasse, apenas o tempo tão escasso.
    Beijinhos a ti e as bonequitas.

    ResponderEliminar
  3. Essa pizza ficou com um aspecto bem suculento e apetitoso :) Exactamente como eu gosto :p
    É porque moro longe, senão quem ia contigo a essa lojinha era eu amiga.. E íamos no meu popó!! Ia ser a "lócura"... ah ah ah
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. as pizzas casieiras tem outro sabor realmente!
    a tua ficou muito colorida!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. a tua pizza é das minhas!! bem recheada e muito gulosa!!! tenho de fazer pizza mas com massa normal de pão e aproveito o resto da massa para fazer bolinhas!!! beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Amei de verdade e imprimi para fazer...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  7. cada vez me convences mais desta máquina . ainda mantenho receio é pela conta da luz :-(

    ResponderEliminar
  8. Desde que tenho a minha bimby, nunca mais fiz a massa na minha MFP

    contudo... é bastante útil para quando vou às compras e quero chegar a casa com a massa já pronta. Nessas alturas sabe mesmo bem eheh

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  9. Ficou com um aspecto delicioso! :)
    Tenho que experimentar!
    Beijo*

    ResponderEliminar
  10. Pizza caseirinha certo querida? Maravilha e como dizes e bem, poderemos sempre escolher os ingredientes que mais gostamos :D
    Está linda a tua pizza! Nós ainda n nos aventuramos a realizar.. eheehehheh
    Estamos a espera do fim de semana que temos um afilhada e prima em casa pra nos divertirmos com elas! ehehehehehehehehh
    Qd a lojinha fica bueeee da longe se não fazia-te companhia... era um prazer e levava o carrinho da barbie! eheheheheehheheheh
    como dizem as minha pequenotas!
    Beijinhos doces miga linda *.*

    ResponderEliminar
  11. uma delicia essa pizza, nós cá em casa tb preferimos altas e fofinhas.
    bjssss

    ResponderEliminar
  12. Olá... deixei-te um miminho no meu blog ;-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  13. Olá querida, deixa que te diga que essa pizza ficou fantástica.
    Só de olhar babei!!!!!!
    Aqui tb preferimos a massa alta e fofa....
    Beijokas para vocês,
    Carla

    ResponderEliminar
  14. Tão boa :) Por acaso nem é do que gosto mais, mas até como. a tua ficou com óptimo aspecto. manda-me uma fatia para eu provar lol :)


    beijocas***

    ResponderEliminar
  15. Desde que fiz massa de pizza na MFP, nunca mais quis outra coisa :) Ficam magníficas!

    ResponderEliminar
  16. Que beleza de pizza.
    Caseira, fica ainda mais gostosa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Querida Catarina,
    Essa pizza ficou com um aspecto super fantastico...
    Estou há alguns dias na Alemanha em trabalho, quando chegar mando-te um email sobre os bolos decorados... desculpa a resposta tardia, mas nem sempre tenho acesso à net.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  18. Ah, essa vida moderna... Tem coisa mais fácil do que abrir um pacote de molho pronto enquanto uma máquina faz todo o trabalho da massa?

    ResponderEliminar
  19. Olá querida, eu já estou boa.
    Apenas um desconfortozinho de vez em quando porque uma das cicatrizes abriu um pouco com a minha falta de descanso e não parar quieta!!!!
    Mas pronta para outra(livra)!!!!
    O "trilpa" é o que dá escrever á pressa e depois não reler o que se escreveu, mas já foi corrigido.
    Beijokas e bom fim de semana,
    Carla

    ResponderEliminar
  20. Bela pizza, gosto muito.parabéns
    Sei que procura sementes de papoila, se quiser posso enviar-lhe
    bjs docinhos
    Tesouros da Irene

    ResponderEliminar
  21. Ola, vim conhecer o teu cantinho, gostei bastante vou voltar mais vezes prometo.
    A pizza ficou ótima, tambem costumo fazer assim, quanto á massa se gostas dela mais alta e macia (esboracada) elemina o açucar e o azeite, vais gostar mais do resultado.
    Quanto á feira eu tento ir todos os anos - foi lá que comecei a namorar o meu marido á 25 anos atrás. Moro em Marinhais - logo a seguir a Salvaterra de Magos - fica mesmo a meio do caminho entre Vila Franca e Santarem, Qualquer dia combinamos um cafezinho heheeee...
    Beijinhos linda e tem um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. mas porqu essa lojas sao todas longe de mim?
    em leiria naos ei de nenhuma assim...
    bem mudando de assunto rica pizza amiga.
    beijinhos e bom fim de seman

    ResponderEliminar
  23. Olá,Catarina,
    Que pizza deliciosa, ficou linda.
    agora que tenho a mfp, vou experimentar fazer lá a massa de pizza.

    PS:Catarina em resposta à pergunta que deixas-te no meu blog sobre a massa filo.
    A massa filo é muito facíl de trabalhar,apenas tens que ter um pouco de cuidado a separar as folhas para não partirem, e barrar cada folha ou com manteiga derretida,ou com azeite depende da receita.Tenho a receita dos pasteis de tentugalo no meu blog em bolinhos,vai ver é muito facíl de fazer e são delicuosos:) tb com essa massa.Essa é uma massa que depois de cozinhada fica muito estaladiçaos os meus filhotes adoram tudo que é feito com ela:)senão encontrares por ai a massa filo manda-me um mail, que eu te envio não me custa nada,espero ter ajudado.
    bjinho
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Amiga, tenho um desafio no meu blog sobre curiosidades acerca da tua pessoa...hehe, espero que aceites.
    bjssss

    ResponderEliminar
  25. Olá amiga!!! Olha, em relação às potas e lulas, o sabor é um nadinha diferente no entanto sao hiper semelhantes!!! Não tenhas medo de experimentar pois é delicioso e bem cozinhadas ficam super fofinhas a comer. Beijinhos grandes e tem uma excelente semana!!

    ResponderEliminar